Vista panorâmica da cidade de Québec

domingo, 1 de julho de 2012

Canadá e Québec fecham as portas...por enquanto

Le ministre Kenney prend la parole au Congrès national de Metropolis et décrit sa vision d’un système d’immigration synonyme de rapidité et de souplesse

Notícias em sites oficiais:

Canadá:
* Ministro Kenney estabelece as bases para um novo sistema de imigração mais rápido e mais flexível

Québec:
* Novas regras para o recebimento por categoria de imigração
* Novos formulários para as novas regras


Pois é caros amigos, o que dizer diante das últimas notícias?

Não quis ser repetitiva e escrever o que vocês já leram em tantos blogs e sites, gostaria de dar a minha opinião sobre o assunto e falar para aqueles que possivelmente se encontram tristes e perdidos com essas notícias.

Eu soube no primeiro dia que foi dada a informação, mas fiquei um pouco confusa se isto influenciaria o Processo por Québec ou não, foi quando me deparei com a informação no site do MICC.

Bem, eu sempre achei que um dia isso pudesse acontecer.

Prestem atenção, eu NÃO estou dizendo que o processo acabou ou ninguém mais deve aplicar.
A verdade é que aqueles que NÃO possuem um diploma québecois, uma oferta de emprego, ou não estão nesta lista ou nesta lista anunciada por eles, NÃO poderão aplicar ou dar entrada no processo até 31 de março de 2013.

O que isto significa para aqueles que já deram entrada no processo e aguardam a entrevista ou o visto no Processo Federal?...NÃO SEI!

Exatamente isso, não dá  pra saber ou adivinhar. Há quem diga que vai melhorar e agilizar o processo, o que será bom e nada mudará para este grupo, e existe aqueles que acreditam na possibilidade do governo parar total e só voltar a andar quando acertar as pernas.

Mas é bom deixar claro que primeiro foi uma decisão do Governo Federal do Canadá seguido pelo MICC (Ministre de l’Immigration et des Communautés culturelles) do Québec. Se uma decisão influencia a outra? É óbvio que sim.

Le ministre Kenney accueille aujourd’hui l’adoption définitive et la sanction royale de la projet de loi C-31 (Loi visant à protéger le système d’immigration du Canada) qui protégera et améliorera le système d’immigration du Canada

Apesar de ter o seu próprio processo de imigração, o governo do Québec não é independente do Canadá e suas decisões interferem diretamente na sociedade canadense.

Acredito que esta decisão não tem só a ver com o interesse em "organizar" os departamentos de análise do CIC ou do MICC, esta decisão está diretamente ligada ao momento político e econômico que o Canadá e o mundo tem vivido atualmente. A política mundial agora busca cautela.

Se levarmos em conta o grande número de imigrantes refugiados, desempregados e despreparados que só mamam nas tetas do governo, poderemos entender melhor todas estas mudanças e novas regras. Afinal a cultura, a educação, a saúde, a segurança e a economia do país estão em jogo e cabe aos seus governantes zelar por elas.

Consequentemente, é fato que eles desejam melhor selecionar este candidato a cidadão canadense e para fazer isto deverão arrumar a casa e não somente isto, mas, modernizar, informatizar, contratar e qualificar seus funcionários para esta tarefa.

O que fazemos então?
(...)
Para os que já deram entrada no processo e aguardam a entrevista ou o visto...Continuar aguardando.
Não há absolutamente nada que possamos fazer para mudar alguma coisa neste processo.

Para aqueles que ainda não deram entrada no processo provincial, eu acho que cada caso é um caso.

Por exemplo, tem gente que já investiu muito nisso, e não falo só de dinheiro mas de tempo, e já outros que ainda irão começar. Eu diria que repensem e observem o caminho já trilhado, vale a pena continuar? Vale a pena esperar? E os gastos que ainda terei? E o que farei durante este tempo? 

Se vc não deu entrada mas estava no meio do caminho e tem um profissão de demanda, meu amigo, não desanime, tente entrar com emprego!
Corra atrás das ofertas de emprego, das missões de recrutamento, coloque currículo em tudo que é empresa, cadastre-se em sites de emprego e siga até onde você conseguir andar (este conselho também vale para os que aguardam a entrevista ou o visto e estão na área de demanda )

Para aqueles que ainda não começaram, huuuuum, pense bem, e se você realmente deseja arriscar, aproveite este tempo para estudar e investir no francês e inglês, se você estiver com grana sobrando sugiro que vá fazer um curso em Québec em busca de um diploma quebecois, mas lembre-se que provavelmente quando o processo de análise voltar, ocorrerá mais mudanças e certamente mais exigentes.

Enfim caros amigos, ainda escreveria muito sobre o assunto, mas acho que este momento é para refletir e aguardar pra ver o que acontece.

Sorte para todos nós!

12 comentários:

Leandro disse...

Primeiro parabéns pelo blog.

Felizmente estou na lista dos que eles ainda querem. Tem que cuidar bem isso, porque as restrições não são pra todos.

Mas valeu pela informação. Estou somente aguardando fazer o TCF agora em agosto para encaminhar minha solicitação.

Unknown disse...

ainda estou longe de poder dar entrada no processo. pra mim só resta esperar e ver o que acontece até poder concretizar esse projeto.
mas desejo boa sorte aos que já estão com o processo encaminhando, que essa parada seja para melhor.
Happy Canada Day !!
abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br

Joao Victor disse...

Ow amigo, nao da susto no pessoal nao.. o seu post esta confuso e acabou de me dar um tremendo susto, basicamente nada mudou, apenas foi oficializado o que estava pendente de aprovacao do governo, entretanto inclusive os que são dio grupo DOIS (6Pontos) ainda continuam elegiveis de enviar a requisicao para imigracao por skilled worker. Vide: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/informations/applications-receipt.html

Diário Canadá Brasil disse...

GENTE, PRESTA ATENÇÃO EU NÃO DISSE Q O PROCESSO ACABOU P TODOS, AGORA EU DESTAQUEI NO POST, OK.

A INTENÇÃO N É DEIXAR NINGUÉM CONFUSO, HEIM.

VALEU PELOS COMENTÁRIOS

Caio Cologni disse...

Nossa, gelei também. Principalmente na hora que vi que a minha profissao que dá 6 pontos não estava na lista. Mas vendo no site http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/reception-demandes.html vi que ainda recebem SIM profissoes que dão 6 pontos. Então a informação dada está errada! e que bom que está! =)

Boa sorte a todos, pois está cada vez mais difícil para nós, mas desistir JAMAIS!!!

Diário Canadá Brasil disse...

Caio,
Sugiro q leia melhor o post, não há nenhuma informação errada, inclusive postei sites oficiais.

Doug Ramsey disse...

Diário,

Acho que eles estão se referindo ao link que é aberto quando a gente clica em "lista".. O arquivo só mostra as profissões que dão 12 ou 16 pontos, e não as de 6 que estão em outra lista, em outro arquivo. Mas, como vc disse, é só ler e seguir os outros links que dá pra achar.

Abraço, e vamos torcer pra essas mudanças pararem por aqui!
Doug
http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

Diário Canadá Brasil disse...

Muuuuuuuuuuuuuuuuito obrigada Doug,
Não estava entendo o q as pessoas estavam se referindo, pois coloquei os links, mas entendi é a lista, ok.

Mais uma vez Merci.

Anônimo disse...

Olá pessoal!
Quero registrar aqui minha opinião (que para alguns vai parecer um tanto quanto radical, mas é minha opinião...)
Eu concordo que o governo do Canadá e do Québec tem que colocar a casa em ordem, mas acho que eles precisam ir mais além. Tem milhares de imigrantes morando no Québec há anos (leia-se 5, 10 anos e até mais) e que até hoje não conseguem se comunicar em francês! (É isso mesmo! Vocês não leram errado não...). Muitos, como Diário citou, estão mamando nas tetas do governo, enquanto outros se viram como podem em survival jobs.
Eu acho muita cara de pau desse povo estar lá há tanto tempo e não ter tido o mínimo interesse em aprender o idioma do lugar que os acolheu. Porque vamos e convenhamos: 5, 10 anos de imersão e a pessoa ainda não consegue se comunicar, não pode ser outra coisa senão falta de interesse (aqui vale lembrar que o governo ainda paga para a pessoa aprender francês...). E agora nós estamos aqui, sofrendo as conseqüências das atitudes egoístas dessas pessoas. Sinceramente? Estou torcendo para o governo se tocar e revogar os vistos, a cidadania ou seja lá o que for desse povo.

Diário Canadá Brasil disse...

Esta é uma realidade no Canadá.
Vc tem razão.

Eduardo e Oniraci disse...

Na minha opinião, as pessoas que já está no Processo Quebec aguardando a entrevista ou o CSQ direto, não estarão impedidas de dar entrada na Fase Federal... Pelo que li em vários locais, quem deu entrada no Processo via Québec já iniciou o Processo que é único e divido em duas etapas. Então, o processo já teria sido iniciado. Ainda não tenho certeza de nada. Estamos com 7 meses de Provincial e sem resposta nenhuma. O ideal seria perguntar para Maura no Consulado se quem conseguir o CSQ poderá enviar a papelada. É a melhor solução. Quem fizer isso avisa pra galera. VAmos manter a calma ! Com fé em Deus vai dar tudo certo !

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Pelo que entendi quem já deu entrada não vai sofre impacto algum. Tudo continua como antes.

E a vida segue...

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac