Vista panorâmica da cidade de Québec

quinta-feira, 8 de março de 2012

Em resposta ao "Trabalho Voluntário"

Galera,
Postei a dois dias atrás um vídeo do blog La vache, que conta a experiencia de Yuri com o trabalho voluntário, alías, gosto de seus vídeos justamente por serem claros e objetivos, no entanto, recebi alguns comentários como este abaixo;

Ola,

Na minha opiniao fazer um trabalho voluntario deveria ser para ajudar o proximo ou quem necessita de alguma ajuda como uma opcao propria.
Realizar um trabalho voluntario apenas com a intencao de "ter" a experiencia canadense ou construir uma rede de contatos ou porque os quebequenses fazem isto nao deveria ser o fator primordial para se escolher o voluntariado.Mas ai cabe o livre arbitrio de cada um e cada um sabe o que eh melhor para si proprio.

Bonne chance!

Abs!

Sem dúvida o anônimo acima tem razão, trabalho voluntário tem como objetivo maior a filantropia, mas preocupei com a repercussão que isso poderia dar, afinal de contas, todos nós temos os nossos blogs, escrevemos e fazemos vídeos dizendo o que achamos, contando as nossas PRÓPRIAS experiências e aquele que ler, não tem a menor obrigação de concordar, além disso tem o direito de dizer o que pensa e discordar.
Portanto, em resposta ao comentário acima, Yuri se manifestou com o seguinte texto:   


Olá amigos,
Eu sou o Yuri, autor do vídeo. Passei aqui a convite do autor do blog.
Bom, eu poderia escrever aqui um tratado inteiro sobre como todo e qualquer gesto solidário promovido por um ser humano tem como objetivo, em última instância, uma finalidade egoísta. Nem que seja simplesmente sentir-se bem consigo mesmo.

Mas vou poupar a todos dessa compilação filosófica e vou ser mais pragmático.

Eu realizei diversos trabalhos voluntários no Brasil, e sempre por pura paixão pelos animais. Logo, espero que essa minha motivação não esteja em cheque.

Mas é pura ingenuidade (e infantilidade) achar que a sociedade quebecoise se mobiliza enormemente ao voluntariado somente pela necessidade de se fazer o bem. É uma relação ganha-ganha. Existem diversos benefícios para todos os lados.

Para nós, imigrantes, é cegueira negar motivações de integração. Para nós é ainda mais importante para nos integrarmos com a cultura quebecoise.

Lembrem-se, nós somos os imigrantes, cabe a nós a responsabilidade de assimilar a nova cultura, estarmos receptivos para novos idiomas e costumes. O trabalho voluntário nos prepara para tudo isso.

Espero ter sido claro.

Um grande abraço,
Yuri Grecco 
 

8 comentários:

Sympathique disse...

Essa mesma repercusão ocorreu no blog Projeto Supernova a pouquinho tempo atras, onde a autora falou da sua experiência(ruim e boa) muito dignamente e o Sr Anônimo falou o que pensava querendo impor sua opinião e querendo da uma lição de moral na autora, chegando até ser grosseiro com a mesma. Porém o Sr Anônimo recebeu boas respostas e um convite para não mais fazer comentários ali. Cada um sabe da sua vida, se o trabalho voluntário é com intensão ou não, pelomenos ajudou alguém ou alguma coisa em algum momento e não fez mal a ninguém.

Juliana disse...

Oi Dani

Realmente essas coisas repercutem....
Como o/a Sympathique mencionou acima, teve um super babafá no meu blog sobre o assunto.

http://projetosupernovaquebec.blogspot.com/2012/01/adquirindo-experiencia-canadense.html

Concordo com tudo o que o Yuri disse! É ingenuidade achar que o trabalho voluntario aqui é apenas para fazer o bem e tbm que o imigrante não o utiliza como forma de integração.

Fabi e Le + 2 disse...

LAMENTÁVEL ... é incrivel como existem pessoas que perdem otimas oportunidades de ficarem quietas ...
ADORO o seu blog e tb o do YURI, os videos são otimos e compartilho da mesma opinião dele, muito boa a resposta que foi dada.

Abs e tudo de bom !

Tania Vianna disse...

Gente, este ANÔNIMO deve continuar anônimo mesmo... Imagina se todos fizessem as mesmas coisas que todo mundo? Se todos fossem médicos, engenheiros... E as outras áreas da vida, quem cuidaria??? Q pensamento sem noção deste ANÔNIMO...
Yuri, vc é um santo, só em ter gasto seu tempo pra responder isso... Vc. está de parabéns...

Unknown disse...

Nem vou cometar porque já sei quem fez esse cometário. Não fui eu certamente! A oportunidade ficar quieto passou às vistas mesmo. Falei no blog dos amigos: Tem tanto nego bostanto besteira sobre imigração por ai que dá até medo.

Abraço,
Mandou bem Yuri

Marcos disse...

Olá

Infelizmente mais mudanças agora no provincial dè uma olhada no meu Blog.

Unknown disse...

"... pois é dando que se recebe..." Oração de São Francisco de Assis

Se for assim São Francisco de Assis era um tremendo egoísta kkkkkk!!!

Acho que o mundo seria melhor se cada um cuidasse do seu próprio umbigo!!!!

Abraço... Fábio

Igor (Projeto Canada 2012) disse...

Sem tem um para postar esses comentários ... mas nem esquenta essa pessoa deve estar mal consigo mesma e só estar descontando nos outros.

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac