Vista panorâmica da cidade de Québec

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

1.800 podem perder a cidadania canadense

Olá gente,
Enquanto esperamos a entrevista, as pesquisas devem continuar.
Hoje, conheci um blog chamado Québec plural. Este blog, assim como muitos outros, traz o Canadá sob o olhar de uma imigrante, Vanessa Alencar. São textos pequenos e bem ojetivos.

Confira uma das matérias por aqui.


1.800 podem perder a cidadania canadense

"E já começo com boas novas, né?!
Segundo o CBC News, o governo federal deu início no dia 20 deste mês a uma operação de caça aos que deram o "golpe da cidadania". 

Como assim? Para os imigrantes darem entrada no processo de cidadania canadense, é necessário morar ao menos um tempo equivalente a três anos no país. Acontece que vários imigrantes partem para outros países - e mesmo retornam para a terra natal -, mas conseguem com a ajuda de conselheiros em imigração "comprovar" que passaram os três anos no Canadá e, assim, tornarem-se novos cidadãos.

 A decisão de revogar o estatuto de cidadania de tantas pessoas ao mesmo tempo é inédita desde o Ato de Cidadania, de 1947 e é resultado de uma longa investigação feita pela polícia e o departamento de Cidadania e Imigração em todo o país. Cada pessoa desse grupo receberá em casa uma carta com a notificação, podendo ser recorrida na Corte Federal, o que seria um processo longo. Caso perca seus direitos, ela terá o passaporte canadense e a cidadania revogados. Não ficou claro, no entanto, se essas pessoas serão expulsas do país ou se podem entrar com um novo pedido de residência.

A grande inquietação é que tantos processos podem custar uma fortuna ao Departamento de Cidadania e Imigração e podem resultar numa redução significativa do orçamento para programas destinados ao acolhimento e à adaptação dos novos imigrantes."

Enviado por Vanessa Alencar
28.7.2011 |1h33m

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite, sou da presbiteriana de Curitiba, não encontrei a opçao aqui de enviar email para você, logo estou madando por aqui, pretendo ir para Quebec e gostaria de verificar com voce o contato com a IPB dela meu email é psicoton@hotmail.com favor me enviar um email.

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

É complicado, mas se alguém usou de má-fé, deve pagar.

E a vida segue...

Ca e Ca no Ca-nada disse...

Nossa, essa realmente é novidade, torcer para que nao afete os processos que ainda nao iniciaram ou estao em andamento para imigracao. Com certeza vai abrir os olhos dos orgaos imigratorios...

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac