Vista panorâmica da cidade de Québec

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Dica da semana: Vídeos - "Le Québec parle aux Français"

Fonte: Youtube


Uma série de sete vídeos em francês que mostra a experiência de Olivier Zimmermann, músico francês e estudante universitário, que passou um ano em Montreal.

Achei muito interessante por que mostra que até mesmo aqueles que dominam o idioma e conhecem a cultura e história do Québec podem sofrer para se adaptar ao cotidiano québécoise.

Nos últimos anos, um monte de franceses preferem residir em Quebec. Por quê? Hipóteses não faltam: Acordos políticos entre os dois Estados, o reconhecimento de diplomas, facilidade de integração devido à linguagem, o contexto histórico, etc.

No entanto, muitos franceses que se estabeleceram em Quebec depois de alguns anos, se decepcionam com a experiência. Por quê? Será que não conseguem interagir com a cultura e se sentem isolados da população do Quebec? Ou é porque a França e Quebec não são como primos tão próximos assim?

Como os franceses são recebidos pelos quebequenses? O que Québec pensa sobre a França? E a frança a respeito do Québec? É uma "bolha da França na América", ou simplesmente um americano em francês?

Através de encontros com personalidades francesas e quebequenses de várias origens (acadêmico, econômico, político, artístico) e pessoas de rua, Olivier descobre Québec; sua cultura, sua história, seu povo. Mas, além das descobertas e muitas trocas que vão deixar lembranças e impressões duradouras, Olivier está interessado no que o Québec tem a dizer.

Participação de:  
Fabrice Luchini, Gilles Proulx (apresentadora de TV e rádio),  
Landry (ex-primeiro-ministro) e muitos outros.

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Gostei do post. Parabéns.
Um abraço,
Cilei

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac