Vista panorâmica da cidade de Québec

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A fila está andando


Faço parte de um grupo onde um grande número de pessoas desejam ou já estão no Canadá.
Muitos já deram entrada no processo federal, outros esperam pela entrevista.
Acompanho as angústias e a espera de todos e fico na torcida, pois sei que se estiver bom pra eles, será bom pra todos que entrarem no processo de imigração Québec.

Sabemos da demora do consulado, mas finalmente temos ouvido e lido notícias de pessoas que já estão recebendo a carta para os exames médicos e outros sendo convocados para a entrevista, uns para abril e outros para junho.

Voilá! E a fila anda...

terça-feira, 26 de abril de 2011

Matéria - Canadá: Sonho ou ilusão

Depois da reportagem no Bom dia Brasil sobre a convocação de enfermeiros e outros profissionais da área de saúde, tenho recebido muuuuuitos e-mails de pessoas cheias de dúvidas sobre o processo de imigração do Québec, mas isso não seria problema  se muitas dessas pessoas fossem bem mais informadas sobre o que poderão enfrentar lá no Canadá.

Li no site Canada sair do Brasil uma matéria sobre tais dificuldades. Vale a pena ler.

 Canadá: Sonho ou Ilusão

Postado em 25 abril 2011.
Autor(a): Rodrigo Araújo

      
        



Foi publicado recentemente que a Província de Quebec, no Canadá, está recrutando profissionais em quase todas as áreas, principalmente no campo da saúde. A reportagem publicada pelo site canada.sairdobrasil.com correu o mundo e profissionais de todo Brasil, de diversas áreas de atuação, ficaram extremamente animados com a oportunidade e possibilidade de morar fora, ter qualidade de vida e poder recomeçar, além de garantir segurança e boa educação à família.

          Assim como o Canadá, a Província de Quebec faz uma excelente divulgação de seu programa de imigração contando com um bom web site, um escritório em São Paulo que atende todo território nacional e várias palestras informativas.

        As palestras são muito bem conduzidas e dadas por oficiais de imigração, onde eles passam ideias gerais, apresentam o programa de recrutamento, os requerimentos básicos e os primeiros passos que devem ser dados pelos interessados. Eles também mostram gráficos, números e estatísticas, além de alguns depoimentos.

       Um material ilustrativo é distribuído no objetivo de ajudar e reforçar a ideia, além de trazer informações sobre o processo de imigração e sobre a Província.

       Para averiguarmos as informações e como os recém chegados e novos imigrantes estão após o processo, falamos com algumas pessoas sobre a chegada e a adaptação, além de trabalho e das perspectivas do futuro.
       
       Por exemplo, o segredo do sucesso em outro país está no objetivo de cada um, segundo o carioca Maurício Bota, Engenheiro Químico. Ele está em Montreal há 7 anos e imigrou com 26. “O começo é muito difícil e a adaptação depende de cada um. Eu tive que voltar a Universidade e fazer 2 anos para poder equivaler o meu diploma”, conta.
       
       Bota fala que foi favorecido pela idade e ter vindo solteiro. “Vejo a dificuldade de quem chega depois dos 30 e com filhos, pois a responsabilidade é muito maior”, afirma. Ele conta que baixou muito o padrão de vida nos primeiros 4 anos, mas hoje se diz realizado por trabalhar na indústria farmacêutica. Está casado com uma canadense e vai ao Brasil todo ano. "O Canadá nos oferece uma segurança incrível e estamos sempre viajando, o que seria muito improvável no Rio de Janeiro”.

       Ele sugere aos novos imigrantes que estejam abertos a novos desafios e que todo esforço vale a pena, pois o final sempre recompensa. “Não desista dos seus objetivos e acredite na sua capacidade. Volte a estudar se necessário, mas avalie o tempo e o investimento, pois imigrar e viver fora não é pra todo mundo. Requer esforço, dedicação e muita superação”, aponta Bota.

       Já Mariana Teixeira não teve uma boa experiência. Médica no Brasil com 9 anos atuando na área, a recifense voltou para o Brasil depois de 3 anos e meio de Canadá. “O Canadá é uma grande enganação. Conheci vários médicos, de todo canto do mundo, desiludidos e sem esperança. Muitos sem condições de voltar para seus países de origem e que aceitavam qualquer coisa. Conheci um médico da Índia que estava como motorista de ônibus. Uma tristeza”, lembra ainda com certa revolta. 
       
       Mariana conta que há uma enorme falha no processo de imigração canadense. “Acontece que o governo faz a propaganda, recruta e não oferece o mínimo suporte. Exigem experiência e educação, mas nada disso é válido uma vez que você está lá. Impossível você encontrar um médico de fora que esteja atuando sem ter refeito o curso todo. Não é justo”. 

       O Canadá deveria ter um programa específico para aqueles das áreas de saúde como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros, sugere Teixeira, para que esses profissionais tivessem uma rápida integração no mercado de trabalho e pudessem suprir a grande necessidade. Ela sugere que “se você tem dinheiro e tempo disponível para refazer o curso o Canadá pode ser uma saída. Do contrário, nem arrisque”. 

       Perguntada se houve arrependimento de sua experiência, Teixeira foi categórica: “MUITO. O sonho foi grande, mas a desilusão muito maior. Voltei para o Brasil onde faço o que gosto, mesmo com tanta violência e corrupção”. E completa: “o que adianta você ter direitos iguais aos canadenses e não poder trabalhar naquilo que você escolheu. O Canadá me abriu as portas, mas também fechou. Tentei dar um bom futuro para minhas filhas, mas não ter tido tempo para elas foi muito duro”.
       
        Ainda traumatizada com o passado, ela diz que o que o marido ganhava como gerente numa loja em Toronto não era suficiente para o conforto da família.

       De fato, pelo depoimento de Mariana Teixeira e pela experiência de muitos outros, concluímos que há uma enorme carência de médicos e enfermeiros, porém as associações são muito fechadas e conservadoras. O governo tem feito a sua parte no que se refere ao recrutamento de profissionais, mas se omite nos programas de integração dos mesmos junto às associações e ao mercado de trabalho. 
       
       O Canadá é conhecido como um país de detém uma mão de obra muito intelectual, pois infelizmente possui enfermeiros trabalhando em lanchonetes, analistas financeiros operando máquinas em galpões de armazenamento e sociólogos cuidando de crianças em creches. Esses só são alguns exemplos do mau aproveitamento que o Canadá faz de seus qualificados imigrantes.

       Em Hull, Quebec, conhecemos o dentista Álvaro Cordeiro. Recém aprovado na ordem e trabalhando há pouco mais de 5 meses, ele conta que gastou mais de 20 mil dólares, em 2 anos, para validar  seu diploma e passar nas provas exigidas pela ordem. “O que me ajudou foram os 6 anos de experiência no Brasil, a fluência no francês e um plano sólido, além do apoio incondicional da minha esposa e filho”. 

       Cordeiro está feliz pelo sucesso, mas confessa ter uma dívida grande, pois além do investimento que fez na carreira ele teve que pegar empréstimo junto ao banco para poder pagar o aluguel e todas as contas durante quase 3 anos. “É muita dedicação, mas vale à pena. Hoje tenho um bom emprego e estamos conseguindo superar as dificuldades do início”, afirma o goiano de 37 anos que não faz planos para voltar ao Brasil. “Hoje quero curtir o momento e dar um bom futuro para minha família, ver meu filho crescer com segurança e contribuir com a comunidade e o país que me acolheram”, completa Álvaro.

       Há 14 anos no Canadá, o Analista de Sistemas Jorge Vieira diz que sua vida mudou a partir de uma palestra que participou em São Paulo em 1996. Ele conta que foi convidado por um amigo e se deslumbrou com a possibilidade de viver fora. “Eu queria obter uma experiência internacional e conhecer outra cultura, além de fazer cursos relacionados ao meu trabalho”. Naquela época não existia o processo imigratório do Quebec e Vieira fora contratado ainda no Brasil. “Eu mandei meu currículo para IBM em Toronto e depois de 3 entrevistas por telefone fui contratado. Respondi o resto do processo já no Canadá e a empresa ainda ajudou na parte final”, lembra.
   
       Ele ainda afirma que era muito normal naquela época, principalmente profissionais vindos da China, e que hoje isso raramente acontece devido ao grande número de profissionais no mercado. Porém, afirma nunca ter visto isso acontecer com nenhum outro profissional que não fosse da área de TI (Tecnologia da Informação). “A facilidade para esse tipo de profissional é muito grande por causa da linguagem e regulação da profissão junto a órgãos institucionais”, analisa Vieira. 
      
        Depois da crise de 2001, Jorge foi para Calgary, na Província de Alberta, onde trabalhou num contrato por 3 anos. Hoje ele se encontra com a família em Ottawa e diz que encontraria trabalho em qualquer lugar, mas gosta do estilo da cidade. Planejava trabalhar nos Estados Unidos, mas desistiu da ideia com a crise de 2008. “A crise não atingiu tanto o meu setor e o Canadá se recuperou bem”, revela Vieira. “Porém, esta área é muito volátil e o profissional passa por muitos autos e baixos na carreira. Temos que estar bem preparados e estar sempre aprendendo”, completa.

       Pedro Alcântara, economista pela Universidade de Brasília, mora em Toronto há 2 anos e está fazendo o curso novamente. “Prefiro refazer o curso aqui a ficar sem esperança num país bagunçado como o Brasil”, afirma. Pedro faz o curso a tempo pleno e se anima com a possibilidade de finalizar no ano que vem. Carmem Alcântara, sua esposa, já trabalha como programadora numa empresa de médio porte e diz: “o Canadá está interessado mesmo é nos nossos filhos. Eles aqui vão crescer e fazer parte da nova geração. A educação que terão vai ser daqui e pra eles tudo será mais fácil e natural”, analisa.

       Realmente faltam profissionais qualificados no Canadá, independente da Província. Os que estão aqui sugerem que os profissionais de saúde no Brasil contenham a empolgação e analisem bem e detalhadamente o processo.
   
       Façam contatos com os que aqui estão, leiam reportagens, blogs, comentários e participem de fóruns. É muito importante estar bem informado e saber os seus limites. Nem tudo é um sonho. Cuidado, pois o sonho pode se tornar um grande pesadelo.




segunda-feira, 25 de abril de 2011

Estudando, trabalhando e sonhando...

Escrevo em meu diário...

Estudando, estudando, trabalhando para continuar estudando e trabalhando para juntar dinheiro e continuar sonhando...

    (...) Cansaço, fadiga...e muitos sonhos...

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Para as futuras mamães - A saúde pública no Canadá

Há algum tempo acompanho um casal na saga da imigração. Dimitri e Fabiana, são de São Paulo e moram em Vancouver.

Eles possuem um blog e um canal no Youtube que são como um "Reality Show" sobre as suas experiências e aventuras. Todos os vídeos são gravado em qualidade HD.

Mas este vídeo abaixo, é especialmente informativo e interessa a muitas pessoas, principalmente as mulheres, que assim como eu, pretendem ter filhos no Canada.  

Ele é um dossiê completo sobre como funciona a maternidade no Canada. A saúde pública  para futuras mamães é realmente boa? 
Assuntos abordados:

- A Descoberta - Testes de gravidez
- Pré-Natal - Exames Médicos, Ultrassom, Walk in clinics, consultas médicas no Canadá, licença maternidade, Saúde pública, etc
- Hospital - Escolhas, Visitas ao hospital
- Curso Pré-Natal - Vale a pena fazer um curso pré-natal?
- O Grande Dia - Narrado em detalhes, com videos do dia, informações e uma boa dose de emoção
- O Pós-Parto - A recuperação, enfermeiras, enfermaria, detalhes e curiosidades
- Eric - Conhecam a razão de tudo isso. 

O vídeo é completo e informativo, traz a intimidade desta família e sua primeira experiência com um bebê .
O vídeo é muito emocinante.

Mulheres, vale a pena assistir!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Unicap faz parceria com a Aliança Francesa do Recife

 

Aliança FrancesaUnicap faz parceria com a Aliança Francesa do Recife

 

Os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação e os servidores em exercício vinculados ao quadro de pessoal da Unicap, têm descontos no valor das parcelas mensais dos cursos de iniciantes oferecidos pela Aliança Francesa do Recife (AFR).


As aulas serão ministradas na Unicap (Biblioteca Central), com desconto de 30% nas mensalidades e 100% de desconto para o valor integral da matrícula.

Documentos necessários para iniciar sua matrícula:

Aluno da Unicap:
 
  • Fotocópia do comprovante de matrícula no curso ministrado pela Unicap.
  • Requerimento, devidamente protocolado, com a documentação acima anexada, solicitando o benefício do presente Convênio.

Servidor da Unicap:

  • Declaração expedida pela Divisão Pessoal (DIPES), que comprove o vínculo do servidor (ou fotocópia autenticada do contracheque do mês em curso ou do imediatamente anterior ao da data do requerimento).
  • Fotocópia autenticada da RG.
  • Fotocópia autenticada do CPF – MF.
  • Requerimento, devidamente protocolado, com a documentação acima anexada, solicitando benefício do presente Convênio.

Mais informações pelo telefone: 3202-6262

Matrícula na Livraria SBS da Unicap (Térreo do Bloco A)

Fonte: http://www.unicap.br/home/2011/03/18/unicap-faz-parceria-com-a-alianca-francesa-do-recife/

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Canadá recruta profissionais de saúde

Um amigo foi a palestra aqui em Recife e trouxe esta informação.
O governo está mesmo à procura de profissionais na área de saúde.

Enviem seus currículos, mas antes se informem bem!


Recrutement Santé Québec
Ministère de la Santé et des Services sociaux

www.msss.gouv.qc.ca

Médicins:

Téléphone:   00 1 418 266-4565
Télécopieur: 00 1 418 266-6978
Courriel: rsq.md@msss.gouv.qc.ca

 Autres professionels:

Téléphone:   00 1 418 266-4565
Télécopieur: 00 1 514 864-8200
Courriel: professionels.sante@msss.gouv.qc.ca

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Canadá busca no Brasil profissionais que estão em falta em Quebec



São oportunidades de emprego para enfermeiros, médicos, economistas e muito mais. Os salários vão de R$ 5 mil até R$ 10 mil por mês.
Edição do dia 13/04/2011- 08h21 

Faltam enfermeiros e economistas. Em praticamente em todos os cargos de nível superior, há vagas, mas não no Brasil. 

O governo do Canadá veio ao país buscar mão de obra qualificada. É que a população está envelhecendo rapidamente, e a mão de obra não está sendo reposta. Por isso, representantes do ministério da saúde do Canadá estão no Brasil para recrutar profissionais que queiram trabalhar e viver na província de Quebec. A maior procura é por enfermeiros.

Muitos brasileiros querem ir para o Canadá. Eles estão interessados em imigrar e buscar trabalho naquele país, mais especificamente para a província de Quebec, com oito milhões de habitantes, 25°C no verão e -20°C no inverno.

“Está um pouco difícil de morar em São Paulo. Você demora três horas no transito para ir e voltar, então lá é para ter mais tranquilidade e ser mais reconhecida na minha profissão”, explica a fisioterapeuta Amélia Barbosa.
“A renda per capta lá é muito alta e também para ter uma melhor qualidade de vida, porque aqui em São Paulo é muito corrido”, reforça o estatístico Marcio Maciel.
“Vim conhecer o programa, ver se é interessante. Meu amigo me falou bastante bem”, diz a enfermeira Naide das Neves Santos.

Muitos foram ouvir os representantes do Ministério da Saúde de Quebec. Hoje o objetivo é recrutar enfermeiros formados, a maior carência profissional da província canadense. Todos os hospitais do estado têm vagas para enfermeiros. Eles oferecem salários que vão de R$ 5 mil até R$ 10 mil por mês, além de todos os direitos de um cidadão canadense.

“O profissional brasileiro vai sair do Brasil primeiro com um visto permanente, que dá maior amplitude de direito. A pessoa estará e será de igualidade com o cidadão local. Ela vai ter também um apoio tanto na busca do emprego gratuitamente quanto para aprender o francês. A pessoa vai ter uma ajuda para aprender francês no Brasil e continuar a aprimorar no Quebec”, conta Gilles Mascler, assessor de relações públicas do escritório do governo do Quebec.

Primeiro, a população enriquece e depois envelhece. Essa costuma ser a sequência na história da civilização. Esse é o problema de Quebec. Em 2030, 27% das pessoas terão mais de 65 anos de idade. Faltam jovens que garantam a continuidade do trabalho e da vida.

“Eu acho que pode ser interessantíssimo tanto pela experiência quanto pelo resultado”, opina Samuel Braz De Oliveira, técnico em áudio e assistente financeiro.
Em Quebec também há vagas para as áreas de administração, bioquímica, contabilidade, engenharia civil, estatística. 

O candidato deve ter formação de tecnólogo ou diploma universitário, conhecimentos de francês e, de preferência, até 35 anos. Famílias já formadas, com filhos inclusive, são especialmente bem-vindas.


Agora leia a opinião de quem já vive por lá.

"Boa propaganda heim? Quando batemos o olho neste texto é difícil alguém que não diga: - Simples assim? tô dentro.

Lendo somente a reportagem realmente parece ser simples, mas no texto e no vídeo não diz o seguinte:

   1. Enfermeiros tem que voltar a estudar para em média mais um ano para conseguirem a autorização para estudar. Cuidado aos enfermeiros que são técnicos e assistentes, podem chegar aqui e ter que refazer o curso inteiro.

   2. Economistas estão dispostos a começar como assistentes administrativos e só depois de alguns cursos por aqui talvez conseguirem algo mais, digamos, de acordo com a profissão?
 
   3. Para os médicos e dentistas, creio que é o mais difícil de todos, são poucos os dentistas que conseguem pagar as altas taxas para fazer pesadas provas, já vi um médico dizer: Wellington, se você tem amigos médicos vindo pra cá, diga a eles para não virem.

E também outras profissões, como contabilidade que praticamente tem-se que voltar à faculdade e estudar bastante para entrar em uma das 3 ordens de contadores daqui.

Fisioterapeutas também citados, tenho alguns amigos desta área e todos voltaram a estudar para conseguir praticar a profissão por aqui.

Engenheiros também têm sofrido por aqui, não é qualquer um que consegue entrar para a ordem dos engenheiros e estar apto para trabalhar na profissão.

Outro ponto citado sobre o aprendizado da língua, não tem essa de sair daqui sem francês e depois aprender lá, como citado no mínimo aprimorar, sem um francês razoável, não se passa nem pela entrevista e se planejar vir com o mínimo para aprimorar aqui, some este tempo na sua adaptação/equivalência, pois em alguns casos (diria a maioria deles) você só entra para estudar se passar na prova de francês.

Como diz o ditado, "falar é fácil, quero ver na prática". Realmente, principalmente enfermeiros, temos visto como tem faltado por aqui, médicos então nem se diga, mas creio que o ministério de imigração esqueceu de avisar às ordens destas profissões que estão mandando imigrantes para cobrir as demandas, pois não é nada fácil fazer toda a equivalência e estar apto a trabalhar.

Não estou aqui para desanimar ninguém, eu imigrei, não trabalho na área, conheço outros que desistiram de suas área e outros que encararam e estão encarando esta equivalência, mas coloque no seu planejamento e suas pesquisas esta importante variável.

É importante esta variável, pois ela vai influir nos seus planejamentos, planilhas de custos, etc.

Resumindo, se está disposto a imigrar, pesquise mais e não se deixe levar apenas pelas bonitas reportagens para ter ibope. Nem tudo é tão simples, tão fácil e tão barato quanto parece.

Um amigo, chamado Rogério, meu que emitiu o atestado de óbito de seu blog, mas deixo aqui o link, pois lá tem experiências e informações preciosas disse o seguinte:

IMIGRACAO:

- Nao é pra qualquer um
- Nao é o sonho que vc pensava
- Nao é a solucao de todos os seus problemas
- Nao pode ser uma fuga
- Tem que ralar muito
- Tem que ser flexivel com a realidade
- Tem que mudar seu modo de pensar
- Tem que recomecar tudo de novo
- Tem que aceitar os desafios
- Tem que ser mais um objetivo na sua vida
- Tem que engolir muito sapo
- Tem que reaprender a viver. "

Falou e disse Welligton!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Palestra em Recife - 14 de Abril de 2011

sábado, 9 de abril de 2011

Precisa-se de enfermeiros no Québec

Boa notícia para os enfermeiros de plantão. Foi noticiado no jornal do Diário de Pernambuco a segunite matéria:

 Precisa-se de enfermeiros no Québec 
Tiago Cisneiros 
Especial para o Diario 
tiagocisneiros.pe@dabr.com.br 

Edição de sexta-feira, 8 de abril de 2011

"É enfermeiro, quer morar no exterior e ganhar mais de R$ 6 mil por mês? Talvez o Canadá seja uma boa opção para você. Devido à falta de mão de obra local e à perspectiva de necessidade de 110 mil profissionais nos próximos anos, a Província de Québec está correndo atrás de estrangeiros dispostos a trabalhar com enfermagem. Para participar do programa de imigração, basta ter formação e experiência na área, além de conhecimento intermediário de francês.



No processo de seleção do programa, o candidato apresenta documentos, presta informações e é entrevistado por um membro do Escritório de Imigração do Québec. Se aprovado, recebe o Certificado de Seleção de Québec (CSQ) e inicia os procedimentos para a obtenção do visto de residente permanente. O detalhe é que não há limite de vagas. Basta ter o perfil desejado para conseguir o CSQ.

E quem tem o perfil? Isso depende. O governo de Québec trabalha com um sistema de pontuação, baseado em critérios.Caso atinja determinado nível, o candidato é aceito no programa de imigração. Entre os fatores que contribuem para a aprovação, estão ter menos de 35 anos, família e conhecimento de inglês.

Entre a emissão do CSQ e a liberação do visto, o candidato terá, aproximadamente, dez meses, durante os quais poderá aprimorar o domínio sobre o francês. De graça. ´O governo de Québec reembolsa até 1,5 mil dólares canadenses (cerca de R$ 2,75 mil) por pessoa, em cursos nas Alianças Francesas conveniadas, entre as quais estão as unidades do Recife. O valor é suficiente para esse período`, afirma a diretora do Escritório de Imigração do Québec, Soraia Tandel.

Com o visto nas mãos, o profissional terá o prazo de um ano para viajar. Ele mesmo precisará bancar a passagem aérea e a acomodação. Em contrapartida, terá permissão para trabalhar, inscrever os filhos em escolas e utilizar o plano de saúde gratuito do Canadá. Depois de três anos em Québec, poderá solicitar a cidadania do país e, consequentemente, os direitos a voto epassaporte.

Embora não garanta um emprego ao imigrante, o governo da província promete dar uma mãozinha. ´Na chegada a Québec, o estrangeiro poderá ter mais mil horas de aulas gratuitas de francês, além de um apoio na busca por trabalho. São realizados encontros e palestras com especialistas da área de recursos humanos`, explica Soraia Tandel.

Esclarecimentos

Os recifenses interessados em morar e trabalhar no Québec, independentemente da área profissional, poderão saber mais sobre o processo de imigração no dia 14 de abril, a partir das 19h, em uma palestra gratuita no Hotel Best Western Malibu, em Boa Viagem. Para participar, é preciso fazer a pré-inscrição no site www.imigrarparaquebec.ca. Até anteontem, 177 vagas ainda estavam disponíveis."

"Provícia canadense estima a necessidade de contratação de 110 mil profissionais nos próximos anos."

domingo, 3 de abril de 2011

Dica da semana - "La grande séduction"

Esta semana meu professor de francês nos emprestou um filme, onde teríamos que assisti-lo com áudio e legenda em francês, detalhe; o francês é totalmente quebecoa.


"La grande séduction"
O filme é muito bom e divertidíssimo. Meu marido e eu rimos bastante. O francês é quebecoa, portanto para aqueles que não tem os ouvidos treinados, não tente assistir sem legendas.
Gente, vale a pena assistir!

Sinopse
"A pequena ilha de St. Marie-La-Mauderne é um local esquecido pelo tempo. Seus quase 130 habitantes vivem do seguro social pago pelo governo. 
Não há médico nem tão pouco uma fábrica.
O povoado precisa de um doutor para poder sediar uma fábrica de plásticos. Assim, eles montam um plano para tentar convercer o Dr. Cristopher a se mudar definitivamente para o local."

Título original:
(La Grande Sedución)
Duração:109 minutos
Gênero:
Drama e comédia
Direção:
Jean-François Pouliot
Ano: 2003 
País de origem: Canadá

Trailers
 
Espero que gostem e vamos treinando o francês! 

Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac