Vista panorâmica da cidade de Québec

terça-feira, 10 de maio de 2011

Québec News

Hoje recebi o seguinte e-mail: 

Québec News

Agradecemos sua participação em uma das palestras de informação promovidas pelo Escritório de Imigração do Québec em São Paulo (BIQ).
Deixar a terra natal e partir rumo a uma sociedade cujos costumes, tradições e idioma diferem-se dos nossos é, na maioria das vezes, uma decisão difícil de ser tomada.
Todavia, esta tem sido a escolha de muitos brasileiros que decidem se estabelecer no Québec como residentes permanentes. De fato, desde a abertura do BIQ São Paulo em 2008, o número de brasileiros selecionados aumentou 35%. Em 2010, foram cerca de 1.200 brasileiros, que receberam o Certificado de Seleção do Québec (CSQ).
Visando a alcançar os brasileiros que desejam iniciar ou já iniciaram o processo de seleção na categoria trabalhadores qualificados, o BIQ São Paulo enviará, bimestralmente a QuébecNews – informativo eletrônico com assuntos de interesse aos candidatos à imigração no Québec.

Boa leitura,

Soraia Tandel
Diretora do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo
Todas as informações sobre o processo de imigração (etapas, prazos, custos e formas de pagamento, formulários), encontram-se na página: www.imigrarparaquebec.ca. Acessando este site você pode preencher o teste online e inscrever-se a uma palestra de informação.

Em Pauta
Com o objetivo de conhecer melhor o perfil dos enfermeiros brasileiros e estabelecer parcerias com instituições ligadas à profissão, o Ministério da Saúde e dos Serviços Sociais do Québec (MSSS) realizou uma primeira missão no Brasil entre os dias 10 e 20 de abril.

O diretor de planificação, sr. Gilles Lebeau, e a coordenadora de recrutamento internacional, sra. Rolande Chartier, passaram por São Paulo, Recife e Salvador e participaram também das palestras de informação do BIQ, que foram oferecidas pelo assessor sr Gilles Mascle.

A província oferece promissoras perspectivas de trabalho na área. A remuneração anual gira em torno de US$ 51 mil. Estima-se que nos próximos anos, mais de 110 mil enfermeiros devem ser contratados no setor, considerado estratégico para o mercado de trabalho quebequense.

Para atuar como enfermeiro, é necessário ter concluído curso superior na área e ser membro da Ordem dos Enfermeiros do Québec. Os profissionais formados no Exterior precisam realizar um estágio remunerado de curta duração em um serviço de enfermagem geral de um centro hospitalar no Québec. Para mais detalhes sobre as oportunidades em enfermagem, visite www.emploiquebec.net/enfermagem ou www.msss.gouv.qc.ca

Formação
Na América também se fala francês

No Québec, a língua oficial é o francês. E para apoiar a aprendizagem deste idioma, o Escritório de Imigração do Québec em São Paulo assinou parceria com 11 Alianças Francesas de importantes cidades brasileiras. Além disso, professores destas instituições são enviados todos os meses de julho à província para um curso sobre a cultura e a sociedade quebequense.

Os candidatos selecionados que estudarem nas escolas parceiras terão direito a reembolso de até CAN$ 1.500 (equivalente a R$ 2.870) quando da chegada ao Québec. Também para incentivar o aprimoramento da língua, o Ministério da Imigração e Comunidades Culturais do Québec (MICC) oferece um curso gratuito de francês online.

O MICC também investiu em cultura. Um acervo documental com obras exclusivas, incluindo livros de gramática, revistas, CDs e DVDs foi doado às Alianças Francesas parceiras e está disponível gratuitamente ao público. O MICC apóia igualmente a realização de várias apresentações de filmes quebequenses no Brasil.

Serviços
Imigrantes na rota do mercado de trabalho

Dono de uma rica produção industrial e um pólo do saber e dos serviços, Québec apresenta um cenário promissor para os imigrantes. Setores estratégicos estão carentes de mão de obra qualificada, o que favorece ainda mais a rápida inserção no mercado de trabalho em diferentes áreas de formação. E o governo local também oferece apoio.

Logo na chegada, o imigrante tem a possibilidade de frequentar oficinas gratuitas, nas quais recebe orientação para sua colocação e indicações dos mercados em expansão. Além disso, aprende a elaborar currículos nos moldes quebequenses. Quem achar necessário continuar o aperfeiçoamento lingüístico pode cursar até mil horas do idioma, sem custo.

Agenda

Confira as próximas palestras do Escritório de Imigração do Québec em importantes capitais brasileiras no site www.imigrarparaquebec.ca. Para participar, é preciso fazer inscrição prévia, um e-mail será enviado posteriormente com o local e o horário do evento.


6 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Excelente iniciativa do governo da província. Mais uma.

E a vida segue...

Paola Tavares Silva Wortman disse...

legal o post!

Le Anna Pa disse...

Olá, eu recebi tb este e-mail. Por acaso vc tem o site do Ministério da Imigração e Comunidades Culturais do Québec? Queria ver este curso online de francês, mas, não achei o site. Grata

Le Anna Pa disse...

Olá, tb recebi este e-mail e gostaria de saber se vc tem o site do Ministério da Imigração e Comunidades Culturais do Québec. Eu não achei, e gostaria de ver este curso online de francês. Meu e-mail é pattypivoli@gmail.com. Grata

SonhoComCanada disse...

também recebi um email com isso !!

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

Brazucanadian disse...

Bacana, recebi o mesmo e-mail, rs...

Ao ler e reler, vi que é IGUALZINHO no Brasil, não? Tudo igual, o incentivo a cultura, o reembolso do governo, tudo tão igual ao Brasil, que eu não entendo o que faz pessoas como nós quererem sair de um lugar tão bacana conosco como o Brasil huahuahuahuahuahuahu (sarcasmo mode on)

Isso sim é um país que funciona! É pra lá que todos iremos.

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac