Vista panorâmica da cidade de Québec

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O professor no Canadá I


Para aqueles que são professores aqui no Brasil e pretendem exercer a mesma função no Canadá terão que ter muita paciência e estudar muuuuuuuuito o idioma (francês e o inglês como complemento).

Bem, tenho pesquisado bastante a respeito da Educação no Canadá. O currículo escolar, calendário anual, a parte administrativa, a seleção de professores, enfim tudo o que diz respeito a área da Educação canadense.

Tenho recebido ajuda do meu professor de francês que tbm foi professor em Montreal, e pretendo colocar aqui algumas dicas dele tbm, ninguém melhor para falar sobre o assunto.

Sou pedagoga, Mestranda em Psicologia Cognitiva pela UFPE, e  Pós-graduanda em Arte educação pela UNICAP. Amo a sala de aula e gostaria de exercer o ensino por lá também. Mas são muitos detalhes que eu pretendo colocar e  mostrar. Vou fazer isto por partes já que é bastante material. Com isso espero ajudar outros professores que também desejam ensinar no Canadá.

O primeiro passo é declarar o seu desejo de exercer essa profissão já no envio do dossiê. Existe um documento que vc deverá apresentar, onde mostrará a possibilidade de  trabalhar como professor:

Preencha e envie junto ao seu dossiê. Dentro deste documento existe alguns pdfs que ajudam a compreender todo o processo de seleção de professor estrangeiros, são eles:

Existe um site que o governo indica:

Continua no próximo post...

21 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Vai ajudar muito os futuros professores chegando por lá. Muito bom.

E a vida segue...

Jamilly disse...

Olá,sou formada em pedagogia cursando pós em psicomotricidade na cidade de Salvador.Gostaria de dicas de blogs de professores( educação infantil) que moram no Canadá.

GRATA! Jamilly

Diário Canadá Brasil disse...

Jamily,
eu só conheço uma professora de ed.infantil no Canadá.
Ela é brasileira e o blog é "Recife canadá (blogspot).

Francis Aguiar disse...

eu gostaria de saber mais, porque eu quero mora no Canadá, e eu vou ser professor de história, eu gostaria de poder ensinar história no Canadá, tu poderia me falar algo como é educação no Canadá, se eu já falo fluente o inglês.

Unknown disse...

Responde a pergunta do Francis porque me interessa (rs)
Pretendo lecionar História ou Filosofia lá. E qual indica pra mim aprender antes? Inglês ou Francês? Obrigado.

Diário Canadá Brasil disse...

Olá Francis e Igor,
Eu sou professora no Brasil e ainda estou chegando no Canadá, mas pretendo atuar na minha área Arte educação e Pedagogia.
O que sei a respeito da educação no Canadá, está ligado a educação infantil e Fund. I, crianças até 11 anos de idade, portanto não sei te falar com detalhes sobre a área de vcs, mas acredito que o idioma e equivalencia de diploma sejam as primeiras coisas que vcs deverão conquistar.
Quanto qual o idioma ideal p vc Igor, eu n sei, depende p onde vc irá imigrar, em Quebec, o idioma oficial é o Françês.
Em breve postarei mais a respeito da educação no Canadá, pois estarei mais envolvida com esta área.

Márcio de Sousa Agostinho Vitório disse...

Olá, tenha uma boa tarde. Me chamo Márcio Vitório e tenho algumas perguntinhas pra te fazer. Como já li aqui de alguns internautas, tbm possuo graduação em Filosofia e tbm sou teólogo, e agora, estou ingressando em um mestrado e quero muito ir embora para o Canadá e já estou me preparando aqui com os idiomas. Você falou de uma equivalência, o que que seria, seria uma espécie de validação dos cursos que já fiz aqui para poder dar as aulas aí?? De qualquer forma, passarei a te acompanhar e apreciaria muito se você pudesse me ajudar, ainda que só um pouquinho, para que eu e minha família possamos realizar nosso sonho canadense!! Boa tarde!!

Diário Canadá Brasil disse...

Marcio,
A equivalencia q falei diz respeito a o que representa o seu diploma aqui no Canadá, ou seja, aqui no Canadá o seu diploma equivale a um baccalaureat por exemplo.
E essa equivalencia é feita pelo ministerio de educação do Quebec entendeu?
Daí vc pode levar o resultado p a universidade e la eles irao avaliar.
Mas eu considero importante a equivalencia n so p entrar numa universidade mas tbm na procura por empregos.
Bonne chance

Márcio de Sousa Agostinho Vitório disse...

Agradeço pela atenção, colega! Muito obrigado mesmo!

Abçs,

Márcio

Anônimo disse...

Olá, sou formada em Pedagogia com pós-graduação tenho muita vontade de ir lecionar no canadá, mas gostaria de saber se o salário de uma professora de educação infantil em Vancouver da para se manter com aluguel, comida, lazer etc...ou é pouco igual ao Brail.

Diário Canadá Brasil disse...

Olá Educar Kids,
Infelizmente n sei responder a sua pergunta pq não moro em Vancouver.

Unknown disse...

Boa noite. Será que há oferta de emprego para professor de Física. Minha esposa e eu somos professores de Física, no meu caso dou aula de Física e matemática e minha esposa Física e Biologia. Temos a formação nas duas áreas.

Miriã Fassarella disse...

Boa noite! Então, possuo graduação em letras Português/Literatura e pretendo imigrar por meio do visto de estudo, mas a minha grande dúvida é: quais programas posso cursar que me permitirão dar continuidade à minha carreira no Canadá. Meu desejo é trabalhar dando aulas para adolescentes e adultos.

Diário Canadá Brasil disse...

Olha eu realmente não sei Miriã,
Talvez literatura, mas ai tem q pesquisar ou ver com alguma agência especializada em intercambio e estudos.

Anônimo disse...

Boa Tarde
Gostaria de saber se sendo casado com uma americana, tendo cidadania americana, eu poderia ser professor no Canada, possuo graduação em química e mestrado, falo e escrevo muito bem em inglês.

Unknown disse...

Olá, sou formada em pedagogia no Brasil e pretendo ir para o Canadá fazer uma pós-graduação também nessa área. Saberia qual o nome do curso que devo procurar e de algum college para indicar. A principio estou querendo ir para Toronto.

BLC disse...

Boa noite, sou professor com mestrado pela Universidade Federal em Linguística,leciono inglês,português,espanhol e latim, tenho conhecimento do alemão,francês,italiano e estou estudando russo e chinês.Assim, gostaria de saber se poderei encontrar alguma oportunidade para trabalhar como professor no Canada´.

Zanata disse...

OLá, boa noite!
Tenho pesquisado justamente sobre o assunto desta matéria e gostaria de saber se há espaço para professor de educação física (escola) no Canadá. Sou graduado em licenciatura em educação física e estou cursando pedagogia. Tenho interesse me me mudar para o Canadá, por favor me ajudem!

Xico Bruno disse...

Ola! gostei muuuuito do post, tb pq temos algumas áreas afins, estudei psicologia , mas me foquei nas Artes Cênicas e sou professor, e também estou pretendendo estudar em toronto e quem sabe ser professor. poderia me enviar seu email.?Abraço.=)

Marina Bertuzzo disse...

Boa noite.

Fiz o curso normal (ensino médio) de formação de professores aqui no Brazil, e já dei aulas em alguns estabelecimentos para turmas de Educação infantil .

Estou planejando ir para o Canadá daqui há um ano e gostaria de saber se conseguiria dar aulas lá para educação infantil apenas com o meu ensino normal? Ou se há algum curso que possa fazer lá (de preferência College) para me habilitar como professora?

E seu blog é maravilhoso!

Anônimo disse...

boa tarde!Para professor de geografia tem oportunidade no canada ?

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac