Vista panorâmica da cidade de Québec

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dicas para imigrantes que procuram emprego

 

Pesquisa de emprego
Dicas para os imigrantes que procuram emprego
Por Angelique Consultor de Recursos Humanos Carette


19 maio de 2009

"A cada ano, Quebec é o lar de mais de 40.000 imigrantes. quem é sortudo vem com trabalho e curso garantido, mas  agrande maioria  deve se engajar em um trabalho de pesquisa cuja metodologia é a antítese do que sabe do seu país de origem.

Apesar de embaixadas, delegações e do Ministério da Imigração do Quebec e das Comunidades Culturais (MICC) acompanhar todo o seu esforço, os imigrantes, muitas vezes enfrentam dificuldades na busca de emprego e desanimam rapidamente.

No entanto, os imigrantes viveram um longo processo de seleção que favorece a entrada em Québec « des compétences en demande ». Eles são qualificados, têm experiencias no exterior e a maioria deles (em média 60%) já fala francês quando chegam.

Então, por que as primeiras semanas de procura de emprego são difíceis para um candidato que acabou de chegar no Quebec? 
Simplesmente porque não lhe foi dito exatamente a melhor forma de realizar essa procura em nossa 'Belle Province.'

Candidato a emprego? Recém-chegado no Quebec? Aqui estão algumas recomendações para facilitar o seu acesso ao mercado de trabalho Quebec!

Escrevendo o seu curriculum vitae (CV)

Seu currículo deve permitir que um empregador localize rapidamente informações relevantes sobre a sua experiência. Portanto, além de ser claro e conciso, seu currículo deve ser construído de forma adequada:

* Enfatize suas habilidades e realizações na carreira. Experiencias em algum outro país, nos estudos ou para a escola, onde freqüentou a escola deve ter precedência sobre a sua experiência profissional.
A abordagem em Quebec é mais pragmático: os empregadores buscam no seu perfil tarefas e responsabilidades que possam ser úteis para a empresa.

* Evite informações pessoais que podem discriminá-lo. Em Quebec, julgamos o seu CV em suas qualificações: esqueça a foto, situação familiar, nacionalidade e idade!

* Executar uma equivalência de diploma. Seu diploma não é significativo em Quebec e não significa nada para os empregadores. Além disso, a equivalência é obrigatória em algumas empresas de Quebec. Você apenas tem que pedir uma avaliação comparativa dos estudos fora do Quebec com o MICC. Uma vez que esta avaliação é obtida, você pode indicá-lo em seu currículo que será mais legível, o que maximiza, por extensão, suas chances de seleção.

Networking

80% dos postos de trabalho no Quebec não são anunciados nos jornais ou na Internet, assim como aceder a eles? Networking é um excelente. É um método de usar a rede de conhecimento como fonte de informação e apoio.


Usando seus contatos, você pode otimizar suas chances de ser posto em contaco com potenciais empregadores. Todos os meios são bons para a rede! Aqui estão alguns exemplos:

* Participar de 5 em cada 7 reuniões. Como o próprio nome sugere, o "5-7" se realiza geralmente cinco horas - sete horas da noite. É organizada por uma associação, organização ou por conhecidos e amigos, o "5-7" promove contatos e promove novos contatos com pessoas de todas as origens através do ambiente acolhedor e descontraído e geralmente prevalece. Tome uma bebida e socialize!

* Participar de reuniões, conferências ou seminários organizados por associações profissionais. Eles não são apenas formas de aprender, mas também os meios que propiciam a criação de relacionamentos profissionais.

* Participar de reuniões organizadas pelas organizações profissionais. Eles organizam algumas atividades ou eventos à disposição dos seus membros e promove encontros profissionais. Às vezes, essas atividades são também direcionadas  à não-membros, em seguida, aproveite a oportunidade para fazer sua rede!

O processo de recrutamento

Além do processo de recrutamento tradicional, alguns passos podem ser diferentes:

* Uma entrevista cordial e calorosa! Ao contrário de alguns países em que a entrevista pode ser conduzidos de forma agressiva, o entrevistador em Quebec será geralmente menos formal, mais amigável e com base em suas experiências e realizações profissionais.

Atenção! O "tratamento" frequentemente utilizado por empregadores não devem ser consideradas como uma familiaridade. Mantenha uma atitude cortês e opte pelo formal, a menos que o empregador peça-lhe para se dirigir a ele familiarmente.

* Escrever um mail de agradecimento após a entrevista. Esta é uma grande oportunidade para destacar e reiterar seu interesse no cargo e a empresa requerida. Deve ser curto, conciso, e geralmente incluem três parágrafos. No primeiro, você deve agradecer o seu entrevistador para tê-lo encontrado, na segunda, como você mencionou seu interesse para a posição da empresa, e na terceira, você indica que pode oferecer aos seus futuros empregadores.

* Prepare uma lista de algumas referências que podem ser solicitados. É muito comum em Québec  o contato com pelo menos um ou dois de seus ex-empregadores, que podem recomendar, uma referência para o Québec ser preferido aos outros. Daí a importância de se envolver em uma rede ou em um ambiente associativo em que os contactos a desenvolver vai ajudar a gabar a sua aplicação.

A experiência do Québec em primeiro lugar!

Depois de todos estes esforços, você ainda tem dificuldade em encontrar um emprego? Ir à procura de sua primeira experiência em Quebec! Se paga ou não, é a chave para a sua integração no mercado de trabalho. Aqui estão algumas dicas para chegar lá:

* Voluntariado. Reconhecida como a experiência de trabalho, o voluntariado é uma oportunidade para se socializar, enquanto fazendo algo bom. Ajudar a comunidade de duas ou três horas por semana é suficiente para desenvolver uma rede de contatos e também será considerada a sua primeira experiência em Quebec. Mencioná-la em seu currículo, especialmente desde que a associação de voluntariado para a qual você irá fornecer referências para você.

* Aceitar um emprego temporário, para começar. Embora muitas vezes associado a insegurança, que vai contribuir grandemente para a sua entrada no mercado de trabalho e vai abrir muitas portas mais tarde.

* Aceitar um emprego mais modesto. Quando chegamos em Quebec, tendemos a negar emprego a pretexto de que eles são muito básicas comparadas com as utilizadas em nosso país. No entanto, não devemos esquecer que você está em um processo de integração e que ele deve primeiro provar a si mesmo antes de atingir os picos mais altos. Lembre-se que um trabalho pode evoluir mais pequenos e fazer você chegar a um padrão de vida, pelo menos, equivalente ao que você sabe em seu país.

* Aprender treinados. Algumas áreas específicas da actividade exigir uma atualização de conhecimentos, normas, regulamentos ou leis não são as mesmas em Quebec. formação adequada permitirá um acesso mais fácil à profissão que você exercer antes. Além disso, esses cursos são muitas vezes acompanhada por um estágio, remunerado ou não, que também pode ser reconhecido como sua primeira experiência em Quebec.

Essas dicas vão ajudar você na sua procura de emprego, mas para ser bem-sucedido, você deve desenvolver com sucesso e se diferenciar dos outros candidatos! Lembre-se, uma vez que seu trabalho é encontrado, você vai continuar o seu processo de integração e adaptação à cultura organizacional e os costumes em vigor para impor o seu próprio.

A última palavra: Seja positivo e perseverante, porque os esforços acabam sempre por pagar!

4 comentários:

Igor (Projeto Canada 2012) disse...

Post muito importante!
Parabéns!
:)

vidanovavilleduquebec disse...

Olá!
Adorei o post...vou citá-lo no meu blog!
Bom trabalho!
Abraços
Darlene

Tatiane Dias disse...

Olá Casal,
Como tem passado?

Andei visitando o blog de vocês e gostei bastante, sempre atualizado e com informações bacanas meus parabéns pelo trabalho. Gostaria de lhe fazer um convite, poderiam entrar em contato comigo por email?
Abraços

SonhoComCanada disse...

super bom o post. adorei =)
boas dicas.
abraços.
http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac