Vista panorâmica da cidade de Québec

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Medicamentos - O que levar e como transportar na viagem?


Rapaz, 

Se tem alguém com medo de ficar doente nos primeiros dias, este alguém sou eu.
Estamos tomando vitamina C há pelo menos sete meses, entramos numa reeducação alimentar, academia e até emagrecemos um 'tiquinho', tudo isso para chegarmos bem de saúde e melhores preparados fisicamente no Canadá.

Somos muito dinâmicos e planejamos muitos compromissos assim que chegássemos e o velho ditado: "É melhor prevenir do que remediar", será nosso lema. Chegaremos ainda no inverno, então queremos prevenir remediando, rsrsrsrs.

P.S.: Gostaria de avisar que as informações abaixo foram baseadas nas minhas pesquisas, e é sempre bom buscar em fontes oficiais do governo ou mesmo normas alfandegárias.

Quais os tipos de medicamentos que podemos levar? E devemos ter receita médica para todos eles?

Pesquisei sobre o assunto e encontrei várias informações desencontradas.

Algumas pessoas levaram os medicamentos com receita médica em português, outras com receita em inglês, e outras sem receita nenhuma. Também não vi nenhuma pessoa relatando que não levaria tal medicamento por restrições.

Oficialmente, devemos entrar com receita caso os remédios estejam em grande quantidade ou forem de uso controlado ou contínuo, para uso acima de 90 dias.
Todos devem estar na embalagem original com suas bulas. As receitas também, preferencialmente devem estar traduzidas. Aconselho ainda fazer uma lista com todos os remédios e seus principais componentes ativos.

Também existe um site oficial do governo do Canadá que você poderá averiguar se aquele determinado medicamento exige receita médica. 

O link é:

Como devem ser transportados?

Algumas pessoas levaram em bagagem de mão e outras nas malas despachadas, o importante é que se for em bagagem de mão, deverá seguir as regras de quantidade por frasco e aerosol, e se ultrapassar 100ml deverá vir em um saco ziplock e com receita médica indicando uso contínuo ou controlado.

Nunca, absolutamente nunca, leve os remédios soltos dentro daqueles organizadores de remédios, eles devem sempre estar dentro de suas embalagens originais e com suas bulas. 

Independente da companhia aérea, não li sobre alguém que relatasse problemas com esta questão, eu li também que somente aqueles que passam pelos Estados unidos devem redobrar os cuidados, pois passando por lá são mais exigentes, no entanto, não conheci nenhum caso que obteve problemas. A verdade é que em qualquer aeroporto eles irão implicar mesmo é com quantidade dos líquidos em bagagem de mão e se vc levar uma quantidade enorme de um mesmo medicamento, podendo sim ser visto como tráfico de entorpecentes.
Muito cuidado nessa hora...


O que levaremos?

Pensamos em levar uma "farmacinha" contendo alguns remédios que já usamos no cotidiano e outros que não desejamos usar, mas servirá em caso de urgência

Segue a nossa pequena listinha:
(Não somos hipocondríacos, somente preventivos)

Ferimentos ou machucados:
* 1 unid. Termômetro;
* 2 pact. Gazes e esparadrapos;
* 1 unid. Antisséptico para ferimentos;
* 1 unid. Cicatrizante Sanativo;
* 1 unid. Bolsa em gel;
* 1 cx. Band-aid;
* 1 unid. Cataflan em aerosol;

Uso diário e contínuo:

* 3 cx. Vitamina C;
* 9 cx. Anticoncepcional / Gracial (Uso contínuo);
* 2 cx. Aerolin Spray (Uso contínuo);
* 2 cx. Fitoesteróides de óleo de soja em cápsulas p/ colesterol;

Dor, gripe, pequenos incômodos e afins:

* 2 cx. Paracetamol;
* 2 cx. Dorflex;
* 4 unid. Multigrip;
* 1 cx. Vick Pyrena;
* 1 cx. Benalet pastilhas;
* 1 unid. Própolis;
* 1 unid. VapoRub / descongestionante unguento;
* 2 cx. Luftal;
* 4 unid. Floratil;
* 1 cx. Atroveran;
* 2 cx. Antialérgico;
* 1 unid. Fluidificante nasal;
* 1 unid. Cerumin p/ ouvido;
* 1 unid. Colírio;
* 3 cx. Magnésia Bisurada;
* 1 cx. Buscopan;
* 1 unid. Hipoglos amêndoas;

Infecções e dores maiores:

 * 2 cx. Diclofenaco de potássio;
 * 1 cx. Amoxilina;
* 2 cx. Nimesulida;
* 1 cx. Omeprazol;
 
Ok, posso até ter exagerado um pouquinho, mas me sinto mais tranquila e é o que vale pra nós por enquanto. Ah, também sei que vários destes medicamentos são vendidos por lá, mas alguns nós já tínhamos em casa e por isso vamos levar.

Se alguém teve alguma experiência negativa enquanto levava medicamentos para o Canadá, por favor comente, compartilhe conosco, gostaríamos de saber a sua experiência.

Até o próximo post...ainda no Brasil....

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Contagem regressiva...sete dias para a viagem.

Boa tarde querido Diário,

Desde a minha última postagem, tenho recebido muitos comentários e estou adorando ler todos. Muito obrigada.

E agora só faltam sete dias para a nossa viagem e ainda tem muita coisa pra fazermos, vender o nosso carro, algumas consultas médicas, terminar de arrumar as malas, despedidas finais e comprar alguns dólares....que por falar nisso...gente, esse dólar não quer baixar!!!!

Você pode estar pensando, o por quê não compramos antes, simplesmente porque quando achávamos por um bom preço não tinha a moeda na casa de câmbio e ai o tempo foi passando, passando e estamos aqui loucos pra comprar e nada de baixar sequer um pouquinho, aff.

Fora estas pendências, estamos contando as horas para o embarque, sabendo que as temperaturas não andam nada calorosas por lá. Esperávamos chegar com uma temperatura mais amena, e ainda desejamos que o frio não seja tão drástico como tem sido estas últimas semanas.

O post sobre a abertura de conta no HSBC está quase pronto e lanço ainda esta semana.



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O vazio e a esperança


Sentei no chão e chorei sozinha.
(...)

Enquanto o último móvel descia e a chave na mão aguardava ser entregue, registrei o vazio daquele espaço lindo, colorido e iluminado.

Meu apartamento amarelo, de porta azul, e uma linda e enorme janela será um dos lugares que mais sentirei falta, aaaah e a janela.
(...)

A casa dos meus pais agora é o meu refúgio, já não me sinto de lugar nenhum, sem minha casa, sem minha cama, sem um lugar pra chamar de meu lar.

Tudo agora é caos, nada encontro, nada percebo e tudo misturado confunde e enfada os olhos.

Tudo agora é quadrado e de papelão, encaixotado para a despedida, que se resumirá em malas cheias de esperança.

O poder de sintetizar virou minha sina; o sapato, a roupa, os presentes, os livros, meus pincéis, e minha arte se espremem desejando fazer parte de uma nova história, como se disputassem um lugar de importância, não sabendo que são todos especiais. 
Neste caso o especial dá lugar ao essencial que se soma as gramas de uma mala compactada e de peso definido.

Vender, se desfazer, doar, se dar, faz parte de um processo doloroso de aprendizagem ao que parte. Crescemos e aprendemos a lidar com sentimentos, coisas e pessoas como nunca imaginávamos. 
O abraço que acalanta, a boca que sorri, as mãos que apertam, contrastam com o olhar que inveja, com os braços que se cruzam e com línguas que duvidam. 

A idéia toma forma, agora é um número, uma data, e o nascer do sol e da lua são eventos comemorados como se fossem os últimos, ao mesmo tempo que encurtam os dias e as horas. 
O tempo passa veloz, sem que possamos nos despedir lentamente e decentemente de quem amamos.

E para quem amamos deixamos o vazio, a ausência, uma mágoa e mesmo sem querer demonstramos que escolhemos estar longe e isso deve doer, sim, porque todos choram ao perceber que partiremos.

Cada gesto, cada olhar, cada beijo e abraço o desejamos para a eternidade, até parece que nunca mais os encontraremos. 
Sentimos medo em deixá-los para trás. 
E se não os vermos mais? E se não der tempo de voltar? E se...o medo também tem seu espaço na bagagem e é esta bagagem que levaremos e carregaremos vazias de ausência e cheias de esperança.



Boa noite Diário.




Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac