Vista panorâmica da cidade de Québec

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Entrevistas em 2014 - Brasil não entrou na lista


Caros amigos que ainda aguardam o seu tão sonhado CSQ, saiu a lista com as datas e lugares onde ocorrerão as entrevistas, maaaaaaaaaas infelizmente o Brasil ainda não está presente.



Esta lista está com datas de janeiro a março de 2014, acredito que o motivo pelo qual não terem incluído o Brasil neste período, é mesmo a copa.

Vale esperar pra ver se aproveitarão pra vir na copa, assistir alguns jogos e de quebra, fazer estas entrevistas, ou irão esperar passar toda essa "euforia" futebolística em nosso país, enfim, vocês não tem muito o que fazer a não ser continuar esperando o BIQ convocar ou enviar o CSQ para sua casa, tenho visto enviarem para os prioritários.

Agora vale um dica amigos, NÃO PAREM DE VIVER, façam planos, estudem, se especializem, tirem certificações (para os da área de T.I.),  entrem em novos cursos, em novos empregos, novos ares...

Falo por conta própria, na época demos entrada em nosso processo provincial em 2011, eu já havia terminado o meu curso de graduação e meu marido terminando seu terceiro curso na área de T.I., depois de dar entrada, ainda consegui fazer uma pós-graduação, curso de extensão, entrei num mestrado, mas tranquei o curso, acreditando realmente que iria antes de terminar, então priorizei o curso de francês.

O que quero dizer é que, se você parar e viver em função deste processo você ficará para trás, podendo perder uma boa oportunidade, inclusive melhorar a sua renda. 

Não esqueçam que estudar o francês é ideal. Não parem de estudar mesmo que em casa, caso você não tenha condições financeiras para pagar um curso.

Estamos juntos nessa. Torço muito por todos vocês, porque sei o quanto é angustiante esta espera.

Bonne Chance!!!!!


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Exames médicos adiados e plano B


Boa noite Diário,

Não se espantem. Com nossa consulta marcada para ontem (dia 27) e exames de sangue e urina já prontos, soubemos que o visto que receberemos terá validade de um ano, CONTANDO, da data dos primeiros exames médicos. Oi?!
 
Você já sabia disso? Nós não sabíamos. E graças a Deus e ao Santo Leonel, amigo que mora em Ville de Québec, por pouco não chegamos a nos consultar. E por que isto?! Vou explicar.

Como havíamos dito antes, não esperávamos por estes pedidos de exames este ano, não acreditávamos mesmo na possibilidade de chegarem ainda este semestre e os planos de chegarmos no Canadá ficou para 2015. Diante disto, nos planejamos e nos comprometemos com muitas coisas aqui no Brasil em 2014.

 O fato, é que, se tivéssemos nos consultado ontem dia 27 de Janeiro, teríamos até o dia 23 de Janeiro (data que fizemos os nossos exames) para entrarmos no Canadá, e considerando que não iremos este ano, também não nos é lícito, chegarmos em pleno inverno (Janeiro de 2015), portanto, se temos 60 dias para realizarmos a consulta e os exames, decidimos pelo plano B, estender o nosso prazo de entrada até quase o limite da data, então faremos a consulta e os exames no início de março, deixando uma folga de pelo menos 20 dias para entramos no Canadá.

Vale salientar, que tudo pode acontecer ainda em 2014, ou seja, ainda existe a possibilidade de irmos no segundo semestre, se conseguirmos resolver algumas pendências com relação ao trabalho, saúde, família, além claro, de juntarmos mais grana pra chegarmos com mais tranquilidade. 

"Então porque vocês não pegam os vistos agora, entram no Canadá nas férias de julho, voltam pro Brasil e regressam em 2015?"

Simplesmente porque isto não faz o menor sentido pra nós.  
Primeiro, pra podermos voltar ao Brasil, precisaríamos de um outro visto, que só deveremos conseguir depois de adquirirmos o PR (Cartão de Residente Permanente) no Canadá, o que demora em média, um mês SE, não tivermos nenhum problema com fotos ou etc. Segundo, nós só temos um mês de férias e a empresa que o meu marido trabalha e a escola que trabalho, não ficarão esperando que cheguem as nossas PRs e retornemos ao trabalho. Terceiro, é muita grana pra dar duas vezes em passagens aéreas, uma em Julho outra em Março, o mês que realmente desejamos imigrar, ou seja, esta idéia,está fora de cogitação.

Portanto meus amigos, ainda não chegou a nossa vez, pelo menos por enquanto, claro tudo pode acontecer, as coisas podem mudar e podem surgir novidades, mas falo por HOJE, não será prudente de nossa parte arriscarmos prevê o segundo semestre, nem muito menos chegarmos no inverno sem emprego e apartamento. Mas o fato de termos recebido os Exames médicos este mês nos trouxe tranquilidade para nos planejarmos melhor, sem pressa e de maneira responsável, e não pensem que não gostaria de já estar em terras canadenses, mas a minha ansiedade e vontade de se estar lá, não me traz paz ao coração, pelo menos hoje.

E claro, se algo novo surgir, e os planos mudarem virei ao Diário contar. Assim que fizermos nossos exames contaremos aqui também.

Bonne chance para todos nós!

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Pedidos de exames médicos e 10 meses de Processo Federal

É isso mesmo meu povo, chegaram os nossos pedidos de exames!!!!

E surpreendentemente o nosso prazo foi de "apenas" 10 meses!!!!
Muito bom, pra quem aguardava 26 meses não é mesmo?!?! Hehehehe

É um post de muitas exclamações!!!!!


Sabemos que o consulado "desembestou" de vez e começou a distribuir pedidos de exames pra toda a galera de 2012, e já estavam em Janeiro de 2014, mas deram um "pinote", rsrsrs, pro mês de março e não me perguntem o por quê. O nosso processo está como aberto em 25 de março de 2013, então estamos contando que é mesmo de março.
Recebemos o e-mail hoje a tarde e estamos nos informando para marcarmos a nossa consulta aqui em Recife, prometo que descreverei como foi.

As coisas começaram a andar, ou melhor, a correr, e prometo que estarei por aqui no Diário, informando vocês dos nossos passos.

Até mais novidades e que venham mais pedidos de exames e que finalmente o BIQ acorde e decida trabalhar né.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Se liga na validade do passaporte!!!

Novo passaporte brasileiro
É isso mesmo amigos,

Se você não prestou atenção no prazo de validade do seu passaporte, trate de observar.

Isso, porque, para receber o visto, o seu passaporte deverá ter pelo menos seis meses de validade, portanto, se você percebeu que existe a possibilidade de quando te pedirem o passaporte o prazo estar curto, corra e marque um encontrinho com a Polícia Federal para renovação, antes, é claro, deverá pagar R$ 156,07 para a alegria do nosso bolsinho. Ô processo caro!

Os nossos passaportes vencem em Abril deste ano e resolvemos nos antecipar e já marcamos na Polícia Federal que fica dentro do Aeroporto do Recife, bem tranquilinho. Se podemos nos antecipar? Sim, ligamos para Polícia Federal e nos informaram que sim. 

Só conseguimos marcar para o mês de Fevereiro, mas tempo é o que mais temos, não é mesmo? 
No caso de quem já recebeu o pedido dos exames médicos é bom correr mesmo, já que a informação que tenho é de que o prazo de começarem a chegar o pedido dos passaportes é de quatro semanas, segundo um e-mail de Maura do Consulado e segundo a Polícia Federal, o prazo de retirada do passaporte são de seis dias, rapidinho.

Aqui está o link da Polícia Federal:

Para maiores e outras informações também tem o telefone 194.

Até mais dicas.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

E a fila anda no Federal. Já estão em 2013!!!!

Pois é meus amigos diário,

Para quem ainda não sabe, o consulado resolveu trabalhar, e não só isto, mais acelerar a papelada.

O motivo nós não sabemos, mas que precisavam desentupir esta fila, aaah, precisavam.

Amigos meus dos meses de Dezembro de 2012 e Janeiro de 2013, já receberam os pedidos dos exames médicos e em breve estarão com os vistos, vale salientar que eles não eram prioritários, o que é muito bom pra nós simples mortais. Um deles chegou a bater o recorde de tempo máximo de processo esperando 'apenas' um ano na etapa Federal, sendo um não prioritário, é bastante significante não é mesmo? Será que o tempo de espera na etapa federal cairá para um ano?  Afinal de contas a expectativa era de 26 meses.
Pelo que sei, agora faltam pouquíssimas pessoas de 2012 receberem os seus pedidos de exames, pra fechar de vez com este ano 'aperreado'.

Agora estamos nós aqui toooooooorcendo pra esta fila não parar e continuar até chegar em Março de 2013, em pensar que poderíamos estar com nossos exames médicos, pois demos entrada no dia 22 de Dezembro de 2012, no entanto nosso cartão foi clonado e vocês já sabem de toda a história :(

Mas sabemos que tudo tem seu tempo certo e sua hora ideal, aprendemos a lição! Quem acredita e espeeeeeeeeeera sempre alcança, não é mesmo? Bem, pelo menos é assim que funciona neste processo de imigração Quebec, aff.

Essa boa notícia serviu para nos trazer ânimo e planejarmos melhor o nosso futuro. Queremos acreditar que em breve também receberemos os nosso vistos, sendo ainda este ano, coisa que achávamos bem distantes.
Se vamos ainda este ano para o Canadá? Não sabemos, já tínhamos nos organizado para chegarmos por lá somente em 2015 e sinceramente, quem esperou até agora espera um pouco mais.

Ah, consegui uma informação pelas redes sociais, a respeito dos números de requisição de vistos junto ao Canadá. Trata-se de uma planilha bem interessante pra gosta de estatística, o que não é o meu caso, no entanto, dá pra ler que, menos pessoas tem dado entrada junto ao consulado do Canadá.  Ao meu ver isto tem a ver com os requisitos para o novo sistema de processo de Imigração por Québec e Federal, e as exigências para tirar o visto canadense, está bem mais difícil hoje do que antigamente.
O gráfico mostra que em 2013 houve uma queda de 60% de pedidos de vistos não só no Brasil, mas no  mundo todo. Será que tem muita gente ainda "presa" lá no BIQ do México? Não duvido.

Só gostaria de alertar a galera que recebeu o pedido dos exames médicos, que não comprem ainda passagens aéreas sem antes estarem com seus vistos, isso porque muita gente recebeu estes pedidos o que também, provocará um engarrafamento de pedidos de vistos, e isso poderá significar atraso, então se você precisa mesmo comprar, então não compre com menos de dois meses. Eu pelo menos não arriscaria tanto, e só compraria mesmo com meus vistos em mãos, gato escaldado...


Neste link, vc encontrará a tabela em Inglês e Francês.


Muito feliz por meus amigos e aguardando a minha felicidade também.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Para os que estão na etapa Federal. Já verificou sua caixa de e-mails?

Gente,
Conversando ontem com uma amiga, ela me falou que deu entrada na etapa Federal, pagou em débito automático, assim como eu, mas ainda não havia recebido um e-mail com o número do e-cas.

Ela já tem mais de seis meses e pensou não ter recebido e-mail nenhum, então pedi pra que ela pesquisasse em sua caixa de e-mail por Demande de résidence permanente au Canada (TQQ), e Voilà!!!!! Ela encontrou!

Então imaginei que outras pessoas poderiam estar na mesma situação, dentro do processo federal, sem o e-mail com o número do E-cas. Portanto, pesquisem nos e-mails, incluindo caixa de SPAM, lixeira, antigos, etc, e depois é só entrar no site http://canada.ca/fr/index.html ou um link direto https://services3.cic.gc.ca/ecas/?app=ecas&lang=fr  e conferir a quantas anda o seu processo.

Em outra postagem vou descrever como verificar o seu status na etapa Federal como Trabalhador qualificado por Québec.

Até a próxima!





Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac