Vista panorâmica da cidade de Québec

domingo, 23 de setembro de 2012

Intouchables - O filme da semana

O filme da semana pra mim foi " Intouchables".
Fala de amizade, respeito, preconceitos e superação.
O filme inclusive já foi  visto por 23,1 milhões de espectadores pelo mundo. Vale a pena assistir, especialmente para quem estuda francês. 


Intocáveis " Intouchables".

A história é muito boa e contada com muito bom humor.
Assistimos com legenda. Achei o francês meio estranho e por vezes não consegui entender muito não, talvez o som não estava muito legal, por vezes alto e baixo, mas valeu ter visto.

Sinopse

Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. 

Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. 

Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro. 

Título original: Intouchables
Duração:112 minutos
Gênero: Drama/comédia
Direção:Olivier Nakache, Eric Toledano
Ano: 2011
País de origem:França

Trailers


domingo, 16 de setembro de 2012

E-mail do BIQ México - Dicas

Quero repassar pra vocês um e-mail que recebi do BIQ esta semana, acredito que foi enviado a todos os inscritos no site para as palestras do BIQ México no Brasil.

O e-mail mostra algumas dicas que foram ditas durante a palestra, segue na íntegra;


Bonjour!

Durante la conferencia, se le recomendó visitar varios sitios Internet y leer documentos para preparar su proyecto migratorio hacia Québec. 

Sírvase encontrar, adjunto, los documentos de los cuales hablé durante la conferencia  que le ayudarán a seguir su búsqueda de información:

•    Un documento con varios sitios Internet de interés;
•    Una guía sobre los procesos de inmigración;
•    La tabla de factores de selección traducida;
•    La tabla de equivalencia entre los niveles de conocimiento del francés;
•    Un documento explicativo de lo que es el Programa de experiencia quebequense (en inglés);
•    La guía de las áreas de formación admisibles (en versión francesa y española, pero ninguna versión es final);
•    Una tabla de comparación de los estudios, entre México y Québec.

NOTA: Si no ha podido asistir a la charla informativa y está interesado/a en participar en la próxima conferencia que se dará en su ciudad, le invitamos a inscribirse nuevamente en una sesión informativa o una lista de espera en: 

También les mando un enlace Internet de una encuesta de 10 pequeñas preguntas, les agradecería mucho si fueran a responderlas para ayudarnos a informarlos mejor.

http://www.surveymonkey.com/s/YKWZJ73

No hesite por favor en mandar este correo a alguien que no lo hubiera recibido.

Esperando que esta información le sea de utilidad, le deseamos una vez más éxito y felicidad en sus proyectos.

Atentamente,

Bureau d'immigration du Québec à Mexico/
Oficina de Inmigración de Québec en México

Avenida Taine 411, Colonia Bosque de Chapultepec
Del. Miguel Hidalgo
11580 México, D.F.
Tél. +(52-55)1100-4340
Horario de atención: 9:00-12:30hrs, lunes a viernes
Fax: (52-55) 1100-4341
 


sábado, 8 de setembro de 2012

Eleições em Québec. E eu com isso?

Esta semana foi eleição em Québec e a líder separatista Pauline Marois ganhou. Pois bem, e nós imigrantes onde ficamos diante desse acontecimento? Exatamente onde estamos.

Não há porque nos preocupar com a sua vitória por ela ter em sua plataforma idéias separatistas. O fato é que separar o Québec do resto do Canadá não é algo que apenas uma pessoa faça sozinha.

Existe muita especulaçãoa a respeito desse assunto, mas o fato é que HOJE, nada mudará pelo menos neste quisito. 

Andam falando inclusive que o processo poderá mudar e ficar mais exigente do que já é, especialmente com o idioma, alguns acreditam até que o processo de imigração será encerrado, contudo, não tem porque estarmos aqui criando mais monstros para o processo, atentemos apenas para o que é mais importante no momento e só.

Todavia não posso deixar de mencionar a confusão que foi por lá diante da vitória dessa mulher, vejam só.

Atentado contra líder separatista de Quebec deixa um morto
Homem abriu fogo durante as celebrações pela vitória de Pauline Marois nas eleições legislativas da província. Disparos também deixaram uma pessoa ferida

Uma pessoa morreu e outra foi gravemente ferida em Montreal, no Canadá, quando um homem, identificado mais tarde pelas autoridades como Richard Henry Bain, abriu fogo durante o discurso de vitória da líder do Partido Quebequense (PQ), Pauline Marois, pouco após seu triunfo nas eleições legislativas realizadas na terça-feira na província de Quebec.

Um porta-voz da policia informou que o atirador efetuou dois disparos e iniciou um incêndio na parte de trás do complexo onde os partidários do PQ celebravam a vitória.

O atentando aconteceu quando a separatista Marois, que se tornará a primeira mulher a comandar o Quebec, discursava para centenas de pessoas. Após os tiros, a política de 63 anos foi retirada às pressas do palanque pelos seus seguranças. Marois não sofreu nenhum ferimento. Momentos mais tarde, ela voltou ao microfone e pediu para que todos deixassem o local com calma.

As autoridades prenderam um suspeito de 50 anos no lado de fora do pavilhão. Imagens da televisão canadense mostraram um policial recolhendo um rifle do chão. Testemunhas relatam que no momento dos disparos o atirador gritou em francês: "Os ingleses estão despertando".

Secessão - O Partido Quebequense defende a separação de Quebec, onde se fala o francês, do resto do país, cuja língua oficial é o inglês. Nos últimos nove anos, a província foi governada pelo partido federalista Liberal, do primeiro-ministro regional Jean Charest. Em administrações anteriores, o PQ já promoveu dois referendos sobre a secessão, em 1980 e 1995, e nas duas oportunidades a população escolheu continuar parte do Canadá.



Mais informações (francês): 

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Os 10 melhores países para imigrantes e as 10 melhores cidades para viver

Saiu na Revista EXAME uma pesquisa produzido em parceira entre o British Council e a organização europeia para políticas de Imigração Migration Policy Group que analisou os melhores países para imigrantes.

1º) Suécia – 83 pontos
Suécia

O Canadá ficou em terceiro lugar e a Suécia ficou em primeiro lugar, pois reune as melhores condições para ser imigrante. Embora tenha uma boa nota total, o país é apenas o terceiro colocado quando analisadas as políticas contra discriminação aos estrangeiros. A conclusão é do índice MIPEX.








O estudo avaliou os países europeus, o Canadá e os Estados Unidos. Recentemente, a pesquisa também incluiu Japão (que ficou em 29º lugar do ranking) e a Austrália (que figurou em quinto lugar). Por conta desta
metodologia, nenhum país da América Latina aparece no ranking.

O estudo aplicou uma nota de até 100 para sete áreas principais: 
  • Mobilidade no mercado de trabalho;
  • Possibilidade de reunir a família no país;
  • Educação;
  • Participação do imigrante na política;
  • Residência de longo prazo;
  • Acesso à nacionalidade e políticas contra discriminação. 
Quanto maior a nota geral, melhor colocado ficou o país. Nenhuma nação alcançou a nota máxima na contagem geral.
A Classificação ficou assim:
  1. Suécia – 83 pontos
  2. Portugal – 79 pontos
  3. Canadá – 72 pontos
  4. Finlândia – 69 pontos
  5. Austrália – 68 pontos
  6. Holanda – 68 pontos
  7. Bélgica – 67 pontos
  8. Noruega – 66 pontos
  9. Espanha – 63 pontos
  10. Estados Unidos – 62 pontos 
Segundo o Instituto de pesquisas Economist Intelligence Unit (EIU), da revista The Economist, a melhor cidade que oferece boa infraestrutura e qualidade vida do mundo,é Melbourne, na Austrália.

O ranking analisou cinco critérios principais: 
  • Estabilidade;
  • Saúde;
  • Cultura;
  • Meio ambiente;
  • Educação;
  • Infraestrutura. 
 Para cada um desses itens, foi atribuída uma pontuação de zero a 100, sendo que até 1 a condição é considerada “intolerável”, e 100 é ideal. Com isso, as cidades obtiveram uma nota geral, também de zero a cem, e quanto maior a pontuação, mais “apropriada” para viver é a cidade.

Royal Botanic Gardens, em Melbourne
Melbourne, Austrália

Austrália e Canadá foram os países que emplacaram mais cidades no Top 10. A Austrália apareceu com quatro cidades. Já o Canadá conseguiu colocar no ranking três representantes.






 3. Vancouver, Canadá
Vancouver, Canadá
O ranking difere de outro publicado pelo mesmo instituto, que apontou as dez melhores cidades para se viver. No outro estudo, foram considerados critérios diferentes, como espaço verde, conectividade, bens naturais e culturais. Por isso, Hong Kong, que ficou em primeiro lugar na outra análise, não apareceu neste ranking dos dez mais.




Fonte: 

domingo, 2 de setembro de 2012

E enquanto se espera a entrevista?



O que faremos enquanto aguardamos a entrevista?
Vou contar de que forma estamos nos preparando para a entrevista e o Processo Federal. Sim. Processo Federal também, e vou explicar por que.
Levemos em consideração que o processo não encerra com o CSQ nas mãos certo? Por isso devemos já nos  preparar para a próxima etapa, que será o envio dos documentos. A demora em enviar os documentos pode alterar em meses o prazo que poderemos receber o pedido dos exames médicos, pra vocês terem idéia, uma amigo nosso enviou os seus documentos apenas um mês depois de um outro amigo e a diferença de envio do pedido de exames foi de seis meses entre um e outro.

Enfim, para não termos surpresas na entrevista e não atrasarmos o envio dos documentos estamos nos preparando da seguinte forma:

1. Estudando francês, claro.
Aulas visando só a entrevista, filmes e músicas em francês, para treinar os ouvidos, lendo artigos em francês. Para nos orientar fizemos uma lista com algumas possíveis perguntas e respondemos mesmo em português e estamos treinando em francês.


2. Atualizando o dossiê
Nosso dossiê já está pronto há muito tempo, portanto só iremos atualizá-lo com novos documentos, currículos e/ou novas informações.


3.  Traduzindo documentos
Entraremos em contato com um tradutor juramentado e adiantarmos a tradução da papelada.


4. Preenchendo formulários
Começaremos a preencher todos os formulários do Processo Federal, pois se achamos chato e complicado o do Processo Provincial o que diremos dos próximos.


5. Reservando dinheiro
Bem, na verdade só estamos fazendo a conta de quanto gastaremos até lá. Tradução de documentos, passagem aérea, reserva em hotel e Taxa do Federal.


6. Cuidando da saúde
Por que? Parece cedo para isso mas não é. Fazer alguns check up antes do envio para o Federal é muito importante na minha opinião. 

Conheço uma menina que foi recusada nos exames médicos porque descobriu que estava com sífilis, outra estava com hepatite e não sabia e tantos outros amigos que tiveram que repetir o Raio X simplesmente porque os médicos de lá suspeitaram de Tuberculose. 

Ou seja, nada perderemos se começarmos a cuidar um pouquinho da saúde para não sermos pegos de surpresa, ainda mais quando temos um marido asmático desde criança.

Enquanto isso, é só esperar...


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac