Vista panorâmica da cidade de Québec

domingo, 9 de março de 2014

Entendendo as características dos imóveis no Québec

Olá Diário,

Com a cabeça nas nuvens, ou melhor no Canadá, tenho pesquisado bastante a respeito de aluguel, preços, e tenho me deparado com vários tipos de moradia.
Mas quais os melhores, os mais apropriados para o inverno e verão, e os aspectos físicos?
Antes é preciso entender as características físicas das residências.

A quantidade de cômodos pode variar bastante e são identificados da seguinte maneira:









Os números inteiros indicam o número de cômodos do imóvel, por exemplo a cozinha, a sala, a copa, os quartos, cada um é considerado como um cômodo. O número fracionário (½) indica sempre o banheiro, pois esse é considerado como a metade de um cômodo. Isso que dizer que, ao procurar por um imóvel com um (1) quarto de dormir com paredes fechadas (e não quitinete), você deve procurar por um imóvel cujo anúncio indique no mínimo 3 ½, significando uma (1) sala, uma (1) cozinha, um (1) quarto (totalizando 3 cômodos) e um (½) banheiro.

Os imóveis podem ser semi-meublé (mobiliado) com eletrodomésticos básicos como fogão e geladeira, e com chauffé-éclairé, que significa a inclusão no aluguel da calefação e eletricidade.

E os tipo de imóveis que tem por lá?

Apartamentos Residenciais

 Este tipo de apartamento geralmente faz parte de um prédio cujo o dono é o mesmo. A maioria destes apartamentos possui uma sacadinha e é a preferência entre os recém chegados, pelo menos entre os brasileiros.
Tem cômodos separados, mas tem suas peculiaridades, diferente do Brasil lá não existe  área de serviço, portanto alguns apartamentos podem nem ter máquina de lavar e secadora, possuindo uma área em comum no prédio.

Será que isto é legal e higiênico?? Bem, somente uma curiosidade minha.
Ah, além disso não possuem ralos por lá tá.

Apartamentos em condomínios



São apartamentos privados em prédios residenciais.
E lá, assim como no Brasil, se paga taxas de condomínio que podem ter piscina, elevador e estacionamento coberto.

Ah, eu curtiria um lugar assim, mas o valor de aluguel com as taxas de condomínio, são bem salgadinhas.












Condos

O condo é um prédio onde cada apartamento tem um proprietário diferente e seu contato será diretamente com esse proprietário, ou mesmo com um corretor. Os tamanhos variam bastante e os preços também.







 

Studio e Loft

São apartamentos geralmente menores podendo ter um cômodo, poucos cômodos ou sem divisões.
Eles também podem ser mobiliados ou não e podem oferecer um serviço parecido com home service aqui no Brasil. Encontrei alguns em Montreal.
Essa é uma boa opção para quem chega e deseja passar os três primeiros meses, conhecendo o território pra ter certeza onde fixar-se.
Provavelmente esta será a nossa opção número um.
Lofts são geralmente prédios residenciais antigos onde não existem divisões de cômodos. Acho este bem charmosos.


Maison

 As casas talvez seja o sonho de todos, pelo menos o meu, mas com ela as obrigações e as taxas são muitas e não é muito comum para os recém chegados alugarem  uma casa.

Existe também as casas de temporada, onde aluga-se para férias ou períodos curtos, mas as taxas são mais altas que aluguel normal porque geralmente aluga-se por noite. Acho que vale a pena nesse caso juntar uma galera e experimentar, assim se divide as despesas.


Basement ou subsolo

 
Este tipo de apartamento fica no subsolo de uma casa e é alugado pelo dono da residência.
O proprietário inclusive pode morar em cima e alugar o basement, ou alugar ambos os andares para inquilinos diferentes. Geralmente o basement tem uma entrada independente, localizada na lateral ou nos fundos da casa. É uma opção para o recém chegado que procura um aluguel mais barato até conseguir seu primeiro emprego, pois geralmente não é necessário um contrato de locação

Dizem que este tipo de imóvel é mais aquecido no inverno, mas fico pensando que pode ser bem escuro, devido o tamanho das janelas q são bem pequenas e devem ficar encobertas no inverno. Também fico pensando na altura do teto, não sei, acho que me daria uma claustrofobia, será?




  Townhouse ou maison de ville


 
São casas idênticas, construídas coladas umas às outras, compartilhando as paredes externas. São as mais escolhidas por pessoas que desejam gastar menos com aquecimento.
Lembram as casinhas em Nova York de filme né?







Condo townhouse
 
Uma townhouse é similar ao “sobrado geminado” do Brasil e possuem geralmente 3 quartos. O condomínio também costuma pertencer a uma única empresa, e para alugar o processo é similar ao do apartamento.

Não conhecia estas e achei muito bonitinho, só não tenho idéia de valores.





Semidetached House ou Maison Jumelée 

 
Conhecidas como “casas geminadas”. São semelhantes às townhouses por compartilharem total ou parcialmente uma das paredes exteriores.
Podem ter apenas um andar ou mais. Algumas dessas casas já possuem garagens cobertas.






Detached houses ou Maison unifamiliale détachée



São casas com um ou dois andares (bangalos), completamente separadas em unidades individuais.










Gente,
Eu sei que deve existir vários outros tipos de residências em Québec, mas pelo menos estas são as mais comuns por lá.
Depois farei um post mais específico sobre aluguel.
Espero ter contribuído.
:)


5 comentários:

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Olá,
Para ajudar a matar a sua curiosidade, quando chegamos por aqui morei num 3 e meio que tinha lavanderia comunitária e um dos motivos da minha mudança de la foi que eu queria muiiito ter uma lavanderia só minha, rsrsrs. E chato sim ter que compartilhar máquinas. Nem todo mundo e limpinho né?! Além disso, vc tem que ter sempre um monte de moedas para poder usar as máquinas, tem que carregar tudo pra cima e pra baixo e por fim acaba perdendo um tempão na lavanderia esperando que tudo fique lavado e seco (diferente de quando você tem as tuas máquinas e você pode fazer outras coisas ao mesmo tempo)!
Voila, esta foi a minha experiência, rsrsrs.

Sandro disse...

Alo pessoal do diário, muito interessante esse post!

Mas faltou um tipo de imóvel, o duplex/multiplex. Que é uma casona onde o térreo é uma casa, o segundo andar e outra, contendo 2, 4 ou até mais imóveis na mesma casa.

Unknown disse...

Dá vontade de morar em todas! Legal seu blog!
Quando puder passe no meu,estamos também nessa jornada.

http://cariocasincanada.blogspot.com.br/

Mariana disse...

Olá pessoal, eu nunca morei em basement, mas é preciso tomar muito cuidado porque alguns são bem escuros, alguns são baixos, como vc disse e em muitos casos são frios! Sem contar que normalmente o controle da temperatura fica no main floor. Outro problema do basement, é o barulho! Na primeira casa que eu aluguei em Toronto, dava pra ouvir absolutamente todo som que faziamos na parte de cima. Foi terrivel porque eu tinha 3 crianças pequenas e era impossivel impedir que eles corressem. Por sorte meus vizinhos eram uns amores e foram muito compreensivos, mas o barulho realmente incomoda!

Para quem quiser dar uma olhada nos alugueis, eu gosto muito desse site (http://www.viewit.ca/). É legal para se ter uma ideia dos preços e ver fotos.

Diário Canadá Brasil disse...

Valeu pelas dicas Mari Barbosa,
Não conhecia este site, vou pesquisar.
Volte sempre!

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac