Vista panorâmica da cidade de Québec

terça-feira, 6 de maio de 2014

Costumes brasileiros no trabalho que estrangeiros não entendem


Esta foi a abordagem de uma matéria chamada "Seis costumes brasileiros no trabalho que estrangeiros não entendem", do site Megacurioso, que fala dos nossos hábitos profissionais em empresas estrangeiras.
Sempre escuto amigos que já trabalham no Canadá, dizer que "apanham", para abandonar alguns maus hábitos profissionais.

Os horários, os momentos de coffe break, o relacionamento entre funcionários, horas extras e férias, são muitas as diferenças, já ouvi falar que brasileiro é admirado por gostar de trabalhar, mas os nossos hábitos também podem incomodar.

Aqui nós trabalhamos para viver e vivemos para trabalhar, adoramos uma sexta e esperamos ansiosamente um feriado, e se for prolongado então.....Mas o que fazemos profissionalmente que incomoda tanto alguns estrangeiros? 

A matéria fala de seis costumes; como não ser objetivo no momento de falar ou dar explicações, o nosso "sentimentalismo" na hora de dizer um não, nossa mania de fazer amigos íntimos no trabalho e por vezes esquecendo do profissionalismo, costume de planejar a curto prazo (tem suas exceções), nossa indisciplina e "jeitinho brasileiro", além da falta de pontualidade.

Ah, eu acrescentaria alguns outros como, sentir-se tentado a fazer horas extras. Parece que já uma mania nossa mesmo e as vezes nem somos pagos por isso. Sempre escuto relatos de amigos que aprenderam a não passar dos seus horários, inclusive aprenderam a respeitar sua hora de almoço e por algumas vezes foram chamados a atenção pelos seus chefes, por este nosso hábito de "escravos", e que, cá entre nós, algumas vezes por culpa nossa mesmo.

Mas vale salientar, que TODAS estas observações não necessariamente sejam ruins, na verdade estes são alguns comportamentos que os estrangeiros não entendem ou os incomodam, segunda a matéria.

De qualquer forma, vale a pena pensar sobre o assunto, e tentar se adaptar aonde quer que você vá, e quem sabe até experimentar uma visão diferente profissionalmente.



5 comentários:

Ucrâmbuco! disse...

muito bom!

Doug Ramsey disse...

Tem um outro, não exatamente em relação ao trabalho em si, mas que já vi vários comentando e que sempre causa estranheza: escovar os dentes depois do almoço no banheiro da empresa! Aparentemente, a gringaiada não é muito chegada numa pasta de dente depois da refeição do meio-dia hehehe

Quanto às horas extras, eu sempre, SEMPRE achei isso o fim da picada. Eu entendo que, dependendo das circunstâncias, a pessoa precise ou até queira ficar um tempo a mais para concluir ou adiantar algo. Mas essa mania brasileiríssima de bater no peito e dizer "sou muito trabalhador, passo de 12 a 14 horas por dia no escritório/empresa/fábrica" é pensamento de ovelha, na minha humilde opinião.

FAMÍLIA MINEIRA DESTINO QUÉBEC disse...

Pessoal, em primeiro lugar parabéns pelo blog e pelos passaportes, gostaria de saber seus contatos para tirar uma duvida pois meus documentos estão prontos para enviar, segue meu contato core.ribeiro@gmail.com, obrigado.

Alaide disse...

Ótimo post!

Anne disse...

Muito boa a matéria!
Obrigada por compartilhar com a gente!! :D
http://simboracanada.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac