Vista panorâmica da cidade de Québec

quarta-feira, 2 de abril de 2014

O que fazer quando seu processo é negado?

Nos últimos meses muitas pessoas tem recebido um e-mail do BIQ negando os seus dossiês.
Eu conheço pelo menos nove pessoas e cada uma com suas especificidades.

A maioria entrou com o processo no provincial em 2011, ou seja, pelo processo antigo, com regras antigas, onde não era obrigatória a tradução nem provas de idiomas e o pior com suas formações profissionais na lista de demanda da época.

Toda esta galera que entrou antes das novas regras, receberam um e-mail no fim do ano passado pedindo que enviassem de novo toda a documentação, só que desta vez traduzidos, ok, gastaram dinheiro e enviaram novamente a papelada, alguns esperançosos que receberiam o CSQ em casa.

Muitos deles se atualizaram profissionalmente, na formação com mestrados, especializações e certificações, no idioma fazendo provas,  e até tiveram filhos (o tempo passa rápido), mas ao contrário do que pensavam, foram recusados, e pior do que isso, os e-mails que receberam pareciam contraditórios e confusos, onde receberam zero em idiomas, quando enviaram comprovantes, receberam zero em idade, quando na verdade tinha menos de 36 anos, alguns receberam pontuação zero na formação e experiência quando enviaram todos os comprovantes e diplomas, enfim, muito tosco e confuso.

Ah, e não se enganem, alguns eram da área de T.I., casados com filhos, e todos em minha opinião muito bem preparados para imigrar. Mas então, o que fizeram nesta situação?

Cada caso é um caso, e para cada um deles ocorreu erros de comprovação por parte do BIQ. 
No que diz respeito aos meus amigos, todos enviaram novamente os documentos traduzidos juntamente com uma carta em francês que explica ou demonstra que possuem comprovantes, diplomas, certificados, ou explicando que se atualizaram no idioma, ou na formação, 

Na minha astuta opinião, a impressão que dá é que perderam estes documentos, enviados pela segunda vez traduzidos, ou sequer pegaram nestes documentos, ou o mais bizarro o sistema somou errado a pontuação das pessoas, o que seria um erro ainda mais gritante. Eu acho que o BIQ está cometendo erros de alguma forma e pra não ficar mal na fita e pedir novamente os documentos traduzidos, veio com estes e-mails equivocados, pelo menos para algumas pessoas.

Mas será que já estão analisando os antigos processos pelas novas regras? É o que parece também, mas não seria justo com os que deram entrada com regras antigas não acham? No entanto, somos meros mortais afim de morar no país deles e eles fazem o que querem não é mesmo.

Ah, mas vale lembrar que estou me baseando nos processos negados dos meus amigos, que acompanho de perto e chegamos a ler os e-mails juntos, e pelo menos nestes casos encontramos erros, mas também sei de casos que o erro foi da pessoa que esqueceu de enviar documentos ou coisa parecida, mas de um modo geral, ainda não vi ninguém que entrou no processo em 2011 e 2012 - não prioritário - que tenha sido chamado pra entrevista ou receberam o CSQ em casa.

Se você teve seu processo negado e deseja continuar tentando imigrar pelo Québec como trabalhador qualificado, não desista, você tem noventa dias para enviar novamente seus documentos traduzidos junto com uma carta explicativa e justificando a pontuação.

Além disso temos a dica de Sandro do blog Os patos migram em bando nos comentários também é, fazer uma demanda de revisão administrativa. Sendo dois passos:

1. Verificar se a documentação está mesmo correta e que o BIQ pirou na batata.
2. Seguir as instruções na página seguinte:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/demande-immigration-general/processus-selection/revision-administrative.html 

Mostre que ainda tem interesse em imigrar.

E para estes amigos de luta, desejo muita sorte e boas novidades, porque já estamos todos bem cansados não acham?



9 comentários:

Sandro - Os patos migram em bando disse...

Para àqueles que tiveram o dossiê recusado e ainda quiserem muito vir para o Quebec, vale a penas fazer uma demanda de revisão administrativa. São dois passos:
1. verificar se a documentação está mesmo correta e que o BIQ pirou na batata.
2. Seguir as instruções na página seguinte:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/demande-immigration-general/processus-selection/revision-administrative.html

Filipe Moreira disse...

Casal, espero que eu não caia nessa loucura do BIQ...

Eu gastei realmente horrores de dinheiro com provas de proficiência e tradução. Se eles simplesmente sumissem meus documentos ou zerassem minha pontuação, eu ficaria maluco...

Imigrar para Québec deixou de ser uma boa opção para imigrar, infelizmente.

montreal disse...

Eu tive o processo negado no final de 2012, sou de AGO/2011, tinha 90 dias pra apresentar documentos no BIQ do México, ao invés disso, enviei uma revisão administrativa pra o MICC em Montreal. Porque eu fiz isso?? Porque eu não confiei no México e deu tudo certo. Fiz minha entrevista de imigração em SET/2013, recebi o CSQ (Prioritário por acaso) e to no federal.

Ucrâmbuco! disse...

Bem complicado e desorganizado!

Doug Ramsey disse...

Que susto que vocês me deram agora!! Achei que tinha dado algum problema no caso de vocês!

É importante lembrar ainda que, se o dossiê foi rejeitado por culpa do BIQ (perdeu docs, informou prazo errado, contou os pontos a menos, etc), há ainda como apelar para o MICC, que pode rever a decisão!

Diário Canadá Brasil disse...

Boas dicas gente, vou falar para os meus amigos que estão nessa situação e vou atualizar e acrescentar tbm no post acima.
Valeu Sandro, Montreal e Doug, e ah, desculpa o susto Doug, rsrssrrs

yxz disse...

Montreal...queria tirar una dúvida com você...Meu email é arleneclaire@gmail.com
Obrigada

Anônimo disse...

Montreal,eu e meu marido,também tivemos nosso csq negado,depois de ter enviado a documentaçao em dezembro de 2011,antes das mudanças,no processo. Estávamos ate outubro de 2013 morando em Quebec,pois meu marido que e da area de TI estava trabalhando em uma empresa. Mas,tivemos que voltar,pois engravidei e tive alguns complicaçoes que nos fizeram decidir vir para o Brasil. Queremos entrar com a revisão administrativa e queria muito tirar umas duvidas com voce. Meu email- biancas.bia@bol.com.br.Desde já,agradeço seu contato. Bianca.

Anônimo disse...

Estou com este mesmo problema. Meu dossiê foi negado e preciso fazer uma demanda de revisão administrativa. Procurei na internet um modelo, mas não encontrei. Se alguém tiver este modelo em francês gentileza enviar para ivan_ivbr@yahoo.com.br. Desde já agradeço muito e desejo tudo de bom para vocês. Ivan.

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac