Vista panorâmica da cidade de Québec

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Testemunho de brasileiros no Canadá

 




Os vídeos eu colhi do novo site de imigração

Estes são os únicos dois testemunhos de brasileiros no site. 
Vale a pena conferir.

O primeiro vídeo são de Erasmo e Elaine e que estão em Québec desde Abril de 2007.
Osegundo é de Mylene que está no Canadá desde 2006.

Todos os vídeos são legendados.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Você tem um lugar em Québec

Assim como eu, muitos receberam um e-mail do Escritório de Imigração do Québec .  O e-mail diz:
 "Bonjour,

O Escritório de Imigração do Québec em São Paulo tem o prazer de convidá-lo a conhecer o novo site e a nova campanha “Você tem um lugar no Québec”.

No novo site você poderá ver e ouvir depoimentos de imigrantes instalados no Québec, entender como funciona o processo de seleção, consultar a resposta para as perguntas mais frequentes, inscrever-se em uma palestra e muito mais.

Visite agora: www.imigrarparaquebec.ca

Bonne journée!"

Contudo,  como disse Wellington, no blog seu blog http://wellsuzcanada.blogspot.com/,

Muita calma nesta hora! As imagens, depoimentos e as demais ofertas do Québec encantam sem dúvida, mas é preciso estar muito consciente do que significa todo o processo de imigração.

Além da necessidade de um ótimo planejamento, é preciso pensar nos custos financeiros e pessoais que terão.

Portanto, visite o site, observe, analise e se é isto mesmo o que sonha vá em frente, mas sempre com os pés no chão.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

A Educação no Canadá

  
A Educação no Canadá é altamente descentralizada. O Canadá  não possui um órgão governamental central encarregado de monitorar e/ou ditar regras e padrões quanto à educação no país. Ao invés disso, a educação é responsabilidade das províncias e territórios do Canadá.

    Cada subdivisão possui um Departamento de Educação, que dita regras e padrões válidos para o sistema educacional na subdivisão. Portanto, regras tais como a idade compulsória no qual crianças  e adolescentes são obrigados a frequentar a escola varia de subdivisão para subdivisão.

    A escolaridade é obrigatória em todas as províncias/territórios. A idade em que há essa obrigatoriedade varia no país, geralmente iniciando-se aos 5-7 anos, e sendo obrigatória até os 16-18 anos (ou até à conclusão do segundo grau), o que contribui para uma taxa de alfabetização de mais de 99%.

    Na maioria das subdivisões, o inglês é o idioma mais usado. No Quebec, o idioma mais utilizado é o francês. Porém, cada escola, dependendo da comunidade em volta, pode instituir outros idiomas a ser utilizado como principal na escola. Por exemplo, o francês é muito utilizado em escolas localizadas em pequenas comunidades francófonas no oeste canadense (onde a grande maioria da população é anglófona). Porém, o francês é o único idioma que pode ser utilizado como idioma primário nas escolas do Quebec, exceto em algumas comunidades anglófonas em Montreal.
    Como nos Estados Unidos da América, as escolas no Canadá em geral são administrados por distritos escolares, cuja jurisdição é coexistente no geral com os limites de uma cidade ou uma outra entidade administrativa. Distritos escolares possuem o poder de cobrar impostos dos habitantes vivendo dentro de sua jurisdição. Verbas adicionais podem ser fornecidas pela província. Universidades e faculdades públicas no geral são administradas pela província/território no qual localizam-se.

Ensino Médio
Existem excelentes escolas particulares no país, mais a maior parte dos canadenses estuda nas escolas públicas que também possuem o alto padrão de qualidade estabelecido pelo governo de cada província. Também existe um sistema de escolas subsidiado e fiscalizado pelo governo, no qual o ensino e a administração têm um forte aspecto religioso (católico).

As escolas de ensino médio no Canadá oferecem muitas opções para quem já possui uma orientação profissional, pois os alunos podem escolher as matérias que mais os interessem; além de atividades extracurriculares como esportes, estudos direcionados, música, teatro, serviço voluntário para a comunidade e participação política. As Escolas Secundárias vão até a 11ª, 12ª ou 13ª Série, dependendo da província.

Graduação
Ao completar o ensino médio, os estudantes poderão freqüentar a universidade, os colleges (escolas técnicas) ou os estudos no Cégep. O Cégep é um acrônimo francês para Ensino de Educação Geral e Vocacional, e é um programa com dois anos de educação geral ou três anos de educação técnica entre o ensino médio e a universidade. A província de Quebec possui o sistema Cégep. Existem 175 escolas técnicas no Canadá, incluindo os centros Cégep.

Existem cerca de 100 universidades, localizadas tanto na zona rural como na urbana do Canadá, que oferecem cursos de graduação e pós-graduação que levam à obtenção de títulos de bacharel, mestrado e doutorado. As titulações podem ser obtidas tanto no francês como no inglês. Boa parte dessas instituições é pública, podendo ter entre 1.000 e 35.000 alunos.

Em geral, programas de graduação duram de três a quatro anos de estudo em período integral. A maioria dos programas de pós-graduação podem ser completados entre dois e cinco anos.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac