Vista panorâmica da cidade de Québec

domingo, 12 de outubro de 2014

Anúncio feito. Da pior forma possível

(Momento desabafo)

Boa tarde Diário,
Gostaria de compartilhar com vocês o momento que estamos vivendo agora e talvez evitar que alguém não passe pelo mesmo.

Bem, vocês sabem que sou professora e durante todo o meu processo não contei a ninguém na escola, assim como a maioria faz, não conta no seu ambiente de trabalho.

Ano passado resolvi contar à direção da possibilidade da minha saída e contei para minhas três coordenadoras, isso porque irei tentar fazer um acordo para resgatar meu FGTS e por ai vai.

Muito bem, sexta foi um dia festivo em comemoração ao dia das crianças e eu apresentava uma peça de teatro, quando a coordenadora de eventos anunciou a minha saída da escola dizendo que, ano q vem eu iria embora morar no Canadá, assim...na lata...diante de TODAS AS CRIANÇAS e professores, também estavam alguns pais e as duas outras coordenadoras. 

Imaginem só a minha reação e a minha cara. O_O

Todos estavam perplexos, inclusive as duas outras coordenadoras, professores me fitando nos olhos perguntando se tudo aquilo era verdade, todas as crianças gritando: "Não tia, não vai", repetidas vezes, com muitas delas chorando, tudo isso enquanto estava sozinha em cima do palco, em estado de choque!

Minutos depois descobri que nada disso havia sido combinado, apenas uma das coordenadoras, também minha "amiga", decidiu fazer uma "homenagem", sendo absolutamente inconsequente, e antiprofissional, pois não se anuncia a saída de um professor antes de dezembro, causando assim, um grande transtorno profissional e muitas consequências.

Meu marido e eu havíamos combinado de contar para o restante da família no natal e já estava marcada a reunião com os professores em dezembro, mas agora não há nada pra fazer. Infelizmente no teatro da escola tinham alunos que pertencem a igreja que faço parte e lá também não havia contado nada.

Enfim, o que aprendemos com isso tudo? Não confie a NINGUÉM os seus segredos, por mais amigo, por mais leal ou profissional ele te pareça, este alguém também pode errar feio com você e te expor a uma situação como está. 

Estamos perplexos, tristes e arretados. Não consegui dormir este fim de semana em meio a muitos pesadelos. Fica a lição, se você não quer que ninguém saiba, não conte a NINGUÉM!

Agora terei que administrar a situação, com professores o tempo todo perguntando; "E ai, quando vai?", " Você vai mesmo?", "Vai fazer o que lá?", "Já tem trabalho?". Com os pais perguntando; "Quem vai ficar no seu lugar?" E principalmente com as crianças chorando e me pedindo pra ficar. Teremos que lidar com a minha família preocupada antes da hora e com a minha igreja fazendo mil perguntas.

Amanha terei que correr na direção e anunciar oficialmente a minha saída e adiantar o anúncio para a família, pois na escola tenho alunos primos :/

E você já passou por algo parecido? Espero que não, pois tem sido terrível pra nós.

24 comentários:

Vancouver +3 disse...

Muito chato mesmo!!! mas veja pelo lado positivo: é como se a vida tivesse fechando uma página e começando um novo capítulo. Agora é rumo ao Canadá.
Obrigada pela sua mensagem de apoio no meu blog... bjs

Anônimo disse...

Olá, li seu post e me identifiquei bastante. Estamos iniciando nosso processo agora e escolhemos não comentar com ninguém, pelo menos até que tudo esteja acertado para nossa ida e imagino como deve ter sido essa experiência para você.

Mas, só o que posso lhe dizer é que tudo vai se acertar, fique tranquila, dezembro já está batendo na porta. Keep Calm and dream about Canada! rsrsrs

Boa sorte.

http://sagacanada.blogspot.com.br/

Chicorel disse...

Que situação! Sim acredito no mesmo...há um segredo em guardar segredo...boa sorte! Sabedoria nesta hora...

Paulo Mesquita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá.
Situação chocante pra dizer o mínimo. E que "amiga" sem noção hein!

O estrago já feito, agora é administrar da melhor forma possível.

Abraço

Unknown disse...

Infelizmente essas coisas acontecem, até mesmo por ingenuidade ou acidente. Eu não passei. Mas minha tendência é a de ser completamente aberto sobre a imigração, principalmente porque estamos com os vistos na mão e com a data da ida já fechada. Mas minha esposa prefere ser reservada. Nesta altura do campeonato, conta às pessoas que lhe inspiram confiança e sempre fora da internet e principalmente do Facebook. Acredito que ela teme a superexposição nas redes sociais, as críticas, o excesso de perguntas.
Na maior parte das vezes, as pessoas que souberam deram apoio. Até estranhei.
Eu não devo nada a ninguém e na verdade a famosa pergunta que incomoda - "já tem trabalho?" - se aplica ao Brasil também. Estou na fase das pesquisas temporárias da carreira acadêmica e sem nada permanente em vista.
A questão de contar à família, principalmente, me parece problemática e tenho a impressão de que quem se abre desde o início acaba levando as coisas com mais tranquilidade. De repente, eles têm que lidar com um fato inesperado: a nossa partida iminente do Brasil. Talvez seja melhor irmos quando eles já tenham digerido e estejam pelo menos conformados com nossa ida porque o sofrimento de ambas as partes é menor.

Ucrâmbuco! disse...

Puxa vida que situação hein!

Anônimo disse...

Putz... que situacao !

Mantenha a calma e peca a Deus que te mostre como solucionar a situacao com a Escola por causa do FGTS.

No mais... programado ou de surpresa, sempre eh dificil.
Muitos dos seus parentes iriam ficar frustrados por receberem uma noticia dessas no Natal com a possibilidade de voces ouvirem: "voces estragaram o nosso Natal."

Ah... e aproveitem o amor e carinho das pessoas que vao sentir falta de voces... pois tudo passa.... tudo.

Espero que muitos outros leiam o seu relato, obrigado por compartilhar.

Nossa torcida e oracoes.

Diário Canadá Brasil disse...

Vancouve 3+,
De fato temos encarar assim, uma página virada.
Torcendo por vc!

Diário Canadá Brasil disse...

Saga Canadá,
Obg, esperamos q tudo se acerte mesmo.
Valeu.

Diário Canadá Brasil disse...

Chicorel,
Aprendi bem a lição.
É verdade, quer guardar segredo, guarde-o de todos.

Diário Canadá Brasil disse...

Paulo,
Vc tem toda razão.
Hj pela manha já estavam cogitando quem iria ficar no meu lugar, triste
:/
Vc que é professor sabe bem do que estou falando.

Diário Canadá Brasil disse...

Diogo,
Esta "amiga" é mesmo sem noção!
Rsrsrsrs

Diário Canadá Brasil disse...

Alex,
a verdade é q n estava escondendo da minha familia, ja haviamos contado para pais, irmãos, e cunhados, e só, iriamos contar para o restante no natal.
Mas o q importa é q devemos aprender a guardar bem nossa intimidade e assuntos pessoais e ter certeza para quem contamos
O ideal mesmo é n confiar em ninguém.
Siga o conselho de sua esposa!

Diário Canadá Brasil disse...

Ucrâmbuco e anônimo,
Foi triste mesmo, mas estamos tentando superar e administrar a situação, muito chato mesmo.

Anônimo disse...

Q absurdo!!!! Q amiga em???? Fica a lição....

Sandro disse...

Tenho filhos na escola aqui em Montreal e percebo o quão anti-profissional sua "amiga" foi, não só por causa de você, mas também pelas crianças.

A professora do meu filho, aqui em Montreal, está grávida e terá que sair no meio do ano letivo, ela contou isso na reunião de pais e pediu que não falassem nada com as crianças, pois ela queria anunciar para as crianças no tempo correto e da maneira correta.

Se você pretende trabalhar com ensino aqui no Canadá, provavelmente vai encontrar "amigos" mais profissionais... boa sorte.

Cindy disse...

Oiiee gente,... mas que barbaridade!!!! Não consigo imaginar minha reacao numa situação dessas.
Concordo com o que ja foi dito, vira a pagina e bola pra frente. E pensem que a cada dia que passa, voces estão mais perto de realizar o sonho!
Abracos.

Unknown disse...

Que sacanagem fizeram com vc !! Falta de profissionalismo.
Boa sorte aí !

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

Diário Canadá Brasil disse...

Sandro, quero muito continuar na área da educação e experimentar o ensino no Canadá, e acredito tbm que provavelmente isso não aconteceria por ai.

Cindy, é nisso que temos focado no futuro e a realização do nosso sonho.

Catherine,
Sem dúvida foi uma sacanagem e falta de profissionalismo tremenda.
Ainda não consigo acreditar em tamanha vergonha.

Doug Ramsey disse...

Difícil, hein? Por isso que realmente cada um tem que ver a sua situação e decidir se conta ou não, e pra quem conta. Eu não tive problema nenhum, graças a Deus, mas infelizmente não são poucas as histórias de quem contou e, por um motivo ou por outro, acabou se arrependendo :/

Mas, já que aconteceu, entrem no barco, sigam a corrente, expliquem os motivos (que são justíssimos) e deixem as pessoas lidarem com isso como acharem melhor.

Abraço!

Diário Canadá Brasil disse...

Pois é Doug,
Não tem sido facil administrar este situação na escola.Contudo resolvi não dar muitas explicações, e nem sou obrigada a isso, portanto, tenho sido economica em justificar e pronto, quanto as crianças ai fica bem dificil, o tempo todo perguntam quando eu voltarei, e choram...enfim.... C'est la vie.

Anônimo disse...

Nós só contamos para nossas mães a nossa decisão e não vamos falar nada para ninguem até ter os vistos aprovados! Entendemos sua situação e por isso mesmo também optamos por não dizer nada ainda a ninguém! Mas que chata essa situação, hein :/

Diário Canadá Brasil disse...

Olá dois no Canadá,
Vcs estão no caminho certo, nada de compartilhar nada com NINGUÉM, até que já estejam com vistos e passagens compradas.

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac