Vista panorâmica da cidade de Québec

terça-feira, 28 de maio de 2013

Dica: Vídeos de orientação para imigrantes


O CIC - Citoyenneté et Immigration Canada, elaborou um canal que contém vídeos que orientam os recém imigrantes.
Gostei muito de como eles apresentam as informações e exploram diversos temas ligados a imigração, e o francês está bem fácil para compreender. Excelente!


O vídeo abaixo ajuda a se preparar para a chegada no novo país.
Ele explica o que deveremos fazer nas duas primeiras semanas, um passo a passo bem detalhado.

Os tópicos incluem a chegada no aeroporto, o apoio de uma organização que ajuda imigrantes obtenção dos documentos do governo, abrir uma conta bancária canadense, etc.

Para mais informações:
A legendagem deste vídeo e as versões de transcrição e para download, estão disponíveis em


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Missão de recrutamento no Brasil Online

A última missão de recrutamento de profissionais no Brasil foi em Outubro de 2012. 

Devido o sucesso do programa, o Québec Internacional em parceria com a Prefeitura de Québec, o banco Desjardins, a Cap'Ideal, o Ministério de Imigração e de Comunidades Culturais do Québec, e o BIQ (Escritório de Imigração do Québec), estará mais uma vez realizando entrevistas no Brasil, no entanto, desta vez poderão ser realizadas via internet com webcam.

No site estão as empresas e os cargos procurados. Vale salientar que todas as entrevistas serão feitas em francês.

Abaixo segue detalhes:

Como funciona uma missão virtual de recrutamento?


A missão de recrutamento virtual foi uma iniciativa criada para ajudar as empresas do Québec a suprirem uma deficiência de mão de obra local através do recrutamento de profissionais no estrangeiro.


Para isso, toda uma estrutura foi criada para atender as necessidades das empresas e dos candidatos. Parcerias entre o Québec International, a Prefeitura de Québec, o banco Desjardins, a Cap'Ideal, o Ministério de Imigração e de Comunidades Culturais do Québec, e o BIQ (Escritório de Imigração do Québec) foram feitas para apoiar a Missão e aumentar as chances de sucesso deste evento.

A missão é fundamentada como um processo de seleção:

a. As empresas divulgam as vagas
b. Os candidatos enviam seus CVs para concorrer para as quais eles se interessam e seu perfil profissional se encaixa.
c. As empresas revisam os CVs recebidos e selecionam os candidatos que querem entrevistar.
d. Os candidatos selecionados serão contatados para agendar uma entrevista e se necessário passarem em um teste de Francês
e. Depois das entrevistas as empresas selecionaram os candidatos que continuaram no processo seletivo e o farão passar por outras entrevistas ou por testes técnicos conforme os procedimentos de Recursos Humanos peculiar a cada empresa.
f. Uma vez satisfeitas com os resultados das entrevistas e testes, as empresas farão um oferta de emprego para os candidatos que desejem contratar.

Todas as entrevistas serão feitas virtualmente (webcamera), e as instruções para as entrevistas e os testes serão comunicadas aos candidatos selecionados.

***Apenas os candidatos selecionados serão contatados***

Uma vez que o candidato aceite a oferta de emprego da empresa, se dará início a preparação de documentação para imigração para o Québec, Canada. Os procedimentos para cada candidato podem variar dependendo do caso, mas o mais comum é que o candidato receba uma "Permissão de trabalho temporária", geralmente válida por três anos (tempo atrelado a oferta de emprego). Se o candidato possuir família (cônjuge e dependentes) também serão solicitados vistos para os acompanhantes sempre atrelados ao prazo e contrato de trabalho do demandante principal.

Consultem os sites www.quebecnacabeca.com e www.capideal.com\carrieres para maiores informações.

Podem postar suas dúvidas aqui que responderemos com prazer!
Bonne Chance à tous!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Aliança Franco Britânica


Olá leitores do Diário,
Gostaria de apresentar a vocês o curso que meu marido e eu fazemos parte.

A Aliança Franco Britânica é um curso de idiomas fundado em 1996, localizado no bairro de  Boa Viagem - Recife-PE, que oferece cursos de Francês, Inglês e português para estrangeiros no modo convencional ou voltado para as necessidades do aluno (instrumental e/ou preparatório), trabalha com tradução, aulas, recepcionando estrangeiros. Prepara para a entrevista no Processo de imigração para o Québec - Canadá. Dispõe de professores estrangeiros e brasileiros com formação no exterior.

A minha professora Cecile Tricot, também francesa, dá aulas via Skype, se você não reside em Recife, ou mesmo se não tem possibilidade de ir até o local do curso. 

A Cecile hoje é mais do que nossa professora, é uma amiga.
Obrigada por tudo Cecile, minha florzinha cheirosa!


Contatos e sites:
Rua Capitão Zuzinha n° 22 s/l 304, Boa Viagem - Recife-PE | CEP:51030-420
Telefone: (81) 3082-6845

Facebookhttps://www.facebook.com/AliancaFrancoBritanica
Sitehttp://afbidiomas.com/index.php
e-mailafb_br@yahoo.com.br






terça-feira, 14 de maio de 2013

E-mail de abertura do Processo Federal

Caros leitores,

Semana passada recebemos o primeiro e-mail confirmando a abertura do nosso processo na etapa federal.
Nele estão os números do processo e dossiê, confirmando que estava tudo certo com a documentação e o envio do dossiê ao escritório de vistos para uma análise mais detalhada. Não temos certeza, mas achamos que seja o escritório em São Paulo.

Ficamos bem surpresos, porque recebemos rápido o e-mail. Tenho amigos que deram entrada na etapa federal antes de nós e até debitaram no cartão e ainda não receberam o e-mail de confirmação. Não sabemos explicar o motivo, mas acreditamos que talvez tenha ligação com o debito online, não sabemos...

Queremos acreditar que o processo correrá mais rápido, e enquanto isso vamos seguindo com nossas vidas aqui no Brasil.




quinta-feira, 2 de maio de 2013

Um mês depois...

Um mês depois do último post, e não venho aqui com novidades.

Enviamos os nossos documentos a um pouco mais de um mês e estamos aguardando o e-mail de abertura do nosso processo.
Já sabemos que debitaram no cartão, até porque fizemos o pagamento online, mas ainda não recebemos nenhum tipo de comunicado.

Sabemos que "neste meio tempo", o escritório trabalhou em alguns dossiês prioritários e estes já receberam os pedidos dos exames médicos, num intervalo de tempo bem curto, dois meses de análise.

Esperamos que eles resolvam fazer o mesmo com os demais dossiês que estão encalhados e nós possamos estar com os vistos o quanto antes.

Bem, o que mais desejávamos aconteceu, passamos na entrevista, pegamos nosso CSQ e demos entrada no Processo Federal, o resto nós já sabíamos, temos que esperar e termos paciência, trilharmos o caminho da longanimidade, e sinceramente, não tenho problema em esperar, pra quem esperou um ano e sete meses só pra entrevista, puff.....

Temos muitos planos ainda este ano aqui no Brasil. Continuamos em nosso curso de francês, e estamos trabalhando muito para juntarmos dinheiro e chegarmos no Canadá mais tranquilos financeiramente.

Prometo não abandonar o Diário.  
Fico muito feliz quando recebo e-mails de pessoas que relatam o quanto este blog os ajudou, e logo vou postar mais sobre minhas pesquisas e novas informações.

Sucesso a todos nós!

Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac