Vista panorâmica da cidade de Québec

domingo, 26 de dezembro de 2010

Onde ficar? Hotel ou aluguel? Parte II

Ainda falando sobre o assunto "Onde ficar assim que chegar em Québec?", Marden  Bastos escreveu sobre o assunto.

"Muitas pessoas vivem este dilema quando chega a hora de imigrar. Alugo um imóvel enquanto estou no Brasil ou depois de chegar aqui?
A minha sugestão para quem está no Brasil é reservar um hotel para alguns dias ou achar um apartamento mobiliado alugado para férias ou temporada- aqui eles chamam de "vacation rental" para que você fique uma, duas , três semanas ou 1 mês.

 Geralmente estes apartamentos para temporada tem a mobilia básica e tem capacidade para um número X de pessoas, alguns permitem animais, outros não. Geralmente o pagamento é adiantado e sai um pouco mais caro que alugar um apartamento difinitivo, mas, mais barato que um hotel, e com cozinha que lhe dá a opção de fazer suas refeições em casa, o que ajuda a baixar os custos. 
Se você agradar do local e do imóvel tem a chance de negociar com o proprietário um valor mensal mais satisfatório. Se não gostar ou se não for apartamento para locação mensal, você terá temp, escolher cuidadosamente um imóvel e poderá visitar cada um deles  antes de fazer um contrato definitivo. 



Porque não aconselho a alugar o apartamento definitivo ainda estando no Brasil:

1- As vêzes as descrições são maravilhosas e as fotos enganadoras. Você pode levar pato por lebre

2- Você não conhece a cidade e não sabe a distância entre o imóvel e os meios de transporte, não tem a menor idéia da vizinhança.

3- Você não sabe em que cidade ou canto da cidade  vai arrumar emprego. Imagina se planeja ir para a cidade A e arruma um emprego na cidade B. Uma vez que você tem um contrato assinado por um ano, repassar o contrato pode ser uma dor de cabeça a mais para negociar. Alguns proprietários aceitam transferir  o contrato após aprovar o novo inquilino, mas  a maioria mantém os dois nomes até que o contrato expire. Se o segundo inquilino falhar o primeiro  entra na jogada. Entretanto o maior erro que um imigrante pode fazer, é  inaugurar a lista de maus pagadores em terra estranha.

4- Existem fraudes em terras canadenses. Não são frequentes, mas  o maior alvo são clientes via internet. São anúncios de falsos proprietários em sites de anúncio grátis. Veja meu post sobre fraude em alúgueis para ver como acontece.

5- Se você vem com família existem outras amenidades importantes na hora de considerar um aluguel. Nem sempre a descrição "walking distance"é tão perto quanto descrito para uma criança ir a pé para a escola, ou voltar carregado do supermercado. 

6- Você corre o risco de fazer um depósito de garantia em algo que não satisfaz , que não é exatamente o que você espera ou que nem existe. 

Agindo desta forma você evita cair em arapucas, evita alugar por longo tempo algo que não satisfaz, ou que é longe demais, em más condições, ou mau localizado, caro para a área, etc.
Comigo por exemplo, eu fui visitar uma casa para um cliente inglês que iria se mudar para a minha cidade. Ele me enviou os endereços que se encaixavam na sua lista cujas fotos eram ótimas, bem localizadas, bom preço para que eu escolhesse o melhor imóvel para alugar. Entretanto uma das casas tinha uma grande infiltração no basement com fortíssimo cheiro de mofo e esta era a casa da escolha dele. Após passar minha impressão do imóvel, este endereço foi descartado."

Leia mais em Imóvel no Canadá

2 comentários:

Nossa Terra Prometida disse...

Olá. Obrigada pela visita. 3 meses! Daqui a pouco são vcs.
Adorei este artigo. Outro dia escrevi sobre o lugar que ficamos quando estivemos em Montreal. Alias, muitos brasileiros ficam lá! Acho que o ideal para o primeiro mes é ficar em um apt mobiliado, perto de tudo. E depois procurar alguma coisa definitiva.
À plus!!!

Fabiana e Wanderson disse...

Muito boa essa dica, adorei seu blog...

beijos

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac