Já tem algum tempo que venho lendo e escrevendo sobre possíveis mudanças no Processo de Imigração para o Québec.
Blogs, vídeos, palestras...muitas são as fontes que trazem todo tipo de informação a respeito do processo.
É certo que algumas coisas mudaram e uma delas foi o tempo de processo federal, influenciando é claro a etapa e convocação para as entrevistas. A saída de Soraia Tendel este ano e a implementação de um sistema mais moderno e organizado também foi um acontecimento importante para o processo de seleção.
Contudo, podemos afirmar que muito do que ouvimos ou lemos são apenas boatos terroristas, daí uma onda toma conta da galera que começa desesperadamente buscar documentos, intensivos de francês, adiantar cadeiras na faculdade pra adquirir logo o diploma, enfim, um desespero só, tudo porque leram ou ouviram falar que o Processo de imigração para o Québec ficará ultra difícil e até mesmo acabará em 2012 (junto com o mundo, rsrsrsrs).
Gente, eu aconselho a todos que, assim como eu, gostam de ler blogs e fazer parte de grupos e fóruns de discussão; busquem sempre em fontes oficiais.
São muitos os rumores, mas é aceitável que no decorrer dos anos o processo modifique, se adeque a economia, e a estrutura atual da região, óbvio.
Portanto, deixo aqui uma fonte oficial (em francês) do que estar por vir.
E outras oficiais.
Exigente no francês, prova de francês em lugar de 150h, dimuição da idade, só vão casados, mais de 16 meses para o Processo Federal, mudança de endereço do Consulado no Brasil.... vamos deixar acontecer e estar antenados no site do MICC, e enquanto isso estejamos firmes em nossas pesquisas e estudando francês e inglês não para passar numa entrevista, mas para vivermos no Canadá, porque como um amigo nosso diz "a vida segue..."
11 comentários:
Concordo com você. Nada de desepero, informe-se antes.
E a vida segue...
É isso ai, preparação é tudo!
Os "bons" sempre terão o seu lugar no topo...
Sucesso!
p.s.: Fica bom desse pé logo!!!
Isso é fato Dani!! Preparo e organização para vivermos no Canadá..... !! Muito bom post....
Como vc fez essa neve cair aiiii??? Ameeeeeeeeei !!!bjus
Pois é eu até já tinha postado essas mudanças de 2012 a 2015, mas temos que ver o que realmente vai ou não acontecer.
Achei esses boatos muito estranhos e até vi em um blog(http://www.tresbienquebec.com/2011/11/o-prazo-do-federal-diminuiu.html) que o processo federal tinha até diminuído para 6 meses e vez de aumentar.
Quando vi a notícia (boato), quase morri!
Mas também sei que se não vem em fonte oficial não serve de nada, e na comunidade BR-QC também não deram muita importância ao assunto.
Nos comunicados oficiais só falam em diminuição e o bendito francês...mas não falam em mudanças radicais.
Enfim, junta a minha ansiedade e também o terrorismo = piri paque
é fato mesmo!
Estou tenso com essas mudanças já! -_-
Ola!
Deem uma olhada no meu blog fiz um post atualizado de uma palestra do Sr Gilles Mascle do consulado, tem algumas informações que talvez esclarecam as duvidas de voces!
http://goianiaincanada.blogspot.com/
Obrigada pela mensagem lá no blog.
Pois é, nada de surpresas, só precisamos ficar atualizados. E se guardar dinheiro e estudar inglês e francês já era parte do processo, as mudanças não são tantas!!!
Ahhh... Voltamos de férias agora aí de PE...Que lugar lindo hein?!
Bjs
Olá,
Sou o criador do sistema de timelines (timelines-quebec.com) e estou tendo problemas para enviar e-mail de atividades recentes para o e-mail cadastrado em sua conta. Tentei eu mesmo entrar em contato com vocês por e-mail e não obtive sucesso (o e-mail também retornou).
Vocês podem entrar em contato comigo?
Abraços
Eric Sobral
http://eunoquebec.wordpress.com
Olá,
Pretendo aplicar nos próximos meses (após fazer o exame de proficiência de francês TCF e de inglês IELTS), mas tenho uma dúvida com relação ao fato de já ter 38 anos e ser solteira. Morei em Toronto por quase 4 anos e minha área de atuação é Administração, Comex e TI.
Ainda tenho chances de aplicar ou terei pouca pontuação pelo fato de ser solteira sem filhos?
Merci!
Postar um comentário
Alguns comentários serão respondidos por e-mail.