Vista panorâmica da cidade de Québec

sábado, 8 de setembro de 2012

Eleições em Québec. E eu com isso?

Esta semana foi eleição em Québec e a líder separatista Pauline Marois ganhou. Pois bem, e nós imigrantes onde ficamos diante desse acontecimento? Exatamente onde estamos.

Não há porque nos preocupar com a sua vitória por ela ter em sua plataforma idéias separatistas. O fato é que separar o Québec do resto do Canadá não é algo que apenas uma pessoa faça sozinha.

Existe muita especulaçãoa a respeito desse assunto, mas o fato é que HOJE, nada mudará pelo menos neste quisito. 

Andam falando inclusive que o processo poderá mudar e ficar mais exigente do que já é, especialmente com o idioma, alguns acreditam até que o processo de imigração será encerrado, contudo, não tem porque estarmos aqui criando mais monstros para o processo, atentemos apenas para o que é mais importante no momento e só.

Todavia não posso deixar de mencionar a confusão que foi por lá diante da vitória dessa mulher, vejam só.

Atentado contra líder separatista de Quebec deixa um morto
Homem abriu fogo durante as celebrações pela vitória de Pauline Marois nas eleições legislativas da província. Disparos também deixaram uma pessoa ferida

Uma pessoa morreu e outra foi gravemente ferida em Montreal, no Canadá, quando um homem, identificado mais tarde pelas autoridades como Richard Henry Bain, abriu fogo durante o discurso de vitória da líder do Partido Quebequense (PQ), Pauline Marois, pouco após seu triunfo nas eleições legislativas realizadas na terça-feira na província de Quebec.

Um porta-voz da policia informou que o atirador efetuou dois disparos e iniciou um incêndio na parte de trás do complexo onde os partidários do PQ celebravam a vitória.

O atentando aconteceu quando a separatista Marois, que se tornará a primeira mulher a comandar o Quebec, discursava para centenas de pessoas. Após os tiros, a política de 63 anos foi retirada às pressas do palanque pelos seus seguranças. Marois não sofreu nenhum ferimento. Momentos mais tarde, ela voltou ao microfone e pediu para que todos deixassem o local com calma.

As autoridades prenderam um suspeito de 50 anos no lado de fora do pavilhão. Imagens da televisão canadense mostraram um policial recolhendo um rifle do chão. Testemunhas relatam que no momento dos disparos o atirador gritou em francês: "Os ingleses estão despertando".

Secessão - O Partido Quebequense defende a separação de Quebec, onde se fala o francês, do resto do país, cuja língua oficial é o inglês. Nos últimos nove anos, a província foi governada pelo partido federalista Liberal, do primeiro-ministro regional Jean Charest. Em administrações anteriores, o PQ já promoveu dois referendos sobre a secessão, em 1980 e 1995, e nas duas oportunidades a população escolheu continuar parte do Canadá.



Mais informações (francês): 

2 comentários:

Filipe Moreira disse...

O fato é que o Canadá ainda precisa de imigrantes, e ponto. Então essa questão de fechar totalmente as portas é algo que duvido que venha a acontecer dentro dos próximos anos.

Quanto a esta ideia separatista, chega a ser chata essa insistência pelos separatistas de plantão. Hora ou outra alguém desenterra esse assunto, e gera um "bafafá" todo, sem qualquer argumento...

Enfim, o que nos resta é assistir essas "picuinhas"!

Abraços!

Adriana Pophal disse...

Obrigada pela visita, pode colocar o link sim, será um prazer para nós! Adoramos o lado Francês, temos planos de ir para Ville de Quebec ano que vem, a impressão que tenho é que por aí tudo é mais charmoso, adorei Montreal! Um abraço! Adriana
adrianapophal.blogspot.com (olha nós aqui!)

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac