Vista panorâmica da cidade de Québec

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Documentos - Etapa Federal



Gente,
Conheço muitos blogs e muita gente que pesquisa bastante sobre o tema Imigração Québec, mas tem uma menina que supera as minhas expectativas. Ela também faz parte do grupo QP e sempre nos traz ótimas dicas e suas ricas pesquisas.

Em seu blog Carnet immigration, ela postou de forma detalhada e objetiva sobre os documentos necessários para o processo federal. Não deixem de ler.






 
"Resolvi sair um pouco da ordem que vinha seguindo e publicar um resumo que fiz sobre os documentos e formulários necessários para o pedido de visto junto ao consulado do Canadá logo após a obtenção do CSQ. Como estamos na iminência de novas entrevistas, acredito que esta postagem será muito útil.

Lembro a todos que, à medida que vocês se preparam para a entrevista, já é recomendável começar a se organizar para dar entrada na parte federal do processo, tendo em vista que o visto está demorando cada vez mais para sair e que o consulado segue a ordem cronológica dos pedidos realizados. Ou seja, quem demorar para dar entrada terá que esperar mais para receber o visto!

a) Documentos necessários

- Formulários devidamente preenchidos;
- Cópia do passaporte;
- 6 fotos (35 mm x 45 mm);
- Cópia da certidão de nascimento ou de casamento;
- Certidão de Antecedentes Criminais emitida pela Policia Federal;
- Certidão de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Estadual;
- Certidão emitida pela Justiça Federal;
- Recibo de depósito da taxa;
- E por último o CSQ (via indicada para o consulado).

Atenção: O consulado do Canadá aceita documentos que estejam escritos em inglês, francês e português. Só há necessidade de traduzir os documentos que estejam em uma outra língua que não essas.
b) Formulários
- Demande de résidence permanente au Canadá
A ser preenchido somente pelo requerente principal
Case 1 – À titre de membre de quelle catégorie faites-vous votre demande...
Na opção “Autre” escreva: "Travailleurs qualifiés sélectionnés par le Québec".

- Antécedents/déclaration
Tanto o requerente principal como o/a cônjuge devem preencher uma via.
Na pergunta: "Statut actuel dans le pays ou vous vivez actuellement": deve ser escrito "citoyen" ou "citoyenne".
- Renseignements additionnels sur la famille
Tanto o requerente principal como o/a cônjuge devem preencher uma via.

Todas as perguntas devem ser respondidas. Às perguntas que não se aplicam escrever “S.O.” ("sans objet") como resposta. No item que solicitar as atividades realizadas desde os 18 anos, preencher com atividades até a data atual. Não deixar lapso de tempo sem resposta. Se não estava trabalhando, colocar desempregado.
A declaração pode voltar se tiver espaços de tempo em branco. Caso não dê tudo na mesma tabela, anexar uma folha ao formulário (imprimir a mesma folha e responder somente no quadro no qual não houve espaço na folha anterior).

- Déclaration d’intention de résider au Québec
A ser preenchido apenas pelo requerente principal.

Dica importante: Para ajudar no preenchimento dos formulários, o consulado do Canadá disponibiliza um arquivo PDF e um vídeo com instruções.
c) Passaporte
Cópia autenticada das folhas que indicam o número do passaporte, data de expedição e validade, foto, nome, data e local de nascimento.

Atenção: Ao final do processo federal, quando chegar o momento de colocar o visto no passaporte, o consulado do Canadá não aceita os passaportes que tenham menos de um ano de validade. Se o seu está perto de vencer, você poderá enviar uma cópia dele para dar entrada no processo federal, mas já tome as providências para renová-lo.

d) Fotos
6 fotos de cada um dos solicitantes (35 mm x 45 mm).

Especificações para a foto:
- centralizar o rosto e os ombros na foto;
- fundo uniforme, branco;

Escrever no dorso de apenas uma das fotos de cada um dos solicitantes o nome, data de nascimento e data em que a foto foi tirada. Colocar a série de 6 fotos de cada um dos solicitantes num envelope separado. Escrever no envelope correspondente o nome do membro da família, data de nascimento e vínculo de parentesco e fechar o envelope com um clipe. Não grampear, marcar nem colar as fotos no formulário.

e) Certidões negativas
Apresentar certidões negativas referentes a todos os lugares (estados brasileiros ou países) onde você morou por mais de 6 meses, a partir dos 18 anos de idade até a data atual. As certidões devem ser originais e devem ter sido expedidas no máximo três meses antes de sua apresentação.

As certidões que podem ser extraídas pela internet são aceitas pelo consulado e não precisam ser validadas ou autenticadas. São as seguintes:

- Certidão de Antecedentes Criminais emitida pela Policia Federal

- Certidão de Antecedentes Criminais emitida pelo estado
Alguns estados emitem pela internet, mas apenas para as pessoas que tiveram seu RG emitido pelo próprio estado. Os demais devem solicitar pessoalmente a certidão, que leva em torno de 10 dias para ficar pronta.
São Paulo

- Certidão de distribuição, ações e execuções - Justiça Federal
As certidões devem ser solicitadas pela internet junto à Justiça Federal em cada estado.

e) Taxa
Frais de traitement:
Requerente principal: CAN $ 550
Cônjuge: CAN $ 550
Filho dependente maior de 22 anos: CAN $ 550
Filho dependente menor de 22 anos: CAN $ 150

Atenção: Telefonar para o consulado no dia de pagar a taxa para confirmar os valores acima. Através de uma gravação eletrônica, eles também indicam o valor atualizado em reais. 
one: (11) 5509-4343.

Depositar na seguinte conta:
HSBC
Agência 1888
Conta 00116-5


Atenção: Fazer depósito em dinheiro na conta indicada. O consulado não aceita transferências entre contas!
Tirar cópia do comprovante de depósito e enviar junto com os formulários e documentos o comprovante de depósito original.


Mais informações sobre taxas na página da internet do Consulado do Canadá

f) Endereço para envio dos documentos:

Consulado Geral do Canadá
Section de visas
Centro Empresarial Nações Unidas – Torre Norte
Avenida das Nações Unidas, 12901, 16° andar,
04578-000 São Paulo-SP


Preenchi e entreguei meus formulários no ano passado, por isso pode ter havido alguma alteração. Por favor, não deixem de entrar nas páginas do consulado do Canadá, que fornecem informações oficiais atualizadas."

5 comentários:

Carnet d'immigration disse...

Obrigada pelos elogios!!!
Fico muito feliz!

Bjs
Liliana

Rods disse...

Primeiramente parabéns pelo blog e pela eficiente descrição do Processo Federal. Eu e minha esposa tínhamos algumas dúvidas que foram sanadas. Restou apenas uma: Ao ler e re-ler o site federal (http://www.cic.gc.ca) percebemos que podemos enviar os formulários em inglês ou francês. No entanto, o nosso nível de inglês é bem melhor que o nosso francês (porém estudamos bastante francês para passar na entrevista). A pergunta é: não há problema algum em preencher formulários escritos em inglês, certo?

Mais uma vez parabéns e aguardo retorno.

Nossa Terra Prometida disse...

De fato, impressionante!!

Adu disse...

ola, só passando para te dizer que vc estava certa, fui convocada para a entrevista para este mes de maio(31) as 9h, vamos com tudo...

Anônimo disse...

loans
Everything is very open with a clear clarification of the issues.
It was definitely informative. Your website is useful.
Many thanks for sharing!

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac