Vista panorâmica da cidade de Québec

segunda-feira, 30 de julho de 2012

De Paris ao Brasil

Caminho para a Torre Eiffel
Amigos do Diário,

Foi uma Viagem maravilhosa, cansativa, mas fantástica.
Um lugar belíssimo e encantador.
Palácios, museus, monumentos, parques, jardins...enfim, foram muitos os lugares que conhecemos e tantos outros que deixamos de ver.

Se você deseja conhecer mais de Paris recomendo no mínimo 15 dias e pra ver muito mais e tranquilamente, um mês, seria o ideal.

Com relação ao nosso francês...bem, descobri que NADA SEI, na verdade em uma conversa com um nativo dá até pra entender o que falam, vai lá, uns 70%, mas quando falam entre si, pensava; "Que lingua é esta pelo amor de Deus", conclusão, acabamos utilizando mais o inglês do que o nosso pobre francês.


Isto nos mostra o quanto teremos que ralar para nos comunicar, nada é mais dificil do que a vontade de se comunicar e não conseguir, e isto foi só por turismo, já imaginou morar num lugar assim? Ai meu Deus.

Valeu a experiência.

O que mais gostamos?
  • O metrô (funciona muito bem);
  • O Museum Pass;
  • O Palácio de Versaillhes, Louvre, Museu de Orsay, os jardins de Luxemburgo;
  • O sorvete e o croissant;
  • Queima de fogos no dia 14 de Julho (Revolução Francesa)em frente a Torre Eiffel.
O que não gostamos?
  • Muitos Turistas (em alguns lugares);
  • Cigarro (todos fumam);
  • Montmartre na Sacre Couer (presença de muitos golpistas e sujeira pelas ruas)
  • Jambon (quase tudo tem Jabon - presunto crú)
Mitos:
  • Garçons e franceses te tratam mal se você não fala em francês;
  • Franceses fedem (quem cheirava mal eram os turistas);
  • Em todo restaurante você é obrigado a dar gorjeta.
Verdade:
  • Tem muito turista em julho, especialmente orientais e mulçumanos;
  • Encontrava mais brasileiros em centros comerciais; 
  • Francês adora ficar sentado em qualquer jardim ou degrau do Rio Sena contemplando, pensando, lendo, bebendo vinho ou fazendo pequinique, ah, e muitos fumando também.
Bem, como este não é "O Diário Paris Brasil", encerro por aqui o meu relato, mas para quem vai viajar e quiser algumas dicas, é só enviar um e-mail e terei o maior prazer em ajudar.

Algumas fotinhas

Catedral de Notre Dame


Arco do Triunfo
Palácio de Luxemburgo
Museu do Louvre

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Nous allons à Paris!


Bem, amigos do Diário,

Cansamos de esperar e de economizar...Nous allons à Paris!
Ulalá!!!!!


Todo ano no mês de julho viajamos para algum lugar, e este ano decidimos treinar nosso francês em um dos lugares mais lindos do mundo.

Como arte/educadora será uma realização cultural, e como bons mochileiros, o que não vai faltar são lugares para explorar.
Ficaremos a 800 metros da Torre Eiffel e bem próximos das principais atrações turísticas.

Queremos ouvir, ler e falar em francês em terras francesas.
Assim que voltarmos postarei fotos. 

Au revoir mes amis!!!!

Pra quem quiser curtir a maior foto de paris 26 gigapixels
 

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Emprego em Québec - Missão de recrutamento em Agosto de 2012

Caros amigos,

Agora a notícia é boa!

Mais uma vez venho falar sobre a Missão de recrutamento do Québec no Brasil.

Eu já havia avisado aqui e agora é a hora de enviar o seu currículo, mas espere... primeiro dê uma olhada nas vagas que eles disponibilizaram:

A seleção no Brasil ocorrerá em São Paulo e Recife, entre os dias;
  • 20 e 28 de Agosto.

Para participar você precisa:
  • Ser de uma das áreas citadas acima;
  • Falar francês ( a entrevista ocorrerá toda em francês);
  • Enviar o seu currículo em francês

Os currículos devem ser enviados para:


OBSERVAÇÕES:
  • Atenção para os padrões de currículo quebecois, o currículo que conhecemos é diferente ( não precisa de uma fotografia, por exemplo);
  • Se você citar no seu currículo que fala inglês, épossível que no momento da entrevista eles queiram averiguar;
  •  Quem já possue o CSQ e visto terá prioridade, e claro quem já esta no Québec também;
  • Procure estudar bem sobre empresa que você se interessou;
  • Prepare-se para uma entrevista presencial ou por Skype.

Um pouco mais sobre o recrutamento:

Trabalhar na cidade de Québec

A região metropolitana da cidade de Québec possui economia sólida, taxa de desemprego baixíssima e excepcional ambiente de trabalho. Segundo recentes estudos feitos por Emploi-Québec (Agência de Empregos do Governo do Québec), 70 mil empregos serão disponibilizados na região nos próximos 5 anos.

Contexto econômico em plena efervescência

A região metropolitana de Québec oferece muitas possibilidades de empregos motivadores e dinâmicos, devido ao seu exepcional desempenho econômico associado ao declínio da força de trabalho (envelhecimento da população, crescente volume de aposentados, etc.), conforme demonstrado pelo fato da região ter uma das taxas de desemprego mais baixas do Canadá.

Importante polo econômico

A cidade de Québec é o 2º maior polo econômico da província e o 7º do Canadá. Desde 2000, foram criados cerca de 66.100 empregos. A economia da cidade de Québec está, então, em plena expansão e vários setores possuem parcos recursos humanos. A alta tecnologia é um dos grandes eixos de desenvolvimento da cidade, principalmente devido à criatividade e produtividade dos segmentos industriais e da comunidade científica locais. 

A grande demanda em setores de excelência, como ótica e fotônica, ciências da vida, seguros e serviços financeiros, TIC e eletrônica, beneficiamento de alimentos e obras verdes e inteligentes, requer contratação de mão de obra especializada. Esses setores contribuem para o vigor da região e projeção da cidade de Québec e da sua mão de obra no mundo todo.

Empregos motivadores ao seu alcance

Esse bom volume de oportunidades de empregos gera amplas possibilidades de avanço profissional e novas carreiras em crescimento. A região metropolitana de Québec é conhecida também por proporcionar boa qualidade de vida, ambiente de trabalho dinâmico, serviços personalizados aos imigrantes e grande abertura para o mundo.

Missões de seleção de pessoal

Essas missões são viagens feitas pela classe empregadora da região metropolitana de Québec a um determinado território, com o propósito de entrevistar candidatos que tenham feito solicitação prévia (através do envio de currículo) e que, em seguida, tenham sido pré-selecionados.

Leia mais aqui.
Em PDF aqui


domingo, 1 de julho de 2012

Canadá e Québec fecham as portas...por enquanto

Le ministre Kenney prend la parole au Congrès national de Metropolis et décrit sa vision d’un système d’immigration synonyme de rapidité et de souplesse

Notícias em sites oficiais:

Canadá:
* Ministro Kenney estabelece as bases para um novo sistema de imigração mais rápido e mais flexível

Québec:
* Novas regras para o recebimento por categoria de imigração
* Novos formulários para as novas regras


Pois é caros amigos, o que dizer diante das últimas notícias?

Não quis ser repetitiva e escrever o que vocês já leram em tantos blogs e sites, gostaria de dar a minha opinião sobre o assunto e falar para aqueles que possivelmente se encontram tristes e perdidos com essas notícias.

Eu soube no primeiro dia que foi dada a informação, mas fiquei um pouco confusa se isto influenciaria o Processo por Québec ou não, foi quando me deparei com a informação no site do MICC.

Bem, eu sempre achei que um dia isso pudesse acontecer.

Prestem atenção, eu NÃO estou dizendo que o processo acabou ou ninguém mais deve aplicar.
A verdade é que aqueles que NÃO possuem um diploma québecois, uma oferta de emprego, ou não estão nesta lista ou nesta lista anunciada por eles, NÃO poderão aplicar ou dar entrada no processo até 31 de março de 2013.

O que isto significa para aqueles que já deram entrada no processo e aguardam a entrevista ou o visto no Processo Federal?...NÃO SEI!

Exatamente isso, não dá  pra saber ou adivinhar. Há quem diga que vai melhorar e agilizar o processo, o que será bom e nada mudará para este grupo, e existe aqueles que acreditam na possibilidade do governo parar total e só voltar a andar quando acertar as pernas.

Mas é bom deixar claro que primeiro foi uma decisão do Governo Federal do Canadá seguido pelo MICC (Ministre de l’Immigration et des Communautés culturelles) do Québec. Se uma decisão influencia a outra? É óbvio que sim.

Le ministre Kenney accueille aujourd’hui l’adoption définitive et la sanction royale de la projet de loi C-31 (Loi visant à protéger le système d’immigration du Canada) qui protégera et améliorera le système d’immigration du Canada

Apesar de ter o seu próprio processo de imigração, o governo do Québec não é independente do Canadá e suas decisões interferem diretamente na sociedade canadense.

Acredito que esta decisão não tem só a ver com o interesse em "organizar" os departamentos de análise do CIC ou do MICC, esta decisão está diretamente ligada ao momento político e econômico que o Canadá e o mundo tem vivido atualmente. A política mundial agora busca cautela.

Se levarmos em conta o grande número de imigrantes refugiados, desempregados e despreparados que só mamam nas tetas do governo, poderemos entender melhor todas estas mudanças e novas regras. Afinal a cultura, a educação, a saúde, a segurança e a economia do país estão em jogo e cabe aos seus governantes zelar por elas.

Consequentemente, é fato que eles desejam melhor selecionar este candidato a cidadão canadense e para fazer isto deverão arrumar a casa e não somente isto, mas, modernizar, informatizar, contratar e qualificar seus funcionários para esta tarefa.

O que fazemos então?
(...)
Para os que já deram entrada no processo e aguardam a entrevista ou o visto...Continuar aguardando.
Não há absolutamente nada que possamos fazer para mudar alguma coisa neste processo.

Para aqueles que ainda não deram entrada no processo provincial, eu acho que cada caso é um caso.

Por exemplo, tem gente que já investiu muito nisso, e não falo só de dinheiro mas de tempo, e já outros que ainda irão começar. Eu diria que repensem e observem o caminho já trilhado, vale a pena continuar? Vale a pena esperar? E os gastos que ainda terei? E o que farei durante este tempo? 

Se vc não deu entrada mas estava no meio do caminho e tem um profissão de demanda, meu amigo, não desanime, tente entrar com emprego!
Corra atrás das ofertas de emprego, das missões de recrutamento, coloque currículo em tudo que é empresa, cadastre-se em sites de emprego e siga até onde você conseguir andar (este conselho também vale para os que aguardam a entrevista ou o visto e estão na área de demanda )

Para aqueles que ainda não começaram, huuuuum, pense bem, e se você realmente deseja arriscar, aproveite este tempo para estudar e investir no francês e inglês, se você estiver com grana sobrando sugiro que vá fazer um curso em Québec em busca de um diploma quebecois, mas lembre-se que provavelmente quando o processo de análise voltar, ocorrerá mais mudanças e certamente mais exigentes.

Enfim caros amigos, ainda escreveria muito sobre o assunto, mas acho que este momento é para refletir e aguardar pra ver o que acontece.

Sorte para todos nós!

Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac