Vista panorâmica da cidade de Québec

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Programação para entrevistas 2012

Só para informar. 
Saiu a programação das entrevistas de seleção para o Québec. 

As entrevistas aqui no Brasil ocorrerão entre 27 de fevereiro e 10 de março.
Parece que estão centralizando em São Paulo, mas vamos ver o que acontecerá este ano.

Lembro que o ano passado a galera do nordeste que enviou a documentação em 2010 demorou para ser convocada em 2011, mas pelo menos foram para Bahia.

Eu realmente acredito que toda essa força tarefa do consulado e do BIQ, servirá para centralizar os processos, lembrando que agora deverão ser enviados para o México (parte provincial) e depois Canadá (parte federal), talvez queiram também centralizar as entrevistas em São Paulo, bem é o que eu imagino.
Contudo, a Bahia ainda é a melhor opção para os que estão no nordeste.

Ah, vocês lembram do e-mail do consulado avisando que as entrevistas aconteceriam em janeiro? leiam aqui.
Pois é , estão vendo, não dá pra confiar neles, portanto, para aqueles que ainda não foram convocados, não se apeguem a datas, apenas continuem estudando e relaxem.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O Brasil ainda vale a pena?


Imigrar todo mundo sabe que não é fácil e nem barato.

Deixar a família, os amigos, o conforto da sua casa, seu emprego, vender tudo e resumir toda a sua vida em quatro malas é algo realmente desafiador, mas lendo tantos blogs e diários alheios percebo que mesmo diante de muitas dificuldades financeiras,emocionais e psicológicas, mesmo com a economia crescendo e com mais oportunidade de emprego, retornar ao Brasil ainda não é a opção da maioria.


Seja no inverno atolado na neve ou a quilometros de saudade da família, a esperança perdura nestes imigrantes brasileiros, e por que será?

Será que voltar ao Brasil ainda vale a pena?

Eu ainda não cheguei no Canadá, tampouco passei pelas dificuldades que tantos outros passaram, mas falo do que não suporto mais neste país.

Noticiários de corrupção, assaltos cada vez mais audaciosos, burocracia que mata, centenas que morrem todo ano e carros que boiam nas cidades devido a chuva, fraudes, leis que só servem pra pobre, impunidade, professores desvalorizados e educação surreal, flanelinha, trânsito infernal, buracos nas ruas (tenho todos mapeados), plano de saúde caro, programas de tv e novelas (especialmente as globais), abuso de autoridade, jovens alienados politicamente, a música "aí se eu te pego", impostos altos sem retorno do governo, insegurança em cada esquina, banco e qualquer outro estabelecimento comercial (restaurantes, por exemplo), falsos anuncios de promoção que funcionam como "pega o besta", transporte público decadente, falta de educação, respeito e cidadania de muita gente (...)

Seguem dois relatos de pessoas que podem responder a esta pergunta.

"A mente prega peças

Imigrar não e fácil, todo mundo sabe, mas por outro lado se iludir e bem facinho. Recentemente nos passamos por um momento muito ruim por conta de uma ilusão. Mais precisamente um problema pessoal. Eu explico.

Eu, Gilberto, sempre fui muito critico em relação a tudo. Critico em relação as pessoas, ao Brasil, ao trabalho e também critico de mim mesmo. Por insatisfação minha com o Brasil nos acabamos imigrando, primeiro para a Austrália e depois para o Canadá.

Também por insatisfação eu tenho “pulado” de empresa para empresa. Na minha cabeça era tudo culpa do Brasil, da empresa, do gerente, do cliente, etc. Agora, depois de ter trabalhado 10 anos com engenharia civil (no Brasil, na Austrália e no Canadá) eu sou obrigado a reconhecer que o problema e na verdade MEU.

Se fosse só isso estaria tudo bem, porem eu coloquei na minha cabeça que eu não conseguiria ser feliz profissionalmente no Canadá e que teria que voltar para o Brasil para resolver esse problema. Mas desta vez seria diferente, seria para o Sul do Brasil, para uma cidade com qualidade de vida, como Curitiba, e tudo se resolveria..."
  
Leia mais...aqui

Por que é tão difícil ter vontade de voltar a viver no Brasil?

Depois de duas semanas lendo sobre o porquê dos meus companheiros do Brasil com Z  não quererem mais voltar a viver no Brasil, decidi escrever meu texto. Em 2009 já havíamos feito uma ronda sobre “voltar ou não voltar” entre os colaboradores deste blog coletivo de expatriad@s que vivem nos mais diversos cantos do mundo… os tempos eram outros, o pessoal também, mas quem quiser conferir pode clicar aqui. Inclusive eu dei minha opinião sobre a volta e decidir escrever de novo não porque tenha mudado de ideia, mas sim porque ampliei um pouco meu pensamento.

Não vou enumerar aqui a quantidade de problemas, principalmente sociais, ambientais e econômicos que existem no Brasil, uma porque depois dessa série de posts não vale a pena repetir, outra, porque todo mundo está careca de saber que no nosso país falta segurança, falta educação e saúde pública, falta tolerância, falta tanta coisa e sobra outras mais, como desigualdades, exclusões, injustiças...

Leia mais...aqui.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

FATO - Processo de Imigração para Québec

Agora é fato e não boato!

As mudanças ocorreram e o trem está andando.
Não. Não estamos atrasados com essas informações.

Demorei para escrever porque estava lendo e pesquisando para falar com detalhes sobre o assunto.
Recebi muitos e-mails de pessoas que ainda possuem muitas dúvidas e estão bastante confusas com as mudanças.

DICA: Procurar em fontes oficiais é mais seguro e participar de um grupo de discussão também ajuda muito na atualização das notícias.


Bem, em primeiro lugar as mudanças ocorreram para a Etapa Provincial e para a Etapa Federal. 

Vou explicar, porque ainda tem muita gente que confunde.
A Etapa Provincial é a primeira parte do Processo. 
A mais curta e talvez a mais cheia de ansiedade e expectativa (talvez mude de opinião).
Ela se defini por um perído onde o candidato deverá pesquisar, estudar e se preparar para uma possível entrevista em francês com um dos conselheiros do Québec.
Digo possível, pois existe a possibilidade de você receber o CSQ (Certificado de seleção para o Québec) em sua casa, sem a necessidade de se apresentar para a entrevista.

Depois de todos os formulários preenchidos, horas de aulas no francês, o candidato enviará os seus documentos para o Escritório de imigração do Québec (BIQ), aguardará a entrevista e se por acaso for aceito receberá o tão desejado CSQ.
Aqui termina a Etapa provincial.

A Etapa Federal se constitui na entrada deste candidato, agora aceito pelo Québec como trabalhador qualificado, no processo de análise de outros formulários e documentação pelo governo do Canadá.
Depois de alguns meses o governo do Canadá te enviará um pedido de exames médicos, que deverá ser enviado para Trinidad&Tobago, se tudo estiver ok, o candidato receberá um pedido de passaporte seguido do visto.

Obs: Existe também a possibilidade do envio do pedido dos exames junto com o pedido do passaporte, é o que nós chamamos de COMBO.
Aqui termina a Etapa Federal.

Ok, depois de esclarecido isto, fica mais fácil de dividir o que mudou em cada etapa de todo o Processo de Imigração para o Québec como Trabalhador Qualificado.

O que mudou na Etapa Provincial (Québec):

2. A comprovação do nível de francês e inglês;
Sem a comprovação, ou seja, sem uma destas provas não adianta enviar o dossiê, pois não ganhará pontos no idioma, área de muita pontuação e importante no processo.

O Cônjuge também deverá fazer a prova, mas a prova de inglês não é obrigatória para o Cônjuge.


Francês:
 Inglês: 
  • IELTS International English Language Testing System.
DICA: Fique atento para as datas das provas, pois elas tem prazos e datas fixas. No caso dos testes de francês ligue para a Aliança Francesa e se informe.

    3. Mudança do local onde deverão ser entregues os documentos;

    Novo endereço a partir de 01 de janeiro de 2012:
    Délégation générale du Québec
    Bureau d’immigration du Québec à Mexico
    Av. Taine 411, Col. Bosque de Chapultepec (Polanco)
    México, D.F. 11580
    Mexique

     
    Depois de analisados no México – eles serão enviados para o Consulado aqui no Brasil em SP.
    OBS: As entrevistas continuarão sendo realizadas em SP e Bahia.


    4. O prazo do processo;
    O prazo mudou será de aproximadamente 7 a 8 meses.

    5. Taxa.
    A partir de 1º de janeiro de 2012
    Requerente Principal será 406 $ CA, antes era de 395 $ CA
    Conjuge e outro mebro da família 156 $ CA, antes era de
    152 $ CA

    Fonte: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/frais_2012.pdf



































































    O que mudou na Etapa Federal: 

    1.Tradução de documentos. A tradução deverá ser juramentada.
    Os documentos que deverão ser traduzidos para o Ingles ou Frances estão listados nas sessões 14, 15 e 16 do IMM5690 http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/form/IMM5690F.pdf


    2. Novos formulários (atenção para cada um deles).
    Fonte oficial: http://www.cic.gc.ca/francais/immigrer/quebec/demande-trousse.asp
    3. Mudança do local onde deverão ser entregues os documentos;

    Novo endereço apartir de 01 de Dezembro de 2011
    Citoyenneté et Immigration 
    Programme des travailleurs qualifiés sélectionnés par le Québec 
    Bureau de réception centralisée 
    Case postale 8888
    Sydney (Nouvelle-Écosse)
    B1P 0C9
    Canada 
    http://www.cic.gc.ca/francais/immigrer/quebec/demande-trousse.asp

    Depois de analisados em Sydney – no Canadá, e não na Austrália, hihihi, eles serão enviados para o Consulado aqui no Brasil em SP

    4. O prazo do processo
    O Prazo mudou, será de aproximadamente 10 a 12 meses.

     * Guias:
    Guide pour les travailleurs qualifiés du Québec
    http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/guides/FQ7.pdf.

    Guide à l’intention des Candidats des provinces e Travailleurs qualifiés du Québec
    Instructions spécifiques du bureau des visas

    http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/guides/F37134.pdf

    Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac