Vista panorâmica da cidade de Québec

quinta-feira, 27 de março de 2014

Duas semanas depois...

...E nenhuma novidade!

Gostaria de chegar aqui e escrever sobre um e-mail animador, ou um telefone e informação esclarecedora, mas não, infelizmente a Lei de Murphy nos rodeia.

Onde parei mesmo? Ah, esperávamos por notícias sobre os nossos exames médicos...

Tudo começou quando decidimos adiar mais um pouco o nosso prazo para a realização dos exames. Protelamos até uma semana antes do prazo limite.

Fizemos os exames, marcamos a consulta, comparecemos, todos os exames realizados, cara de bonzinhos e mais pobres também...e seguimos com a vida.

Alertamos ao médico do nosso prazo limite, ele sorriu e balançou a cabeça como se dissesse: "Fica tranquilo, resolvo logo, tá de boa, relaxa".

Até que alguém nos alertou: "Vocês já viram o e-cas hoje?"  Tá, era tudo o que precisávamos para surtar. Nada constava, os nossos exames não foram enviados, e agora o problema era a data limite, 20 de Março.

Depois de centenas de atualizações de páginas no site do CIC e pensamentos conspiratórios, ligamos pro consulado, doce ilusão (...) Maura estava de férias e alguém disse que somente os meus exames de urina e sangue chegaram por lá. Nada dos exames do meu marido e nem dos raio X, e pior que isto foi a informação seguinte - ela não sabia informar se teríamos problema caso os exames não chegassem até a data limite, "ligue daqui a duas semanas senhorerererere", e ai a saga começou, ligações para o consultório, informações desencontradas, a falta do médico no consultório, enquanto esperávamos as duas semanas passar.

Finalmente, duas semanas depois, ligamos pro consulado: "Senhor não posso informar sobre seus exames, nada consta em nosso sistema, é normal a demora, espere mais 21 dias, obrigada"

Oi?! 21 dias?!?!?! Como assim?!?!?! Maura onde está você minha filha, aparece em nome de Jesus!!!

Respiramos fundo e quer saber? Não quero saber. 
Vai te lascar tenho mais o que fazer na vida, o que tem que ser será e pronto, to de saco cheio minha gente, já deu pra nós.
Primeiro, foi uma espera de um ano de cinco meses por uma entrevista, depois foi o cartão clonado no Processo Federal e toda aquela agonia, e agora isso, só falta um extravio de passaportes já pensou? Aff, Tá amarrado!

Só queríamos saber se nossos exames chegaram no prazo esperado e caso não tenha chegado no prazo limite se teremos problema, ERA SÓ ISSO! Nós nem desejamos viajar esse ano, então o problema não é que queremos os passaportes com urgência, a questão é se está tudo certo com nossos exames, será que estou pedindo muito?

E a saga continua...

quarta-feira, 19 de março de 2014

No prazo limite e nada do E-cas

Nunca prestamos muita atenção no e-cas, na verdade comecei a vê-lo este ano, mas depois que nossos amigos do blog Ucrâmbuco nos alertaram quanto ao status no site do CIC, visitamos e percebemos que não havia alterado e não constava que haviam recebido os nossos exames médicos.




Então, lá vem a Lei de Murphy, ligamos para o consultório médico e perguntamos sobre o envio dos nossos exames e a secretária pediu que ligássemos no outro dia, porque o médico não estava, ligamos insistimos, adulamos e brigamos até sabermos que apenas o meu exame teria sido enviado HOJE, e o do meu marido, requerente principal, ainda não foi enviado. Oi?! Como?!

Sim, meus amigos, hoje faz oito dias que fizemos a nossa consulta e ainda não chegou no Canadá, bem, a secretária explicou aquilo que nós já sabíamos e que poucos sabem, QUEM ENVIA OS EXAMES PARA O CANADÁ NÃO É O MÉDICO DA CONSULTA É O RADIOLOGISTA, isso mesmo, o médico envia os exames para o radiologista, que avalia e faz um laudo do Raio X, que por sua vez envia ao Canadá.
Entenderam? Mas vale lembrar que este caso ocorre com o médico em Recife, não sei se é assim em outros estados.

Muito bem, a secretária disse que o Dr. Paulo, o da consulta, já havia enviado para o radiologista e este é que ainda não teria feito a sua parte, e qual é o problema? O nosso prazo limite. O dia limite é 20/03, ou seja AMANHÃ!

Nossa preocupações: Esta data se refere a data limite do exame e consulta ou a data limite que o médico terá para enviar? E SE por um acaso algo der errado e não chegar lá até o dia 20, como iremos provar se não temos recibo da consulta médica? O e-cas demora mesmo para atualizar ou não?

Como não queremos arriscar, ligaremos amanhã para o consulado e informaremos a nossa situação.

Conto depois o resultado, torçam por nós, a angústia toma o nosso coração.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Exames e consulta realizados

Boa noite Diário,

Hoje fomos fazer a nossa consulta. 
Como vocês sabem, arrastamos a nossa data pra bem perto do limite que o Consulado nos deu, nesse caso dia 20 de Março.
Marcamos a nossa consulta para hoje dia 12/03,e fizemos os nossos exames de sangue e urina ontem.

Gastamos 83 reais pelos exames de sangue e urina, porque o meu plano não foi aceito no consultório Gilson Cidrim, mas pelo menos o plano do meu marido aceitaram, então total de  83 reais, vale lembrar que eu já havia feito antes em janeiro o mesmo exame, então + 83 Reais.

Hoje, um pouco antes da consulta, fizemos os exames de Raio X e não aceitaram nenhum dos nossos planos e pagamos 100 reais por cada exame, totalizando 200 Reais.

A nossa consulta foi sem recibo e pagamos 320 reais por pessoa, (se tivéssemos pedido o recibo pagaríamos 400 Reais), total de 640 reais.

E finalmente o estacionamento de três, 28 reais, portanto estamos mais pobres hoje, porque gastamos de uma só vez um total de 1.034 Reais! 

Com relação aos exames de sangue e urina, foram tranquilos, o exame do Raio X também, inclusive recebi uma informação nova, pelo menos pra mim, o rapaz que realizou o exame, falou que este exame é enviado em um pendrive para o médico que fez a nossa consulta que por sua vez envia a um outro médico, BRASILEIRO, e este elabora um laudo que por fim envia ao Canadá, ou seja, o laudo na verdade é feito por um médico brasileiro, sendo este diferente do médico que fez a nossa consulta, nessa caso aqui em Recife, o Dr. Paulo, teoricamente, quem faz esse exame no Recife, recebe o laudo de três médicos, sendo dois brasileiros e um canadense.

Bem, isto pra nós foi novidade, porque achava que quem dava este laudo eram os médicos canadenses, mas segundo o carinha do exame, disse que não, na verdade o laudo é feito aqui no Brasil, e o médico do Canadá só irá confirmar o laudo já elaborado.

Com relação a consulta, o tempo foi de trinta minutos, entramos meu marido e eu juntos, o médico super simpático e atencioso, mas não nos fez tantas perguntas, nem muitos questionamentos e muito menos exames específicos, apenas, aferiu nossa pressão, auscultou o nosso coração, pulmão, apertou nossa barriga e enfiou um palito em nossa boca, momento que quase vomitei, rsrsrsrs.

O médico preencheu um formulário no computador, tirou nossas fotos, scaneou nossos exames, os enviou não sei pra onde, e os copiou em um pendrive, e voilà!

Ah, observação, como nada pode ser fácil pra nós fiquei doente justamente hoje, então no momento da consulta estava com febre, com dor no corpo e garganta inflamada, mas com um belo sorriso num rosto saudável, claro.
Agora, é esperarmos os pedidos dos passaportes pra irmos até a esquina pedir esmolas pra pagarmos as outras taxas...... Chesus!

É isso amigos, mas novas passo por aqui.
Bonne chance a todos nós!



domingo, 9 de março de 2014

Entendendo as características dos imóveis no Québec

Olá Diário,

Com a cabeça nas nuvens, ou melhor no Canadá, tenho pesquisado bastante a respeito de aluguel, preços, e tenho me deparado com vários tipos de moradia.
Mas quais os melhores, os mais apropriados para o inverno e verão, e os aspectos físicos?
Antes é preciso entender as características físicas das residências.

A quantidade de cômodos pode variar bastante e são identificados da seguinte maneira:









Os números inteiros indicam o número de cômodos do imóvel, por exemplo a cozinha, a sala, a copa, os quartos, cada um é considerado como um cômodo. O número fracionário (½) indica sempre o banheiro, pois esse é considerado como a metade de um cômodo. Isso que dizer que, ao procurar por um imóvel com um (1) quarto de dormir com paredes fechadas (e não quitinete), você deve procurar por um imóvel cujo anúncio indique no mínimo 3 ½, significando uma (1) sala, uma (1) cozinha, um (1) quarto (totalizando 3 cômodos) e um (½) banheiro.

Os imóveis podem ser semi-meublé (mobiliado) com eletrodomésticos básicos como fogão e geladeira, e com chauffé-éclairé, que significa a inclusão no aluguel da calefação e eletricidade.

E os tipo de imóveis que tem por lá?

Apartamentos Residenciais

 Este tipo de apartamento geralmente faz parte de um prédio cujo o dono é o mesmo. A maioria destes apartamentos possui uma sacadinha e é a preferência entre os recém chegados, pelo menos entre os brasileiros.
Tem cômodos separados, mas tem suas peculiaridades, diferente do Brasil lá não existe  área de serviço, portanto alguns apartamentos podem nem ter máquina de lavar e secadora, possuindo uma área em comum no prédio.

Será que isto é legal e higiênico?? Bem, somente uma curiosidade minha.
Ah, além disso não possuem ralos por lá tá.

Apartamentos em condomínios



São apartamentos privados em prédios residenciais.
E lá, assim como no Brasil, se paga taxas de condomínio que podem ter piscina, elevador e estacionamento coberto.

Ah, eu curtiria um lugar assim, mas o valor de aluguel com as taxas de condomínio, são bem salgadinhas.












Condos

O condo é um prédio onde cada apartamento tem um proprietário diferente e seu contato será diretamente com esse proprietário, ou mesmo com um corretor. Os tamanhos variam bastante e os preços também.







 

Studio e Loft

São apartamentos geralmente menores podendo ter um cômodo, poucos cômodos ou sem divisões.
Eles também podem ser mobiliados ou não e podem oferecer um serviço parecido com home service aqui no Brasil. Encontrei alguns em Montreal.
Essa é uma boa opção para quem chega e deseja passar os três primeiros meses, conhecendo o território pra ter certeza onde fixar-se.
Provavelmente esta será a nossa opção número um.
Lofts são geralmente prédios residenciais antigos onde não existem divisões de cômodos. Acho este bem charmosos.


Maison

 As casas talvez seja o sonho de todos, pelo menos o meu, mas com ela as obrigações e as taxas são muitas e não é muito comum para os recém chegados alugarem  uma casa.

Existe também as casas de temporada, onde aluga-se para férias ou períodos curtos, mas as taxas são mais altas que aluguel normal porque geralmente aluga-se por noite. Acho que vale a pena nesse caso juntar uma galera e experimentar, assim se divide as despesas.


Basement ou subsolo

 
Este tipo de apartamento fica no subsolo de uma casa e é alugado pelo dono da residência.
O proprietário inclusive pode morar em cima e alugar o basement, ou alugar ambos os andares para inquilinos diferentes. Geralmente o basement tem uma entrada independente, localizada na lateral ou nos fundos da casa. É uma opção para o recém chegado que procura um aluguel mais barato até conseguir seu primeiro emprego, pois geralmente não é necessário um contrato de locação

Dizem que este tipo de imóvel é mais aquecido no inverno, mas fico pensando que pode ser bem escuro, devido o tamanho das janelas q são bem pequenas e devem ficar encobertas no inverno. Também fico pensando na altura do teto, não sei, acho que me daria uma claustrofobia, será?




  Townhouse ou maison de ville


 
São casas idênticas, construídas coladas umas às outras, compartilhando as paredes externas. São as mais escolhidas por pessoas que desejam gastar menos com aquecimento.
Lembram as casinhas em Nova York de filme né?







Condo townhouse
 
Uma townhouse é similar ao “sobrado geminado” do Brasil e possuem geralmente 3 quartos. O condomínio também costuma pertencer a uma única empresa, e para alugar o processo é similar ao do apartamento.

Não conhecia estas e achei muito bonitinho, só não tenho idéia de valores.





Semidetached House ou Maison Jumelée 

 
Conhecidas como “casas geminadas”. São semelhantes às townhouses por compartilharem total ou parcialmente uma das paredes exteriores.
Podem ter apenas um andar ou mais. Algumas dessas casas já possuem garagens cobertas.






Detached houses ou Maison unifamiliale détachée



São casas com um ou dois andares (bangalos), completamente separadas em unidades individuais.










Gente,
Eu sei que deve existir vários outros tipos de residências em Québec, mas pelo menos estas são as mais comuns por lá.
Depois farei um post mais específico sobre aluguel.
Espero ter contribuído.
:)


domingo, 2 de março de 2014

Passaporte renovado e consulta marcada

Olá Diário,
 

Nesta sexta-feira fomos até a Polícia Federal, no aeroporto do Recife, buscarmos os nossos passaportes. Eles já estavam com o prazo da validade próximo de vencer, então demos entrada na renovação. Agora será válida por cinco anos e já dentro do novo modelo de passaporte brasileiro.

E para os que estavam preocupados com nossa consulta...Já marcamos para o dia 12 de março.
Iremos no dia dez fazer os exames de sangue e urina, e dia doze o raio X e a consulta com o médico.
Pra quem não sabe, você pode adiantar os exames de sangue e urina mesmo antes da consulta (pelo menos com este médico em Recife).

Desta forma a data limite para entrarmos no Canadá será dia 10 de Março de 2014. Diante disto, planejamos entrar no Canadá na primeira semana de março e chegarmos antes da data limite, neste caso a data do 1ºexame médico.
 
E o que faço neste carnaval?!?!

Adoro o que o carnaval me proporciona, um belo feriado!
É o meu tempo para descansar, dormir, meditar, cozinhar, estar com a família, ver filmes (muitos em francês)...Pensar na vida e no futuro.



Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac