Vista panorâmica da cidade de Québec

terça-feira, 29 de abril de 2014

Os passaportes chegaram! E agora José?

Prezados amigos e leitores do Diário,

A saga do processo para aquisição do Visto de Imigrante Trabalhador qualificados por Québec chega ao fim.
Após duas semanas da chegada dos nossos passaportes no consulado, recebemos os vistos tão sonhados.

O tempo
A espera de todo o processo foi looooongo.
Tudo começou no fim de 2009 numa palestra com a Soraia Tendel. Começamos a estudar francês em 2010 e entramos no Processo provincial em Junho de 2011, esperamos um ano e oito meses pela entrevista na Bahia e depois do CSQ, entramos com no Processo Federal, que por sua vez começou em Março de 2012. 

Recebemos a solicitação dos exames e a solicitação dos passaportes dez meses depois, entre os meses de Janeiro e Abril de 2014, e dia 22 de Abril, após três anos e dez meses de espera, recebemos os nossos passaportes.
Desde a primeira palestra, foram cinco anos de namoro, brigas, amores, desilusões com este processo.

Etapa provincial (em dias): 558
Etapa federal (em dias): 486
Tempo do processo (em dias): 1044

Os custos
Bem, no início contabilizávamos todos os nossos gastos, incluindo aulas de francês, taxas, renovação de passaportes, traduções, exames médicos, correios...até somei alguma coisa e alguns até publiquei por aqui, mas hoje não tenho idéia do valor total de todos os custos, o que posso te garantir com certeza é que compraria, um carro popular zero quilômetro.

O desgaste
Passar por todo o processo de imigração, demandará de você e sua família bastante equilíbrio emocional pra lidar com os altos e baixos deste processo. Saber lidar com o silêncio do BIQ e do consulado, me ensinou a perceber que posso controlar minha ansiedade e minhas emoções (até porque era assim ou um ataque fulminante).
Ah, aprendi a guardar segredos, um elemento necessário neste processo!

E agora Jose?
Um outro post escreverei a respeito, enquanto isso quero compartilhar a nossa alegria serena, é, serena.
Estamos felizes e tranquilos, achei que ficaríamos eufóricos, maaaaaaaas, o processo também nos ensinou a sermos mais prudentes e tranquilos, afinal de contas sabemos que este caminho não chegou ao fim, muito pelo contrário, está apenas começando.

E agora o Canadá que nos espere!


7 comentários:

Ucrâmbuco! disse...

Dani! Parabéns! Ficamos felizes que deu tudo certo! Você disse uma coisa que também sentimos: Uma alegria serena! Parabéns!

Doug Ramsey disse...

AAAEEEEE pessoal!!!!!!!!!! Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sei bem como é essa alegria serena... tem sido comigo assim praticamente o tempo todo nesse processo. Acho que até mais que alegria, o que a gente deve sentir nessa hora é alívio em saber que agora está tudo definitivamente em nossas mãos!
Sucesso pra vocês!

lepoussins disse...

Parabéns !!! Agora basta comprar as passagens e ir embora !!! Já marcaram a data ? Foi uma luta longa, mas vocês venceram !!! Com certeza isso trará muito sucesso !

Diário Canadá Brasil disse...

Obrigada amigos!!!!!
De fato a luta foi grande né, mas já estamos mais tranquilos em saber q agora é só arrumar as malas e se mandar, bem, na verdade não é bem assim, temos muitas coisas pra acertar, mas conto pra vcs em breve sobre os nossos planos.

Lois e Brian disse...

Olá amigos,

Nosso processo já está chegando ao fim (já fizemso os exames médicos e estamos aguardando o pedido de passaportes), e estamos nos sentindo como vocês, serenos. Sabemos que não adianta sair correndo do Brasil e chegar lá com pouco dinheiro, sem casa, emprego ou qualquer perspectiva. Preferimos fazer as coisas com calma também...

Boa sorte para vocês!!! =)

Quebec à Trois disse...

Parabéns!!! Me identifiquei muito com seu post (também paramos de contabilizar os custo, segurar a ansiedade e mantar a serenidade). Mas permitam-se comemorar muito! É uma conquista enorme e muito esperada.
Boa sorte nas próximas etapas!

Abraços!
Femme

la vie est belle dans la belle province disse...

serenidade é fundamental, ja que o recomeço na terra fria exige muito ....

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac