Vista panorâmica da cidade de Québec

terça-feira, 21 de julho de 2015

Um pequeno resumo de quatro meses no Canadá

Boa noooooooite querido Diário,

São muitas informações desde a última postagem, portanto vou tentar dar uma resumida aqui e depois tentar detalhar alguns temas que acho pertinentes em outras postagens.

Bem, finalmente entramos de férias da francisação (motivo pelo qual só consegui escrever agora)! Ufa! A mente e o corpo já estavam no limite do cansaço. Para quem irá fazer francisação em tempo pleno já aviso, é muito desgastante, especialmente se você é um recém chegado, que terá que resolver documentação, aluguel, comprar coisas para sua casa, comprar telefone, internet...tudo isso em meio ao curso, portanto prepare-se psicologicamente e fisicamente para isso, cada passo e degrau de uma vez ou você surtará.


Ainda falando sobre a francisação, eu posso dizer que vale muito a pena. Eu sei que tem vários brasileiros que pensam não ser necessário e que o importante mesmo é encontrar logo emprego, mesmo que o seu francês seja mediano e/ou se já domine o inglês, eu digo que, se você pensa assim depende muito de sua área profissional, pois dependendo do trabalho que você procura, o idioma será fundamental na busca do primeiro emprego. Um outro aspecto que acho importante, é a construção do seu networking.
Lá conheci algumas pessoas que me deram dicas preciosas (nenhum deles brasileiros), além de conselhos dos professores e dicas sobre trabalho, passeios, aspectos do idioma quebecoise e o cotidiano montrealaise, tudo isso dado durante as aulas. Pra mim, de vital importância na minha integração com a língua e idioma, além é claro, de construir amizades e formar um novo círculo de amizade.

Um outro detalhe sobre a francisação, é que ouvi algumas pessoas falarem mal do curso na UQAM, o que me surpreendeu bastante, por ter renome e ser bem conhecida. Nós fizemos o nosso curso na Cégep de Vieux Montréal, e afirmo a vocês, é uma escola excelente. Tem uma ótima estrutura, professores e suportes pedagógicos, mas acho que cada experiência é particular e tudo pode variar dependendo do professor que você pegar.

Eu continuarei o terceiro nível da francisação tempo pleno em agosto e semana que vem começarei um trabalho voluntário numa escola, depois contarei pra vocês em detalhe e o marido irá em busca de seu primeiro emprego, inclusive essa fase tem sido sólida e gradativa, fazendo cursos de integração ministradas por agencias e pelo próprio governo do Québec (assunto para um próximo post).

Alugamos o nosso primeiro apartamento em Montreal, com duração de um ano, já que ficamos em um estúdio quando chegamos por três meses.
Estamos morando em Ile des Soeurs e o que posso dizer daqui é que tudo é simplesmente lindo. 

Ile des Soeurs

Um bairro que sempre sonhei em morar. Todo final de semana meu marido e eu caminhamos pelas trilhas em meio a muito verde, parques e lagos. Amo muito viver aqui. Nós ainda não temos carro e na Ile des Soeurs não entra o metrô, portanto pegamos ônibus até a estação mais próxima e tá tudo certo. Isso realmente não me incomoda. Como já disse antes o transporte público funciona muito bem, obrigada. Contudo para os que não gostam de utilizar ônibus e/ou metro recomendo um carro ou bicicleta se você deseja morar em Ile des Soeurs. Se algumas pessoas desejarem posso falar em um outro post somente sobre o nosso bairro e contar mais detalhes de como se deu o processo de aluguel.
Ile des Soeurs

Eu gostaria de compartilhar com vocês algo que tenho percebido entre muitos brasileiros, salvo algumas exceções, e que tem entristecido o meu coração.
Sabe aquele lance de esconder do colega alguma informação valiosa? Do tipo esconde dicas que fazem diferença na busca pelo emprego ou não compartilhar um curso oferecido pelo governo....enfim, quando chegamos aqui, toda e qualquer informação é muito importante. As vezes penso que as pessoas fazem tal coisa porque devem pensar; "Ah se eu me lasquei pra conseguir esta informação e quebrei minha cara fazendo errado, eles também precisam se lascar e quebrar a cara também."

Rapaz, eu tenho pena de pessoas que pensam e agem assim. 
Infelizmente ou felizmente muitas informações que recebemos foram dos amigos não brasileiros.
Eu não quero e nem gosto da idéia que você deve abrir a sua vida e compartilhar tudo com todo mundo, eu não estou falando disso, eu estou falando de ajudar alguém que acabou de chegar e ainda não está por dentro de tudo. Ah, não estar por dentro de tudo não significa dizer que esta pessoa não pesquisou ou é desinteressada, simplesmente ela desconhece algumas informações que aqueles que já estão há algum tempo conhece, óbvio.

Durante meu curso de integração conheci uma menina brasileira, fato raro por aqui, visto que são poucos brasileiros dentro de um mesmo curso seja de francisação ou curso de integração, o legal é que durante a conversa, descobri que ela também era recifense e para minha surpresa ela conhecia meu blog. Ao constatar que eu era a autora do blog Diário Canadá Brasil, que ela tanto acompanhara no Brasil seus olhos encheram d'água e eu como sempre não contive as lágrimas. Ela me agradeceu por compartilhar no Diário e ficamos muito emocionadas. Nasceu uma nova amizade.

Eu acho que é esse o papel deste blog sabe, momentos de desabafos, um lugar para buscar informações e de compartilha-las também. Fico triste ao ver tanta gente egoísta por aí, não sou a melhor das pessoas, mas garanto que se eu puder ajudar, meu Diário estará aberto.

Já faz um tempo que não escrevo e nem sei se ainda tenho seguidores que estão interessados na nossa nova fase por aqui, mas se você é um leitor e gostaria de ajuda ou de alguma dica, pode contar conosco, na medida do possível ficaremos  felizes em sermos úteis.

Até o próximo post e espero que desta vez mais rapidamente.

11 comentários:

Anônimo disse...

4 meses ... Como passou rapido !!! E que delicia de lugar voces estao morando. Parabens pela conquista e tenho certeza que o sucesso chega a cada dia, pouquinho por pouquinho.
Abraco !

Rômulo disse...

Olá, gostoado muito do seu blog. Vamos estar em Montreal ano que vem para buscar o CSQ através do PEQ, toda info que você postar será maravilhoso. Muito obrigado!

Reis disse...

Muito legal o post! Tava curioso pra saber como estava o período de adaptação...
Meu primeiro comentário aqui, mas já acompanho vocês há algum tempo. Só comentei pra mostrar que o blog ainda tem seguidores. =)

Poderias fazer um post só com fotos aí do teu bairro, parece muito bonito!

Muito sucesso no Canadá!

Itinha disse...

Obaaa que bom que apareceram!!
Eu ainda acompanho heehhe, entro todos os dias pra vê se tem novidade!
Que bom que as coisas estão se ajeitando fico feliz!

Não sumam!

Grande abraço de quem ainda ta no Recife hahaha!

Itinha

Unknown disse...

Olá casal. Primeiramente obrigado por mais um post relatando como anda a vida por ai. Imagino que deve realmente ser muito corrido com toda essa mudança. E segundo pra dizer que o blog de vocês é sim extremamente útil, se não um dos que mais li na época em que eu estava iniciando meu projeto de imigração. Inclusive tenho a url salva nos favoritos pois sempre lia e relia os posts por serem tão completos. Mais uma vez "muito obrigado" e continuem postando sempre que possível.
Quanto a esses imigrantes escondendo o jogo, com medo de ajudar outros imigrantes realmente é deplorável. Infelizmente alguns fazem questão de mostrar o pior de si.
Se puder conta aí pra gente o que mais gostaram até agora e qual foi a maior dificuldade que encontraram nesses meses por ai.
Aguardando o próximo post
Abraço

Filipe Moreira disse...

Meu Deus! Já são 4 meses? Como as coisas REALMENTE passam rápido!

E olha o tanto que vocês já fizeram! Fico muito feliz pela conquista de vocês até aqui. É interessante esse sentimento de como se fôssemos uma mesma família neste meio blogueiro. Estamos sempre compartilhando nossas expectativas, informações, dicas, frustrações. E quando podemos conhecer pessoalmente pessoas que estiveram ali compartilhando de tudo isso conosco, é realmente emocionante!
E claro, não parem de jeito nenhum de postar. Eu me acho o chato as vezes "cobrando" os blogs e as pessoas que acompanhamos para nos mandarem notícias, pois realmente queremos ver o crescimento de vocês! No final das contas, vocês acabam sendo a base de quem está chegando, e com certeza quero maturar essa amizade pessoalmente num futuro próximo. rs..
Sigam em frente, continuem trazendo mais ao seu diário de imigração, e que Deus abençoe vocês ainda mais. Estarei aqui lendo o diário. rs..
Grande abraço!

Ana Carolina Costa disse...

Oi!! Não deixa de escrever não... Eu e meu noivo estamos nos preparando para a Imigração e é tão bom ler sobre a experiência de outras pessoas. Principalmente as que já estão no Canadá. Estou super curiosa sobre seu trabalho voluntário em uma escola aí em Quebec. Também sou professora (em educação infantil) e já tive a experiência em sala de aula fora do país. No ínicio pode parecer um pouco intimidador mas logo torna-se muito gratificante! Espero que você goste =)

Gostamos muito do seu blog... Ficaremos aguardando pelos próximos posts!

Beijos,
Ana.

Unknown disse...

Olá! Que bom que voltou a escrever..!
Eu pensei que não iria escrever mais..:(
Eu acompanho seu bolg desde quando ainda estava no precesso de imigração aqui no Brasil.
todas as informações são bem vindas, eu espero por cada post seu, cada novidade e cada vitoria sua , considero minha também..kk
Não deixe de postar... Espero um dia te conhecer pessoalmente e te agradecer por toda ajuda.
Ainda vai demorar um pouco pra realizar o meu tão sonhado processo de imigração, mas com essa sua ajuda, tudo ficará mais fácil.
Bejinhos!
E mais uma vez, muito obrigada!

Ronier disse...

Siiiiim, você ainda tem seguidores aqui! =D

E continue, a maioria dos blogs simplesmente param de atualizar quando chegam no Canadá, ou vão para um caminho totalmente diferente do assunto imigração e seu blog vai justamente na veia dos primeiros passos, e isso é muito interessante! O primeiro aluguel, as primeiras interações com os Quebecóis, os cursos, a adaptação.

Eu mesmo, entro sempre pra ver postagem nova =)

Vamos tentar imigrar pela missão de recrutamento desse ano, mas estamos esperando o processo de 2015 abrir para enviar a documentação também.

Parabéns pelo blog!

Diário Canadá Brasil disse...

Gente, que bom ler todos esses comentários, dá mais vontade de escrever sabe.
Valeu mesmo e farei um esforço por mantê-los informados.
Nos primeiros meses a vida é mais corrida e o tempo é escasso, e provavelmente terei q escrever nas madrugadas como agora, rsrsrsrs
Abraços a tooooooooodos.

LíviaThais disse...

Dani! Seu blog é o melhor, saiba disso! Só vi esse post agora!! 😆 a menina agradece seu comprometimento! Bjooo

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac