Vista panorâmica da cidade de Québec

terça-feira, 28 de junho de 2011

Québec New - Soraia deixa a diretoria do BIQ

Leiam o e-mail que recebi do BIQ.
Ah, a área de T.I. está em alta. Ebaaaaaaaa! Meu maridinho adorou.
Além de dicas sobre currículo.

  QuébecNews

Quando observo o calendário, constato que já estamos em junho de 2011 e, assim, chega ao fim meu mandato de diretora do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo (BIQ), iniciado em 2008. 

vim de Montreal em 2006 tendo como desafio promover o programa de imigração do Québec para trabalhadores qualificados no Brasil e no Mercosul. Ao longo desse período, pude acompanhar o significativo crescimento dos Certificados de Seleção do Québec (CSQ) emitidos para candidatos brasileiros: passamos de 700 em 2006 para 1.200 em 2010.  

Sem dúvida foi um período de muito trabalho, conquistas e alegrias. Despeço-me com sentimento de realização pessoal e profissional, por ter contribuído para a concretização dos sonhos de outros que escolheram o Québec como terra de oportunidades. Desejo a todos que planejam se estabelecer no Québec sucesso nessa nova fase de vida!
Boa leitura e à la prochaine

Soraia Tandel
Diretora do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo


Em Pauta
Província celebra Festa Nacional no fim de junho

Muitas são as especificidades do Québec. Uma delas é que mais de 80% da população possui o francês como língua materna. Outra particularidade da província é sua festa nacional, a Fête Nationale du Québec, conhecida também como Festa de São João Batista e realizada desde 1834. A edição de 2011 aconteceu nos últimos dias 23 e 24 de junho.

Este ano, foram 23 eventos oficiais que valorizaram a identidade quebequense, entre desfiles, espetáculos ao ar livre e pequenas festas de bairro. Artistas de outras nacionalidades também prestigiaram as comemorações. Um show atraiu cerca de 200 mil pessoas para o parque Maisonneuve, em Montreal.
Nas próximas edições, não se surpreenda ao recordar do Brasil, com bonecos gigantes dançando pelas ruas do Québec. Eles representam heróis, personalidades locais e figuras históricas ou lendárias. É possível também se deparar com grandes fogueiras, simbolizando a luz em seu auge – uma reverência ao verão.
No Brasil, a Festa Nacional do Québec será celebrada em um coquetel oferecido pelo Escritório do Governo do Québec em São Paulo. O evento, a ser realizado na cidade de Curitiba nesta quarta-feira, dia 29, terá a presença de autoridades políticas, institucionais e culturais do Paraná.


Formação
Talentos de Tecnologia da Informação na mira

Em alta, a área de Tecnologia da Informação apresenta promissoras perspectivas de trabalho no Québec. O setor é considerado estratégico no mercado de trabalho local e possibilita uma remuneração anual a partir de US$ 64 mil.

Atualmente, é possível encontrar vagas em projetos de pesquisa, empresas de consultoria, indústrias, redes varejistas, instituições bancárias, companhias de seguros etc. A jornada de trabalho é, em média, de 40 horas semanais, dependendo da empresa contratante.

Por meio de um dos processos de seleção mais rápidos do mundo, o programa de imigração do Québec procura trabalhadores qualificados nesse segmento. Os critérios de seleção incluem nível de escolaridade (tecnólogo ou universitário), diploma em TI, experiência profissional, preferencialmente até 35 anos de idade e conhecimento de francês. Famílias jovens com filhos são especialmente bem-vindas


Serviço
Currículo à la Québec

Na hora de buscar emprego, atenção para as peculiaridades do currículo quebequense. E não estamos falando só da redação em francês.  Se apresentar nossas qualificações já é tarefa complicada no Brasil, imagine fazê-lo em uma cultura diferente. Confira as dicas para a elaboração de um bom currículo:

• Se o currículo tiver mais de uma página, incluir um cabeçalho com nome em todas as páginas
• Habitualmente, não são colocadas informações pessoais (sexo, estado civil, nacionalidade, religião etc.)
• Fotografia também não deve ser anexada
• A descrição das experiências profissionais deve começar pela mais recente. Cargos, funções exercidas e os resultados devem ser detalhados. Sugestão: utilize um vocabulário simples, focando em verbos de ação (analisar, coordenar etc.)
• Não use abreviaturas ou siglas, sem exceção
• Indique seu grau de formação de acordo com o sistema escolar de Québec

Na Mídia


Em junho, a TV UOL destacou o programa de imigração do Québec em entrevista com a diretora do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo, Soraia Tandel.

Agenda

Visite o site www.imigrarparaquebec.ca para obter todas as informações necessárias sobre o processo de imigração do Québec (teste online, etapas, prazos, formulários, documentos, custos e forma de pagamento).

7 comentários:

Juliana disse...

Oieee...
Eu tinha mesmo ouvido falar sobre isso, até chegaram a comentar que foi esse o motivo que deram uma pausa nas entrevistas em maio, mas achei que fosse fofoca ou especulação...

Tbm ficamos felizes que TI continua na mira e as perspectivas lá são boas... É sempre bom ter uma nova injeção de animo!

Bjs

Daiana disse...

Eu fiz entrevista no consulado em 23 de maio, e pelo milagre de Deus 10 dias depois chegaram o pedido dos passaportes e do exame médico... quando fui no consulado encontrei a Soraia ela estava grávida de um menino e após o nascimento ela iria dedicar-se a vida materna, acredito ser este o motivo

Beijos e boa sorte Daiana, Jetro e Izabel

Diário Canadá Brasil disse...

Pois é Ju,
Espero que venha bons tempos.

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Tomara que venha alguém que melhore ainda mais o trabalho que era feito.

E a vida segue...

Unknown disse...

boa sorte ao próximo !!

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com

Anônimo disse...

Sucesso para Soraia, que fez um ótimo trabalho por aqui!!

NCA disse...

Grandes job..Thanks por compartilhar este vídeo :)

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac