Vista panorâmica da cidade de Québec

domingo, 6 de junho de 2010

Preocupação do governo quebequense com a sua cultura

Menina, que esse meu blog tá mais pra informação escolar do que para imigração, rsrsrsrsrs. Dá até pra mudar de nome: DIÁRIO ESCOLAR CANADÁ...



O Premier Jean Charest anuncia o novo projeto para educação que será apresentado na quarta-feira (01 de junho de 2010)


    "O Premier Jean Charest, disse neste sábado que baseado na lei que está em Bill 103, a legislação proposta do seu governo será impedir que os imigrantes e francófonos entrem no sistema escolar público Inglês.
    O projeto também impõe penas mais duras sobre as violações da Carta da língua no Quebec. Tanto Bill como 103 está em causa, Charest diz que a comunidade anglófona não deve se sentir menosprezado. Ele também indicou que, apesar de repetidas recusas de se reunir com representantes dos conselhos Quebec Inglês na escola, ele está pronto para ouvir as suas preocupações.
       "Nós escolhemos um outro caminho que é equilibrada no que diz respeito às políticas de nossa língua", disse Charest.
        "Há outras questões em relação às placas de escola de Inglês que estão preocupados. Vamos trabalhar com os conselhos escolares Inglês, e a história do Quebec é aquele em que temos sido capazes de proteger a nossa língua e cultura francesas, sem interrupção do direitos dos outros cidadãos. "

      Charest diz que cada conselho escolar tem um papel no Quebec, e ele quer que os de Inglês continuem sendo capazes de cumprir seus mandatos."
   
       Bem, dá pra entender a atitude do Premier e a preocupação do governo com relação a sua cultura e preservação de sua história e língua, afinal de contas o país está sendo invadido por imigrantes e povos de várias culturas e linguas diferentes. Contudo não dar valor ao idioma inglês é estar desconectado do mundo.

         Sabemos bem a antipatia que os francófonos tem com os anglófonos, e isso fica bem claro nos relatos do meu professor de francês que é canadense. Mas o povo deve ter o direito de estudar os dois idiomas sim, isso na minha opinião.

Se você quiser saber mais sobre esse assuntos e as críticas do povo de Quebec as fontes são:

1 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Concordo com você. Os dois lados são muito importantes e precisam conviver harmoniosamente, inclusive no sistema de ensino de lá.

E a vida segue...

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac