Vista panorâmica da cidade de Québec

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O mercado de trabalho em Québec


Algumas características e valores do mercado de trabalho Québec



    * A formação mínima exigida na maioria dos trabalhos é de 11 anos de escolaridade, o que corresponde a um diploma do ensino médio (DES).

    * Conhecimento de escrita e fala de idiomas Inglês e Francês determina em grande parte as possibilidades de progressão na carreira.

    * Bons conhecimentos da língua escrita é altamente valorizada em todo o mercado de trabalho profissional.

    * Determinadas ocupações e profissões são regulamentadas, é necessário cumprir várias condições para exercê-los. Se este for seu caso, você deve contatar o profissional ou agência reguladora para obter as informações desejadas.

    * Quebec oferece boas oportunidades para o autônomo ( Eu tenho um amigo em Vancouver que abriu sua empresa por lá e está muito bem)

    * O mercado de trabalho em Quebec consegue empregos de tempo integral, a tempo parcial, temporário ou do contrato.

    * Pequenas e médias empresas (PME) são aqueles que recrutam mais trabalhadores.

    * Pode ser mais fácil conseguir uma entrevista com potenciais empregadores, fora do período das férias de verão.

    * Os valores dominantes em empresas em Quebec são: igualdade, flexibilidade, cooperação e participação. Gestores em Quebec valorizam a participação dos empregados na empresa. Apesar de não fazê-lo sistematicamente, não hesite em consultar os seus subordinados quando necessário. Eles esperam que a comunicação seja direta e o feedback construtivo.

    * Em Quebec, o valor da igualdade de oportunidade é muito importante. Mesmo se você vem de um fundo socioeconômico elevado e têm graus das principais escolas de seu país de origem, os empregadores esperam que você faça a sua prova, como todos os quebequenses. Prove-se pode significar lidar, pelo menos por algum tempo, os trabalhos menos qualificados, uma posição a tempo parcial ou com contrato.

    * Em Quebec, o que está escrito em um contrato de trabalho tem uma importância maior do que a relação que você estabelece com seu empregador. Os direitos de uma posição são geralmente definidas com precisão, mas deixam espaço para a iniciativa pessoal dos funcionários.

    * Empregadores em Quebec valorizam a pontualidade e prazos. As reuniões são geralmente preparadas com uma agenda concreta, que promove o intercâmbio estruturados e ordenados de acordo com os objetivos da reunião.

    * Em Quebec, no recrutamento e na promoção geralmente são baseados em habilidades, conquistas e desempenho de cada funcionário. Muitas vezes, os empregadores de Québec também tlevam em conta a capacidade da pessoa para integrar a equipe.

    * As mulheres são muito ativas no mercado de trabalho em Quebec. Tal como os homens, exercem a profissão de sua escolha. Estas posições são variadas e em todos os níveis da hierarquia nas empresas.

    * Em Quebec, consideramos que um jovem pode ser competente, embora ela tenha pouca experiência.

    * Gestores de Québec, geralmente, procuram o consenso e resolver os conflitos através da negociação e do compromisso.

Segundo dados de Emploi-Québec, 234 mil empregos devem ser criados no Québec de 2008 a 2012. Nesse mesmo período, o crescimento médio dos empregos deve chegar a 1,2%. A esses empregos, agregam-se os cargos que serão disponibilizados por motivos de aposentadoria.

Vários setores de atividades oferecem boas perspectivas de emprego no Québec. Dentre eles, destacam-se:

    * Aeroespacial e aeronáutica;
    * Assistência médica;
    * Construção civil;
    * Química e bioquímica;
    * Serviços;
    * Mineração.


Québec está interessado na sua perícia, principalmente se você é formado em uma das áreas privilegiada.

Québec está dividido em 17 regiões administrativas. Cada região representa excelentes perspectivas de emprego. As cidades do Québec são dotadas de uma economia dinâmica e proporcionam-lhe boas oportunidades profissionais. 

A partir deste post irei colocar várias informações sobre as áreas de trabalho nas diversas províncias de Quebec.
Aguardem...

1 comentários:

Igor (Projeto Canada 2012) disse...

Parece bem interessante mesmo!
Se consegui aprender o francês até la pode ser uma possibilidade!
Tudo de bom.

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac