Vista panorâmica da cidade de Québec

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Economia e emprego em Mauricie

Mauricie



População: 262.152 habitantes
Superfície: 40.000 km²
Cidades: Trois-Rivières, Shawinigan, La Tuque

Setores econômicos emergentes
Metalurgia e metais leves, hidrogênio, meio ambiente.
Conhecida por ser "o núcleo do Québec", a região da Mauricie fica na metade do caminho entre Montréal, a metrópole, e a cidade de Québec, a capital nacional.
A Mauricie é composta de amplos espaços e incontáveis planícies hídricas (17 mil lagos) que exercem um importante papel no desenvolvimento econômico e turístico e recreativo da região.

Economia e emprego
A economia da região  da Mauricie cresceu com a exploração e transformação dos recursos naturais. Historicamente e ainda nos dias de hoje, a hidreletricidade, a fabricação de papel e celulose e a exploração florestal e agrícola exercem um importante papel na atividade econômica da região.

Na Mauricie, boa parte das PMEs especializadas absorve a maioria dos empregos do setor industrial. As empresas vinculadas à exploração, ao beneficiamento ou à valorização de recursos naturais exercem, como sempre, um papel preponderante, embora a economia tenha se diversificado cada vez mais. Na região da Mauricie existe uma imponente concentração de centros de pesquisa e desenvolvimento e de transferência de tecnologias.

Os setores que têm exercido um papel cada vez mais preponderante na economia dessa região são fabricação de papel com valor agregado e tecnologias conexas, tecnologias da transformação de metais, hidrogênio e eletrotecnologias, bioprocedimentos industriais e indústria moveleira. O setor turístico e recreativo tem passado por um importante desenvolvimento. Território de natureza, aventura, cultura e história, a Mauricie destaca-se pela sua vasta e diversificada oferta de produtos turísticos.

Perfil da imigração
Imigrantes oriundos de vários lugares estabeleceram-se na Mauricie onde exercem um papel ativo. O recenseamento de 2006 registra 3900 quebequenses imigrantes nessa região.

Diversos organismos e associações da região oferecem uma vasta gama de serviços destinados aos recém-chegados para facilitar-lhes a integração e a inserção ao mercado de trabalho.

Mais informações: immigracion-quebec

2 comentários:

Igor (Projeto Canada 2012) disse...

Muito interessante!!!
Essa área industrial muito me interessa!
Como sempre o blog cheio de informações uteis! Parabéns!

eddie4asap disse...

Bonjour, Danielle,

Interessante esses dois ultimos posts, principalmente este ultimo sobre Mauricie, que nao conhecia (a principio, nao esta no meu projeto). O povo la no google groups dos emigrantes de Sao Paulo esta comentando sobre Terrebonne - http://www.ville.terrebonne.qc.ca/ Eh bastante tentadora. Ao verem os videos, vejam aquele sobre investimentos tambem, que mostrara as areas de trabalho... "Nouveaux secteurs en developpement: aéronautique, pharmaceutique,
recherche et développement".

Deixa eu ir agora, quem sabe esse finde consiga publicar o proximo post que tinha prometido heheehhe.

Bonne fin de semaine!!

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac