Vista panorâmica da cidade de Québec

sábado, 9 de maio de 2015

Francisação em tempo pleno

Começamos o nosso curso de francisação em tempo pleno no dia 29 de Abril.

Como eu já havia dito pra vocês, fizemos também a francisação em tempo parcial, que começou no dia 7 de Abril, mas que foi interrompida ao iniciarmos com o tempo pleno, isto porquê, para quem não sabe, o horário do curso em tempo parcial pode variar entre 3 e 4 horas, já o curso de tempo pleno, dura 6 horas. Nosso curso começa as 8h30 e vai até às 12h30 da manhã, depois voltamos às 13h e largamos as 15h30 da tarde, detonados de dor de cabeça.

Todo curso será de três meses com alguns dias de feriados e último dia de aula em 8 de julho.

Sala Francisação pela manhã

Quem faz o curso em tempo pleno recebe uma ajuda do governo para estudar, o equivalente a 430$ por pessoa, caso esta não tenha filhos e não esteja trabalhando. 

Este dinheiro chegará em forma de cheque e pelos correios, isso mesmo, pelos correios, "Ai, Jesus que medo!". Ainda não recebemos o nosso, por isso tanta estranheza. 

Eu fui classificada na turma de francês intermediário e meu marido no avançado.
Nossas turmas tem 20 pessoas e das mais variadas partes do mundo.

Na minha sala, por exemplo, não tem nenhum brasileiro, mas tem pelo menos 7 iranianos. Tem gente da Colômbia, Polônia, China, Jordânia, Itália, Venezuela, Bélgica ....O mesmo acontece na sala do meu marido, a maioria pertence ao Irã e os demais de toda parte do mundo.

Estudamos na mesma escola, Cégep Vieux Montréal, que possui uma excelente infraestrutura. 
As salas de aula são confortáveis, equipadas e apropriadas ao frio  e ao calor.
Possui uma biblioteca, laboratório de informática, piscina, sala de ginástica e esportes e um refeitório massa, com vários microondas e balcão com torneira, muitas mesinhas disponíveis e internet gratuita, além disso, uma parte do refeitório possui um delicioso self-service bem variado e preço legal. 

Sempre almoçamos juntos, e para economizar estamos levando a nossa "marmitinha" básica de todos os dias e tem sido uma ótima opção. Só possuímos meia hora para o almoço, e quinze minutos de pausa para um lanche durante o dia, portanto nosso dia tem sido bem corrido.

A francisação é dividida em dois expedientes, manhã e tarde. 
Pela manhã estudamos mais a parte teórica, como gramática, verbos, textos, parte escrita...

Minha professora da manhã é quebecoise e fala claramente o francês. Sua formação é Relações públicas com especialização em linguística. 

Ela é bem preparada e experiente, uma excelente professora, fala diversos idiomas e possui uma didática e plano de aula bastante coerente, organizado e com nível bem elevado.

Apesar de sua simpatia, ela é muito exigente e impõe respeito e disciplina, e por sua vez os alunos a respeitam e admiram, coisas que adoraria ver nas salas de aula do Brasil.

A minha professora da tarde é imigrante africana, mas passou toda a sua adolescência e juventude no Canadá. Ela é a nossa animatrice, uma professora responsável pela integração oral, social e cultural da turma. O diálogo é constante e os trabalhos em equipe começam a surgir, e por consequência,  as amizades.

As aulas são muito interessantes e variadas, numa tarde vistamos um canal de Tv, e adivinhem só? Lá estava eu num programa ao vivo, fazendo caras e bocas do tipo: "cara de bonzinho rapazes, apenas acenem e sorriam..." Foi uma experiência única e valeu muito a pena. 

Programa Laboratoire MATV

A turma do meu marido também foi para o Mont-Royal, e cá pra nós, impossível se concentrar na aula diante de uma vista tão linda como aquela.


Mont-Royal








Mont-Royal
Gente, vivemos dias corridos e com muitas tarefas, está ficando difícil escrever com mais frequência, mas prometo não demorar tanto para voltar a postar. Esta semana começarão os testes no curso e precisarei dedicar meu tempo aos estudos.

No próximo post quero contar pra vocês a nossa "epopéia" em busca do novo apartamento.

Até lá!


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac