Vista panorâmica da cidade de Québec

sábado, 9 de abril de 2011

Precisa-se de enfermeiros no Québec

Boa notícia para os enfermeiros de plantão. Foi noticiado no jornal do Diário de Pernambuco a segunite matéria:

 Precisa-se de enfermeiros no Québec 
Tiago Cisneiros 
Especial para o Diario 
tiagocisneiros.pe@dabr.com.br 

Edição de sexta-feira, 8 de abril de 2011

"É enfermeiro, quer morar no exterior e ganhar mais de R$ 6 mil por mês? Talvez o Canadá seja uma boa opção para você. Devido à falta de mão de obra local e à perspectiva de necessidade de 110 mil profissionais nos próximos anos, a Província de Québec está correndo atrás de estrangeiros dispostos a trabalhar com enfermagem. Para participar do programa de imigração, basta ter formação e experiência na área, além de conhecimento intermediário de francês.



No processo de seleção do programa, o candidato apresenta documentos, presta informações e é entrevistado por um membro do Escritório de Imigração do Québec. Se aprovado, recebe o Certificado de Seleção de Québec (CSQ) e inicia os procedimentos para a obtenção do visto de residente permanente. O detalhe é que não há limite de vagas. Basta ter o perfil desejado para conseguir o CSQ.

E quem tem o perfil? Isso depende. O governo de Québec trabalha com um sistema de pontuação, baseado em critérios.Caso atinja determinado nível, o candidato é aceito no programa de imigração. Entre os fatores que contribuem para a aprovação, estão ter menos de 35 anos, família e conhecimento de inglês.

Entre a emissão do CSQ e a liberação do visto, o candidato terá, aproximadamente, dez meses, durante os quais poderá aprimorar o domínio sobre o francês. De graça. ´O governo de Québec reembolsa até 1,5 mil dólares canadenses (cerca de R$ 2,75 mil) por pessoa, em cursos nas Alianças Francesas conveniadas, entre as quais estão as unidades do Recife. O valor é suficiente para esse período`, afirma a diretora do Escritório de Imigração do Québec, Soraia Tandel.

Com o visto nas mãos, o profissional terá o prazo de um ano para viajar. Ele mesmo precisará bancar a passagem aérea e a acomodação. Em contrapartida, terá permissão para trabalhar, inscrever os filhos em escolas e utilizar o plano de saúde gratuito do Canadá. Depois de três anos em Québec, poderá solicitar a cidadania do país e, consequentemente, os direitos a voto epassaporte.

Embora não garanta um emprego ao imigrante, o governo da província promete dar uma mãozinha. ´Na chegada a Québec, o estrangeiro poderá ter mais mil horas de aulas gratuitas de francês, além de um apoio na busca por trabalho. São realizados encontros e palestras com especialistas da área de recursos humanos`, explica Soraia Tandel.

Esclarecimentos

Os recifenses interessados em morar e trabalhar no Québec, independentemente da área profissional, poderão saber mais sobre o processo de imigração no dia 14 de abril, a partir das 19h, em uma palestra gratuita no Hotel Best Western Malibu, em Boa Viagem. Para participar, é preciso fazer a pré-inscrição no site www.imigrarparaquebec.ca. Até anteontem, 177 vagas ainda estavam disponíveis."

"Provícia canadense estima a necessidade de contratação de 110 mil profissionais nos próximos anos."

18 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Enfermeiros e enfermeiras, preparem-se pro frio daqui.

E a vida segue...

Igor (Projeto Canada 2012) disse...

E é bom se apressar hehe
Uma amiga minha que está em sherbrooke e é enfermeira disse que está precisando mas que tem MUITA gente fazendo graduação em enfermagem devido aos altos salários.
Então a hora é agora!

Tudo de bom.

Anônimo disse...

Sou Fisio e estou LOUCA pra ir.
Mas não sei os documentos necessários, onde é a seleção que eles estão fazendo...
Sou novinha, do jeito q eles querem...

Ariane Vanegas disse...

Gentee, estou a procura de um link para me cadastrar e esse link não está funcionando. Soube só hoje dessa notícia.
=/

Diário Canadá Brasil disse...

Engraçado que algumas pessoas estão reclamando do link, mas entrei sem problema algum.
Coloquei o link ao lado.


Anônimo,
Não precisa levar documento nenhum, bem, não para mostrar pra eles.
E a seleção não acontece lá na hora esta entrevista servirá apenas para informar sobre o processo de imigração para o Québec.
Dá uma pesquisada melhor no blog, tem muita coisa a respeito.

Cristina disse...

Oi! Primeiro, parabéns pelo blog! Muita boa vontade de vcs oferecer tanta informação.
Eu queria saber se no processo de seleção do CSQ a entrevista é feita em inglês ou francês. Do jeito que foi colocado no Diário de Pernambuco, dava a entender que o candidato precisaria de um nível intermediário, teria 10 meses para aprimorar ainda aqui no Brasil e teria que ter inglês, aí eu fiquei na dúvida.
Valeu =)

Diário Canadá Brasil disse...

Olá Cristina,

É o seguinte, a entrevista para seleção de Imigração para o Québec é toda em francês. O Francês é o idioma oficial de Québec.
Para a entrevista é exigido no mínimo 150h de francês, seria um francês intermediário.
O inglês não é obrigatório mas conta ponto na seleção.
É bom vc se informar melhor em sites oficiais.
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/placeauquebec/pt/
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/informations/avalie-on-line.html

Boa pesquisa e qualquer dúvida estamos por aqui. Pesquisa no blog tbm, tem muita coisa a respeito.
Sorte!

Victor Mecenas disse...

Fiquei sabendo dessa necessidade de profissional de saúde pela televisão. Já há algum tempo tenho
me irritado com o descaso que nós sofremos aqui. Sou médico e minha noiva é enfermeira. Li os comentarios aqui e não sei bem o que achar. O fato é que não falamos frances, apenas ingles. Mas se valer a pena, fazemos o curso da aliança. Queria saber a opinião de alguém médico ou enfermeiro sobre o assunto. Abraços a todos

Aninha disse...

Fiz a inscrição , sou enfermeira recem formanda, e tenho mta vontade de ir para Québec pois aqui sabemos que a necessidade de experiencia é grande e para iniciar no mercado de trabalho esta dificil, e será maravilhoso isso para o curriculo como experiencia ...
Só que não tenho frances, se realemente eu tiver interesse depois da palestra será que eles dão um tempo para poder cursar essas 150 hrs de frances???

GRATA

Anônimo disse...

Minha esposa e eu pretendemos ir como tecnico de enfermagem, gostaria de saber se as especificações para enfermeiro valem para tecnico em enfermagem.

Anônimo disse...

Eu e meu esposo pretendemos ir como tecnico de enfermagem, gostaria de saber se as especificações para enfermeiro valem para tecnico em enfermagem.Somos graduados em outra área.

Obrigada

Anônimo disse...

ola me chamo katia braga e me interessei muito em ir...
sou formada em enfermagem...tem algum email pra entrar em contato?

la vie est belle dans la belle province disse...

entao, né ...
essas reportagens acabam prestando um *desserviço*.

Vamos aos fatos (sou enfermeira e trabalho no Québec)
1) enfermagem é uma profissao regulamentada por uma ordem profissional. A ordem é quem autoriza o profissional a exercer a funçao na provincia, o governo nao tem poder para acelerar o processo. A analise da ordem, por si so, pode levar de 4 a 8 meses e a ordem pode exigir a complementaçao via estudo+ estagio ou apenas estagio. O acesso à profissao é feito via um exame, obrigatorio. O candidato tem direito a 3 reprises em 2 anos, se nao for aprovado nao podera atuar como enfermeiro no QC.

2) o salario varia de 35 023$ à 64 485$, dependendo da experiencia. Os impostos sao altos, mais de 30%

3) a enfermagem é basicamente assistencial, entao nada de enfermeiras que so se ocupam de papelada

4) nenhuma decisao deve ser baseada apenas em achimos ou publicidades como essa, nao é ?

5) como enfermeiros lidam com o publico em situaçoes muitas vezes frageis, o conhecimento da lingua é imprescindivel. Quem chega sem o nivel adequado podera passar varios meses em cursos de frances antes de poder seguir para a equivalencia ....


para maiores informaçoes, sugiro aos candidatos a leitura minuciosa do site da ordem
www.oiiq.org/

Liz disse...

Boa noite! Sou Enfermeira recém-formada, não falo francês, só inglês básico. E tive bastante interesse em saber como participar dessa seleção, para quem sabe em um futuro próximo ir para o Québec. Já que no Brasil tá tendo uma certa dificuldade em se conseguir algo, devido também há muito acúmulo de cargos pela maioria dos profissionais.... Como está sendo feito para esse ano de 2012?

Juliane Andrade disse...

Olá boa noite, sou recem formada em enfermagem, não tenho nenhum dos dois cursos nem de ingles nem de francês, porem como a oferta de trabalho de enfermagem no Québec é grande e paga muito bem, gostaria de saber da opnião de quem ja mora lá, ou de pessoas com mais informações, se vale a pena investir em um curso de frances aqui no Brasil pra poder literalmente se doar ao trabalho no Québec! se o custo de vida não acaba sendo muito alto no Quebec, se dá pra juntar uma grana legal, ou se o salario oferecido apenas da pra se sustentar no Quebec! Abraços a todos os meus colegas de Profissão!

Anônimo disse...

o custo de vida não acaba sendo muito alto no Quebec, se dá pra juntar uma grana legal, ou se o salario oferecido apenas da pra se sustentar no Quebec! Abraços a todos os meus colegas de Profissão!

Anônimo disse...

Sabe frances e ingles??
msg para jorgecic no hotmail

Jacques Santos disse...

Olá galera o problema, um problema que estamos enfrentando aqui é a demora do recebimento do kit para dar entrada na equivalência. Já fazem 6 meses que estamos aguardando e nada ainda. Já liguei várias vezes e informam que ainda não tem os formulários e quando tiverem irão enviar para todos os que solicitaram.

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac