Vista panorâmica da cidade de Québec

terça-feira, 29 de abril de 2014

Os passaportes chegaram! E agora José?

Prezados amigos e leitores do Diário,

A saga do processo para aquisição do Visto de Imigrante Trabalhador qualificados por Québec chega ao fim.
Após duas semanas da chegada dos nossos passaportes no consulado, recebemos os vistos tão sonhados.

O tempo
A espera de todo o processo foi looooongo.
Tudo começou no fim de 2009 numa palestra com a Soraia Tendel. Começamos a estudar francês em 2010 e entramos no Processo provincial em Junho de 2011, esperamos um ano e oito meses pela entrevista na Bahia e depois do CSQ, entramos com no Processo Federal, que por sua vez começou em Março de 2012. 

Recebemos a solicitação dos exames e a solicitação dos passaportes dez meses depois, entre os meses de Janeiro e Abril de 2014, e dia 22 de Abril, após três anos e dez meses de espera, recebemos os nossos passaportes.
Desde a primeira palestra, foram cinco anos de namoro, brigas, amores, desilusões com este processo.

Etapa provincial (em dias): 558
Etapa federal (em dias): 486
Tempo do processo (em dias): 1044

Os custos
Bem, no início contabilizávamos todos os nossos gastos, incluindo aulas de francês, taxas, renovação de passaportes, traduções, exames médicos, correios...até somei alguma coisa e alguns até publiquei por aqui, mas hoje não tenho idéia do valor total de todos os custos, o que posso te garantir com certeza é que compraria, um carro popular zero quilômetro.

O desgaste
Passar por todo o processo de imigração, demandará de você e sua família bastante equilíbrio emocional pra lidar com os altos e baixos deste processo. Saber lidar com o silêncio do BIQ e do consulado, me ensinou a perceber que posso controlar minha ansiedade e minhas emoções (até porque era assim ou um ataque fulminante).
Ah, aprendi a guardar segredos, um elemento necessário neste processo!

E agora Jose?
Um outro post escreverei a respeito, enquanto isso quero compartilhar a nossa alegria serena, é, serena.
Estamos felizes e tranquilos, achei que ficaríamos eufóricos, maaaaaaaas, o processo também nos ensinou a sermos mais prudentes e tranquilos, afinal de contas sabemos que este caminho não chegou ao fim, muito pelo contrário, está apenas começando.

E agora o Canadá que nos espere!


domingo, 13 de abril de 2014

O que está acontecendo no Brasil?!

Pintei a cara e fui pra rua em  Junho de 2013
Ontem a noite presenciei um assalto em frente ao prédio onde moramos, aqui em Recife no Bairro das Graças.
Foi terrível ouvir os gritos e a violênica dos ladrões contra um grupo de quatro pessoas que passavam na rua. 
Momentos de muita tensão e indignação ao perceber que mais uma vez a violência bate em nossa porta.

Há algum tempo escrevi aqui que meu pai havia sido assaltado e feito refém por assaltantes. Foi terrível! Até hoje ele faz tratamento para a Síndrome do Pânico.


Faltando pouco para adquirir a permissão de morar em outro país, fico aqui pensando o que será do Brasil no futuro.

Gente, a coisa tá feia e pegando fogo literalmente, em ônibus, metrôs e ruas de nosso país.
Não sou contra manifestações políticas ou sociais, eu mesma já pintei a cara e fui pra rua protestar pacificamente contra a corrupção e todas as mazelas em nosso país, mas sinto que o governo em todos os âmbitos estão perdendo o controle sobre a sociedade. 
Alguns fazem justiça com as próprias mãos, outros querem impeachment da presidente e existe até os que clamam pela volta da ditadura. Hoje os valores invertem, polícia é chamado de ladrão e ladrão defendido pelos direitos humanos.

Recentemente assisti a um telejornal, destes sensacionalistas, que mostrava o assassinato de um jovem que trabalhava limpando uma lotérica e foi morto porque não abriu a porta para os desgraçados, que antes de matá-lo a sangue frio, o espancou enquanto implorava pela vida.

 http://noticias.r7.com/distrito-federal/faxineiro-e-morto-com-tiro-na-cabeca-enquanto-trabalhava-12042014
Gente, chorei pelo rapaz que não conhecia e por toda violência que tenho presenciado em nosso país, chorei porque não poderei levar na mala os meus pais e meus irmãos, chorei por não ter mais esperança no Brasil.

A corrupção aumentou e junto a impunidade, os assaltos aumentaram e o número de homicídios e latrocínios também, a falta de respeito e educação toma conta das avenidas e do trânsito em nossas cidades. Cresce a falta de esperança, fé e amor entre as pessoas.

Já disse que sou professora e como educadora tenho feito minha parte, mas as vezes me pego pensando enquanto observo meus alunos; "Meu Deus, são eles que governarão o meu país". A impressão que tenho é que nossa terra está contaminada com um vírus que vai destruindo aos poucos. O medo corroi nossos corações.

O que está acontecendo em nosso país?! Será que é uma impressão só minha?!

Perdoem a minha falta de fé...

sábado, 5 de abril de 2014

O tão esperado e-mail chegou! Pedido dos passaportes!

O pedido dos passaportes chegou em nossa caixa de e-mail!

Após 22 dias de angústia sem notícias sobre nossos exames ou mudança no e-cas, recebemos o tão sonhado e-mail e de quebra o e-cas mudou o status para "recebido os exames médicos".
Já pagamos via online e segunda enviaremos nossos passaportes juntamente com o e-mail e comprovante de pagamento.

O que aprendemos? Quando achamos que somos pacientes, descobrimos que ainda temos muito o que aprender. O segredo deste processo é relaxar e deixar que as coisas tomem seu rumo e em seu tempo, não adianta mesmo gritar, se preocupar, se angustiar, temos mesmo que esperar a boa vontade do BIQ, dos médicos e do consulado, faz parte deste processo...C'est la vie...

E o que sentimos ao receber o e-mail? Alívio, Ufa! Somente alívio. Agora só nos basta mais uma vez esperaaaaaaar pelos vistos e depois esperaaaaaaaaar o grande dia, a chegada em terras canadenses.
Obrigada pelas orações e torcida de todos os nossos amigos-leitores.

Coração tranquilo, em paz e mais leve.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

O que fazer quando seu processo é negado?

Nos últimos meses muitas pessoas tem recebido um e-mail do BIQ negando os seus dossiês.
Eu conheço pelo menos nove pessoas e cada uma com suas especificidades.

A maioria entrou com o processo no provincial em 2011, ou seja, pelo processo antigo, com regras antigas, onde não era obrigatória a tradução nem provas de idiomas e o pior com suas formações profissionais na lista de demanda da época.

Toda esta galera que entrou antes das novas regras, receberam um e-mail no fim do ano passado pedindo que enviassem de novo toda a documentação, só que desta vez traduzidos, ok, gastaram dinheiro e enviaram novamente a papelada, alguns esperançosos que receberiam o CSQ em casa.

Muitos deles se atualizaram profissionalmente, na formação com mestrados, especializações e certificações, no idioma fazendo provas,  e até tiveram filhos (o tempo passa rápido), mas ao contrário do que pensavam, foram recusados, e pior do que isso, os e-mails que receberam pareciam contraditórios e confusos, onde receberam zero em idiomas, quando enviaram comprovantes, receberam zero em idade, quando na verdade tinha menos de 36 anos, alguns receberam pontuação zero na formação e experiência quando enviaram todos os comprovantes e diplomas, enfim, muito tosco e confuso.

Ah, e não se enganem, alguns eram da área de T.I., casados com filhos, e todos em minha opinião muito bem preparados para imigrar. Mas então, o que fizeram nesta situação?

Cada caso é um caso, e para cada um deles ocorreu erros de comprovação por parte do BIQ. 
No que diz respeito aos meus amigos, todos enviaram novamente os documentos traduzidos juntamente com uma carta em francês que explica ou demonstra que possuem comprovantes, diplomas, certificados, ou explicando que se atualizaram no idioma, ou na formação, 

Na minha astuta opinião, a impressão que dá é que perderam estes documentos, enviados pela segunda vez traduzidos, ou sequer pegaram nestes documentos, ou o mais bizarro o sistema somou errado a pontuação das pessoas, o que seria um erro ainda mais gritante. Eu acho que o BIQ está cometendo erros de alguma forma e pra não ficar mal na fita e pedir novamente os documentos traduzidos, veio com estes e-mails equivocados, pelo menos para algumas pessoas.

Mas será que já estão analisando os antigos processos pelas novas regras? É o que parece também, mas não seria justo com os que deram entrada com regras antigas não acham? No entanto, somos meros mortais afim de morar no país deles e eles fazem o que querem não é mesmo.

Ah, mas vale lembrar que estou me baseando nos processos negados dos meus amigos, que acompanho de perto e chegamos a ler os e-mails juntos, e pelo menos nestes casos encontramos erros, mas também sei de casos que o erro foi da pessoa que esqueceu de enviar documentos ou coisa parecida, mas de um modo geral, ainda não vi ninguém que entrou no processo em 2011 e 2012 - não prioritário - que tenha sido chamado pra entrevista ou receberam o CSQ em casa.

Se você teve seu processo negado e deseja continuar tentando imigrar pelo Québec como trabalhador qualificado, não desista, você tem noventa dias para enviar novamente seus documentos traduzidos junto com uma carta explicativa e justificando a pontuação.

Além disso temos a dica de Sandro do blog Os patos migram em bando nos comentários também é, fazer uma demanda de revisão administrativa. Sendo dois passos:

1. Verificar se a documentação está mesmo correta e que o BIQ pirou na batata.
2. Seguir as instruções na página seguinte:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/demande-immigration-general/processus-selection/revision-administrative.html 

Mostre que ainda tem interesse em imigrar.

E para estes amigos de luta, desejo muita sorte e boas novidades, porque já estamos todos bem cansados não acham?




Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac