Vista panorâmica da cidade de Québec

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Relato da palestra em Recife 2012

Como prometi  vou contar como foi a palestra em Recife.

A palestra foi realizada no auditório do CTG na UFPE e a palestrante foi Perla Ruiz. 

Esperamos pacientemente o fim da palestra para perguntarmos sobre as entrevistas e os prazos para este ano. 
Então resumirei assim:










*Impressões sobre a palestrante:
  • Achei que estava um pouco insegura no idioma, não muito entusiasta e lia tooodos os slides o que tornava entediante algumas vezes, mas era simpática e bem jovem.

*Conteúdo da palestra:
  • Nada mudou. A estratégia continua a mesma de palestras anteriores, tentar convencer a todos que o processo de imigração é uma ótima opção para a sua vida. 
  • Ela relatou algumas mudanças que já conhecemos e enfatizou a importância de uma tradução juramentada, comprovantes para os idiomas, área de trabalho e profissões prioritárias.

*Momento das perguntas:
  • Ela foi bombardeada de perguntas e o mais engraçado, é que pelo menos a metade eram de pessoas que já estavam no processo provincial só esperando a entrevista;
  • Achei que tinha vezes que ela se contradizia ou não era muito coerente nas respostas, e deixava confuso aquele que não sabe muito sobre o Processo;
  • Percebi que muitas pessoas ainda se confudiam quando o assunto era a diferença entre o processo provincial e o federal, era até engraçado ouvir alguns perguntando irritados, o porque da necessidade de fazer os dois processos; " Mas por que preciso fazer o provincial e depois o federal, não dá pra pular um dos dois?" Hã, como assim?
  • Conclusão, ou a bichinha não explicou direito ou o povo não entendeu direito, porque teve gente que chegou a perguntar em que idioma seria feita a entrevista, hahahaha, sério, nesse momento ela fez uma cara feia e replicou; "Você estava aqui mesmo?" Coitada. 

*Perguntas e respostas pertinentes:
  • "Eu apliquei o ano passado antes das mudanças, eu serei entrevistado segundo as exigências do novo processo ou ainda sob o antigo?"
Você será avaliado segundo as regras antigas e não sob as novas, ou seja se você demonstrou seu idioma através de uma declaração de um professor ou escola, é válido e ninguém exigirá no momento da entrevista um comprovante de TCFQ ou DELF (francês ou inglês).

  • "Enviei o meu processo e aguardo a entrevista a mais de um ano, quando está previstas as próximas entrevistas e onde serão realizadas?"
Provavelmente em Novembro e Dezembro. Não sabemos onde serão ainda, mas será no Brasil e não no México como pensam alguns, não garanto que Recife também será um destes lugares, mas será no Brasil.

  • "Eu já enviei o meu dossiê e aguardo a entrevista, mas durante este tempo conclui um curso e estou com mais um diploma ou certificado, eu devo enviar antes da entrevista e aumentar a minha pontuação, ou mostro apenas na entrevista já que está próxima?"
Sugiro que envie toda e qualquer comprovação antes da entrevista, por exemplo, provas de idiomas, diplomas, certificações, carta de empregador declarando que subiu de cargo ou aumentou a carga horária, se for o caso, pois isto fará que sua pontuação aumente e te possibilite de ganhar o CSQ em casa, mas, dependerá de sua área de trabalho, experiência e nível de idioma, ou seja outras pontuações que se somarão a isso.

  •  "Enviei a minha documentação o ano passado para São Paulo, aonde está o meu processo, ainda no Brasil ou no México, existe a possibilidade de ainda não ter sido analisado?"
Todos os dossiês foram enviados para o México e estão sendo analisados lá. Se você enviou a pelo menos um ano provavelmente já foi analisado e participará desta rodada do fim de ano.

  • "Qual o prazo de análise do dossiê tanto no provincial, quanto no federal?"
Estamos dando para o provincial até um ano e sobre o Federal não posso dizer, pois não faço parte do Federal , mas é verdade que deram uma pequena parada, está um pouco lento, mas hoje sei que está chegendo até dois anos em alguns casos. 
Então se você enviar hoje o seu dossiê e não lhe faltar nenhuma documentação é por volta de um ano para concluir a análise podendo ser mais rápido se você receber o CSQ em casa, mas pra isso terá que ter uma profissão prioritária e um bom nível de francês.
Hoje acreditamos que o processo terá novos prazos para os dois processos tanto provincial quanto federal, o BIQ estima dois anos para conclusão dos dois processos a partir do próximo ano.

  • Então o processo Federal a partir de agora pode demorar um ano? 
Eu não posso afirmar isto pois não respondo sobre o processo federal, maaaaaas o BIQ acredita que o tempo de análise do processo Federal deverá ser menor que hoje, ou seja, um ano de provincial e um ano para federal, total de dois anos, isso é o que esperamos, mas não posso afirmar com certeza.



*Conclusões e novidades:
  • Teremos entrevista em Novembro e/ou Dezembro, maaaaaas não para todos, ela apenas garantiu para aqueles que já estão com um ano de processo provincial.
  • O prazo do Processo Provincial aumentou para um ano e do Federal se estima que diminua para uma ano, hum, vamos vê né.
  • Aqueles que enviaram os documentos estando ainda sob as regras antigas, não serão avaliados sob as regras novas (mais exigentes), então não se preocupem.
  • Se você durante o tempo de espera conseguiu algum 'plus' na sua vida profissional ou no idioma, envie esses comprovantes e leve também para a entevista, não esqueça de atualizar a sua carta de trabalho ou carteira profissioanl se algo mudou nessa área, pois eles estão conferindo isso também.
Bem, acho que é isso, se alguém tiver alguma pergunta pode fazer nos comentários que eu respondo tá, e se por acaso eu lembrar de algo mais pertinente também colocarei por aqui.

Au Revoir. 

14 comentários:

Rafaella Malta disse...

Coitada da palestrante entregue aos "leões"!! risosss Mas tbm bem feito :P
Bem, espero que diminua mesmo esse tempo do processo, porque não tem quem mereça essa demora da píula!!!
E que chegue a convocação de vocês pra essa rodada de entrevistas desse ano!!
Bjoss

Diário Canadá Brasil disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, tava para os leões mesmo.
amém amiga, q chegue logo essa entrevista aff

Filipe Moreira disse...

A palestrante não tem culpa no cartório, mas que o negócio tá bagunçado, tá!

Não tinha nem como o pessoal não engolir a mulher em dúvidas. rs..

Tomara que as coisas tomem bons rumos realmente a partir da frente, e que tudo ande bem pra todo mundo!

Obrigado pelas informações!

Quando chegarem em Brasília, será nossa vez de a deixarmos maluca. rs..

Abraços!

Ucrâmbuco! disse...

Excelente post! Acho que voc~e deveria dar a palestra no lugar da Perla, com todo respeito a ela.. rsss Mas eu vi a palestra virtual dela e não sei se ela não tem todas as informações ou se as possui, mas a carência do Português difulta a comunicação...Mas muito bom os seus detalhes... Eu fiz isso, enviei mais plus de inglês e Francês na semana passada... e como hoje, exatamente hoje estamos completando 01 ano de Provincial, esperamos que o federal demore " só" um ano.. Vamos aguardar e obrigada por compartilhar!

Ucrâmbuco! disse...

Ah.. Tomei a liberdade de colocar o seu link na CBA , tudo bem?

Doug Ramsey disse...

Obrigado pelo relato, bom ter algumas coisas confirmadas, inclusive que realmente os processos antigos vão continuar regidos pelas normas antigas.

E olha só.. eu vinha mandando comprovantes de francês ao término de cada semestre, sem nem saber se estavam considerando! Mas bom saber que é possível que estejam sim!

De novo, brigadão!
Abraço
Doug
http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

Diário Canadá Brasil disse...

Felipe , me conta mesmo quando a palestra chefar por aí

Diário Canadá Brasil disse...

Ucrâmbuco,
kkkkkkkk tu és doido não teria paciencia apra tanta pergunta besta, kkkkkkkkkkkk

Tá tranquilo quanto ao link.

Diário Canadá Brasil disse...

Que bom Doug q vc já enviava seus comprovantes, excelente, eles estão sim somando ao seu dossiê

Juliane disse...

Muito obrigada!!

Anônimo disse...

Quando vc fala "Perguntas bestas" esquece que um dia foram suas tb. Seu blog atinge não apenas os seu grupo de amigos, e tem muita gente iniciando a pesquisa que tem essas "indagações bestas". Respeitar sempre.

Diário Canadá Brasil disse...

ANÔNIMO,

É A ÚLTIMA VEZ QUE LEIO E RESPONDO A VC!

EM PRIMEIRO LUGAR, EM NENHUM MOMENTO CITEI "PERGUNTAS BESTAS", VC LEU ISTO AONDE????

MAS JÁ Q VC CITOU, SIM MUITAS ERAM BESTAS E DE PESSOAS QUE NÃO PRESTAM ATENÇÃO SEQUER NO QUE A PALESTRANTE QUE DURANTE UMA HORA EXPÕE INFORMAÇÕES IMPORTANTES E FUNDAMENTAIS, OU MESMO SE ESFORÇAM PARA LER OS SLIDES MOSTRADOS.

SIMPLESMENTE PERGUNTAR AO FIM DE UMA PALESTRA "EM QUE IDIOMA SERÁ FEITA A ENTREVISTA", É UM ABSURDO E UMA AFRONTA AO BOM SENSO, CONCORDA????

EM SEGUNDO LUGAR, O ESSE TIPO DE PERGUNTA NUNCA FORAM MINHAS PERGUNTAS E SABE PQ? SIMPLESMENTE PQ PESQUISO E LEIO BASTANTE A RESPEITO ANTES DE ME PRONUNCIAR.
TER DÚVIDAS SOBRE UM ASSUNTO TODOS NÓS TEMOS MAS, NUNCA PERGUNTARIA SOBRE ALGO QUE ACABEI DE OUVIR NUMA PALESTRA PROVANDO QUE ESTAVA ABSOLUTAMENTE ALHEIO AO QUE ERA DITO PELA PALESTRANTE.

EM TERCEIRO LUGAR, O MEU BLOG NUNCA ATINGIU O MEU GRUPO DE AMIGOS, COMO VC DIZ, NEM TÃO POUCO AQUELES Q ESTÃO NO INÍCIO DO PROCESSO E PRECISAM DE INFORMAÇÕES, MUITO PELO CONTRÁRIO.

OS MEUS AMIGOS DO DIÁRIO COMPARTILHAM IDÉIAS, SUAS OPINIÕES, SUAS EXPERIÊNCIAS E COM TOTAL LIBERDADE, E AQUELES QUE INICIAM ME AGRADECEM PELAS INFORMAÇÕES QUE DIVULGO POR AQUI.

PORTANTO, O BLOG É MEU, FALO O QUE EU QUIZER COMO QUIZER E LÊ QUEM QUER, VC NÃO É OBRIGADO A LER, ALIÁS, PRA QUEM RECLAMA TANTO PASSA POR AQUI DIVERSAS VEZES NÃO É MESMO?

NÃO PRECISO DA SUA OPINIÃO BESTA, E DE SUAS AFRONTAS, POR ISSO A PARTIR DE AGORA IREI BLOQUEAR TODOS OS E-MAILS ANÔNIMOS, POIS NÃO SOU OBRIGADA A LER E MUITO MENOS DIVULGAR AS SUAS BESTEIRAS.

VÁ LER OUTRAS COISAS MENOS BESTAS SE É ISSO QUE VC QUER.

AOS AMIGOS DO DIÁRIO DESCULPAS PELO DESABAFO!

Samuel Kennedy disse...

AFF>> ANÔNIMO.... em simples palavras, vai procurar uma lavagem de roupa...

Acho que nem o post esse doente(a) chegou a ler... mas bem sabemos que não passa de um invejoso, o blog é um dos melhores, falo isso pois durante 6 meses venho pesquisando e na maioria de dúvidas foram tiradas aqui... NOOB...

Carolina et mon chum disse...

Também gostei do relato.

Eu enviei uma carta atualizando o nível de francês e sobre o trabalho. Fiquei feliz de não exigirem o TCF para quem enviou antes das mudanças de regra,pois não consigui marcar até hoje. Viajo muito a trabalho e não tenho como garantir que estarei aqui na data da prova.

Boa sorte para todos nós!

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac