
Como prometi vou contar como foi a palestra em Recife.
A palestra foi realizada no auditório do CTG na UFPE e a palestrante foi Perla Ruiz.
Esperamos pacientemente o fim da palestra para perguntarmos sobre as entrevistas e os prazos para este ano.
Então resumirei assim:
*Impressões sobre a palestrante:
- Achei que estava um pouco insegura no idioma, não muito entusiasta e lia tooodos os slides o que tornava entediante algumas vezes, mas era simpática e bem jovem.
*Conteúdo da palestra:
- Nada mudou. A estratégia continua a mesma de palestras anteriores, tentar convencer a todos que o processo de imigração é uma ótima opção para a sua vida.
- Ela relatou algumas mudanças que já conhecemos e enfatizou a importância de uma tradução juramentada, comprovantes para os idiomas, área de trabalho e profissões prioritárias.
*Momento das perguntas:
- Ela foi bombardeada de perguntas e o mais engraçado, é que pelo menos a metade eram de pessoas que já estavam no processo provincial só esperando a entrevista;
- Achei que tinha vezes que ela se contradizia ou não era muito coerente nas respostas, e deixava confuso aquele que não sabe muito sobre o Processo;
- Percebi que muitas pessoas ainda se confudiam quando o assunto era a diferença entre o processo provincial e o federal, era até engraçado ouvir alguns perguntando irritados, o porque da necessidade de fazer os dois processos; " Mas por que preciso fazer o provincial e depois o federal, não dá pra pular um dos dois?" Hã, como assim?
- Conclusão, ou a bichinha não explicou direito ou o povo não entendeu direito, porque teve gente que chegou a perguntar em que idioma seria feita a entrevista, hahahaha, sério, nesse momento ela fez uma cara feia e replicou; "Você estava aqui mesmo?" Coitada.
*Perguntas e respostas pertinentes:
- "Eu apliquei o ano passado antes das mudanças, eu serei entrevistado segundo as exigências do novo processo ou ainda sob o antigo?"
Você será avaliado segundo as regras antigas e não sob as novas, ou seja se você demonstrou seu idioma através de uma declaração de um professor ou escola, é válido e ninguém exigirá no momento da entrevista um comprovante de TCFQ ou DELF (francês ou inglês).
- "Enviei o meu processo e aguardo a entrevista a mais de um ano, quando está previstas as próximas entrevistas e onde serão realizadas?"
Provavelmente em Novembro e Dezembro. Não sabemos onde serão ainda, mas será no Brasil e não no México como pensam alguns, não garanto que Recife também será um destes lugares, mas será no Brasil.
- "Eu já enviei o meu dossiê e aguardo a entrevista, mas durante este tempo conclui um curso e estou com mais um diploma ou certificado, eu devo enviar antes da entrevista e aumentar a minha pontuação, ou mostro apenas na entrevista já que está próxima?"
Sugiro que envie toda e qualquer comprovação antes da entrevista, por exemplo, provas de idiomas, diplomas, certificações, carta de empregador declarando que subiu de cargo ou aumentou a carga horária, se for o caso, pois isto fará que sua pontuação aumente e te possibilite de ganhar o CSQ em casa, mas, dependerá de sua área de trabalho, experiência e nível de idioma, ou seja outras pontuações que se somarão a isso.
- "Enviei a minha documentação o ano passado para São Paulo, aonde está o meu processo, ainda no Brasil ou no México, existe a possibilidade de ainda não ter sido analisado?"
Todos os dossiês foram enviados para o México e estão sendo analisados lá. Se você enviou a pelo menos um ano provavelmente já foi analisado e participará desta rodada do fim de ano.
- "Qual o prazo de análise do dossiê tanto no provincial, quanto no federal?"
Estamos dando para o provincial até um ano e sobre o Federal não posso dizer, pois não faço parte do Federal , mas é verdade que deram uma pequena parada, está um pouco lento, mas hoje sei que está chegendo até dois anos em alguns casos.
Então se você enviar hoje o seu dossiê e não lhe faltar nenhuma documentação é por volta de um ano para concluir a análise podendo ser mais rápido se você receber o CSQ em casa, mas pra isso terá que ter uma profissão prioritária e um bom nível de francês.
Hoje acreditamos que o processo terá novos prazos para os dois processos tanto provincial quanto federal, o BIQ estima dois anos para conclusão dos dois processos a partir do próximo ano.
- Então o processo Federal a partir de agora pode demorar um ano?
Eu não posso afirmar isto pois não respondo sobre o processo federal, maaaaaas o BIQ acredita que o tempo de análise do processo Federal deverá ser menor que hoje, ou seja, um ano de provincial e um ano para federal, total de dois anos, isso é o que esperamos, mas não posso afirmar com certeza.
*Conclusões e novidades:
- Teremos entrevista em Novembro e/ou Dezembro, maaaaaas não para todos, ela apenas garantiu para aqueles que já estão com um ano de processo provincial.
- O prazo do Processo Provincial aumentou para um ano e do Federal se estima que diminua para uma ano, hum, vamos vê né.
- Aqueles que enviaram os documentos estando ainda sob as regras antigas, não serão avaliados sob as regras novas (mais exigentes), então não se preocupem.
- Se você durante o tempo de espera conseguiu algum 'plus' na sua vida profissional ou no idioma, envie esses comprovantes e leve também para a entevista, não esqueça de atualizar a sua carta de trabalho ou carteira profissioanl se algo mudou nessa área, pois eles estão conferindo isso também.
Bem, acho que é isso, se alguém tiver alguma pergunta pode fazer nos comentários que eu respondo tá, e se por acaso eu lembrar de algo mais pertinente também colocarei por aqui.
Au Revoir.