Vista panorâmica da cidade de Québec

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Exames médicos adiados e plano B


Boa noite Diário,

Não se espantem. Com nossa consulta marcada para ontem (dia 27) e exames de sangue e urina já prontos, soubemos que o visto que receberemos terá validade de um ano, CONTANDO, da data dos primeiros exames médicos. Oi?!
 
Você já sabia disso? Nós não sabíamos. E graças a Deus e ao Santo Leonel, amigo que mora em Ville de Québec, por pouco não chegamos a nos consultar. E por que isto?! Vou explicar.

Como havíamos dito antes, não esperávamos por estes pedidos de exames este ano, não acreditávamos mesmo na possibilidade de chegarem ainda este semestre e os planos de chegarmos no Canadá ficou para 2015. Diante disto, nos planejamos e nos comprometemos com muitas coisas aqui no Brasil em 2014.

 O fato, é que, se tivéssemos nos consultado ontem dia 27 de Janeiro, teríamos até o dia 23 de Janeiro (data que fizemos os nossos exames) para entrarmos no Canadá, e considerando que não iremos este ano, também não nos é lícito, chegarmos em pleno inverno (Janeiro de 2015), portanto, se temos 60 dias para realizarmos a consulta e os exames, decidimos pelo plano B, estender o nosso prazo de entrada até quase o limite da data, então faremos a consulta e os exames no início de março, deixando uma folga de pelo menos 20 dias para entramos no Canadá.

Vale salientar, que tudo pode acontecer ainda em 2014, ou seja, ainda existe a possibilidade de irmos no segundo semestre, se conseguirmos resolver algumas pendências com relação ao trabalho, saúde, família, além claro, de juntarmos mais grana pra chegarmos com mais tranquilidade. 

"Então porque vocês não pegam os vistos agora, entram no Canadá nas férias de julho, voltam pro Brasil e regressam em 2015?"

Simplesmente porque isto não faz o menor sentido pra nós.  
Primeiro, pra podermos voltar ao Brasil, precisaríamos de um outro visto, que só deveremos conseguir depois de adquirirmos o PR (Cartão de Residente Permanente) no Canadá, o que demora em média, um mês SE, não tivermos nenhum problema com fotos ou etc. Segundo, nós só temos um mês de férias e a empresa que o meu marido trabalha e a escola que trabalho, não ficarão esperando que cheguem as nossas PRs e retornemos ao trabalho. Terceiro, é muita grana pra dar duas vezes em passagens aéreas, uma em Julho outra em Março, o mês que realmente desejamos imigrar, ou seja, esta idéia,está fora de cogitação.

Portanto meus amigos, ainda não chegou a nossa vez, pelo menos por enquanto, claro tudo pode acontecer, as coisas podem mudar e podem surgir novidades, mas falo por HOJE, não será prudente de nossa parte arriscarmos prevê o segundo semestre, nem muito menos chegarmos no inverno sem emprego e apartamento. Mas o fato de termos recebido os Exames médicos este mês nos trouxe tranquilidade para nos planejarmos melhor, sem pressa e de maneira responsável, e não pensem que não gostaria de já estar em terras canadenses, mas a minha ansiedade e vontade de se estar lá, não me traz paz ao coração, pelo menos hoje.

E claro, se algo novo surgir, e os planos mudarem virei ao Diário contar. Assim que fizermos nossos exames contaremos aqui também.

Bonne chance para todos nós!

22 comentários:

Leonel Luiz disse...

É isso aeww Danielle, a pressa é a inimiga da perfeição e tudo ao seu tempo.

Diário Canadá Brasil disse...

Obrigada Leo,
Se não fosse vc meu amigo, estávamos tendo que correr contra o tempo agora.
Muito obrigada mesmo.

Unknown disse...

Tu as totalement raison prenez votre temps et immigrer le plus tranquillement possible.bisous ma belle. Saudades

Márcio Nascimento disse...

Dani, parabéns por planejar e não ficar parada enquanto aguardava seu processo.

Unknown disse...

Vocês demonstram muita responsabilidade, até mesmo porque mudar para outros país não é algo corriqueiro. Faço uma pergunta, vocês têm relatos de pessoas que extenderam para mais de 60 dias o prazo para os exames médicos, ou seja, permissão para se fazer depois de vencido o primeiro prazo?
Abraço e boa sorte!

Ana disse...

Oi pessoal, nós sabíamos disso, achei que era do conhecimento de todos. Fizemos como vocês pretendem fazer, realizamos os exames em abril de 2013, e quando recebemos nosso visto de entrada ele veio com vencimento para maio de 2014 (13 meses). Deixamos esse meio tempo para nos prepararmos com calma e estamos indo em abril agora. Acho que vocês fazem bem. Aproveitem para pesquisar as datas de início dos cursos de francisação, nos arrependemos um pouco de não tê-lo feito. Vamos chegar um pouco em cima da hora para pegar vagas na temps complet do MICC (alguns dias antes).

Boa sorte!
Abraços,
Ana.

Diário Canadá Brasil disse...

Own gente, valeu mesmo,
Não conhecemos ninguém q tenha feito isso, e tínhamos medo mesmo em fazer, até pq todos q conhecemos irão ainda este ano, então nos sentimos um peixe fora d'agua.

E é muito bom saber q outros já passaram por isso como Ana, e receber força em nossa decisão de vcs como, Fábio Teixas, Márcio, Leo, Unknown, nos ajuda a continuar, valeu mesmo!!

Sabrine Bystronski disse...

Entendo perfeitamente o que vocês estão fazendo. Estamos fazendo o mesmo... ficamos felizes com o pedido de exames médicos mas chegou antes do esperado. Também planejamos a ida para 2015 a nossa chegada e deixaremos para fazer o exames quase no final para não precisar chegar no inverno. É estranho ver todos fazendo os exames e recebendo pedido de passaportes enquanto aguardamos. C'est la vie! Abraços Sabrine

Diário Canadá Brasil disse...

Kkkkkk, é mesmo Sabrine, a impressão q dá é q estamos fazendo algo errado n é mesmo, rsrsrssr
Mas estamos mais tranquilos com esta decisão.

Ucrâmbuco! disse...

Olá, tudo bem? Só uma pergunta: Não entendi o que voc~e quis dizer: "Primeiro, pra podermos voltar ao Brasil, precisaríamos de um outro visto, que só deveremos conseguir depois de adquirirmos o PR (Cartão de Residente Permanente) no Canadá, o que demora em média, um mês SE,"
Seria o RP somente né? Também iremos em 2015 e no caso estou pensando em deixar pra fazer o exame no limite.. mas e se os exames derem algo que precise de especialista, será que não tem problemas?

Diário Canadá Brasil disse...

Ucrâmbuco,

É isso mesmo. Quando chegarmos no Canadá, pra podermos voltar ao Brasil deveremos esperar o Cartão de residente permanente que demora pelo menos um mês, dai sim podemos regressar ao Brasil.

E ai com o cartão de Residente Permanente tá tranquilo, antes dele, n tem como voltar, a não ser q vc entre em contato com o consulado lá no Canadá e explique q é uma emergência, ou sei lá o q, dê outro motivo importante...

Mas n entendi quanto precisar de um especialista...
basta fazer os exames e a consulta com o médico credenciado, mas cuidado com o prazo de 60 dias.

Doug Ramsey disse...

Desde o dia em que recebi o pedido estou pensando em fazer exatamente a mesma coisa! Eu sabia que o prazo de um ano é contado a partir dos exames médicos, e por isso, embora feliz pela possibilidade de acabar o processo logo, o primeiro pensamento foi: "acho que não vai dar pra ir esse ano e só vou ter, na melhor das hipóteses, até fevereiro do ano que vem pra entrar". Então também tô seriamente tentado a adiar meus exames também.

Agora, quanto a ter de entrar no Canadá e ter de esperar o cartão de residente permanente, não é preciso não, viu? A não ser que algo tenha mudado, você pode fazer o landing e voltar para o Brasil sem o cartão. Daí, na hora de voltar, vai ter que solicitar um documento específico no consulado para poder entrar já como residente permanente, mas sem o cartão. Vi relatos de várias pessoas que fizeram isso, só tem que checar se isso ainda vale e se, no caso de vocês, seria útil.

Pelo menos, agora a espera é por nossa conta hehehe
Abraços!
http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

Diário Canadá Brasil disse...

Sim, é verdade n precisa do Cartão RP para voltar ao Brasil, mas sei q para voltar ao Canadá sim. Conheço pessoas q pediram q amigos enviassem pelos correios ao Brasil e dai entraram com o PR, n sei sobre voltar ao Canadá sem o PR.
De qualquer forma, n podemos contar com a sorte, pois se por acaso ocorrer algum problema, como já vi acontecer com outros amigos, precisaram de mim por lá, portanto, prefiro ir de vez mesmo, sem falar no gasto de deslocamento, enfim..
Vou pesquisar mais a respeito.
Valeu Doug e sorte pra vc tbm, nós realmente decidimos por aumentar o nosso prazo ao limite, mesmo q decidamos ir este ano, prefiro n arriscar deixar um prazo muito curto.

Unknown disse...

Oi! Meu nome é Natália e estou aguardando o CSQ. Tenho uma dúvida que é fora do contexto desta publicação, mas achei que vocês poderiam me ajudar... Se eu entrei com o processo de imigração pra Quèbec, eu só posso ficar em Quèbec? Ou posso escolher qualquer outra província? Como Alberta, por exemplo... Por motivos pessoais não tenho mais interesse em morar em Quèbec e queria confirmar se posso ir para outra província mesmo entrando no país através do processo de Québec. Aguardo contato. Obrigada!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi! Meu nome é Natália e estou esperando o CSQ. Gostaria de tirar uma dúvida que é fora do contexto desta publicação, mas talvez vocês possam me ajudar. Se eu entrar no país através do processo de imigração pra Quèbec, eu sou obrigada a morar em Quèbec? Ou eu posso morar em qualquer outra província do Canadá? Ou seja, entro por Montréal e no mesmo dia vou pra outra província... Aguardo retorno! Obrigada!

Diário Canadá Brasil disse...

Natália Aguiar,

Vc fazendo o processo de Imigração para o Québec, entende-se q vc deseje ficar em Québec, maaaaaaaas nada te prenderá, vc poderá ir sim para outras províncias.

Conheço pessoas q fizeram todo o processo, foram pra Quebec, tentaram se adaptar e n conseguiram, então foram pra Toronto e estão até hj.
O meu conselho é, ao menos de uma chance ao Québec, afinal de contas se vc for aprovada e chamada por eles é pq eles esperam por vc lá.
Mas enfim... sim vc pode ir para outros lugares dentro do Canadá e não é "obrigada" a morar em Québec.

Sandro disse...

Olá,

o prazo de um ano após os exames médicos, é um fato que todos deveriam saber, ainda bem que vocês foram avisados a tempo.

Muitas pessoas vem para o Candá só para dar entrada, deixando uma pessoa de confiança para receber os CRPs e enviar por Fedex para vocês no Brasil. Mas se vocês não puderem fazer isso, tentem entrar em contato com o consulado para ver se conseguem estender o prazo de 60 dias. sem correr o risco do processo caducar!

Boa Sorte,

Diário Canadá Brasil disse...

Não se preocupe Sandro,
Não estenderemos demais o prazo, faremos de tudo pra que ocorra no período certo, estamos atentos a isso, só não queremos ir em janeiro.

Deixaremos um período de 20 dias antes do fim do prazo.
Conheço um casal que fez isso e deu tudo certo.

Assim que fizermos os exames e a consulta contaremos por aqui.

Obrigada pela preocupação e atenção.

Unknown disse...

Alguém já respondeu os formulários do visto de estudante ...Não estou conseguindo ..ajudem por favor

Diário Canadá Brasil disse...

Denayde,
Eu n conheço os formulários do visto de estudante, mas n existe um site oficial pra te ajudar?

Unknown disse...

Obrigada...

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac